CIDADE POR ELAS

por Richard Ritter – @richardritteroficial


SANTA CATARINA – O ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora conta com a vertical estratégica “Cidade Mulher”, voltada às mulheres que atuam no universo da política e do serviço público. Uma das soluções estratégicas é o “Cidade por Elas”, uma realização do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, exclusiva para os municípios participantes deste ciclo do Programa.
Podem participar prefeitas, vice-prefeitas, secretárias municipais, primeiras-damas e mulheres em cargos de liderança em conselhos, órgãos públicos e autarquias municipais. A participação na trilha de capacitação é gratuita e os encontros serão ministrados 100% on-line, via Zoom.
As inscritas participarão de um cronograma de oficinas e painéis pensados para o desenvolvimento de lideranças públicas e políticas femininas, com foco no fortalecimento de habilidades e competências. Serão sete encontros, sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h30, com início no dia 27 de outubro e término no dia 8 de dezembro.
Serão abordadas temáticas como Liderança de Impacto, Comunicação Assertiva, Autoconsciência e autogestão, Diversidade e Inovação, Empreendedorismo feminino como alavanca de desenvolvimento econômico e Construção de Autoridade na Gestão Pública.
De acordo com a gestora do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, Marina Barbieri, essa parceria com o Programa Cidade Empreendedora é importante para incentivar e valorizar cada vez mais a liderança feminina também no setor público. “Essa é uma parceria inédita em que vamos usar toda a experiência que temos com o Sebrae Delas para estimular e capacitar as mulheres que estão na liderança pública. É fundamental valorizar a participação feminina em todos os cargos de liderança, seja no empreendedorismo ou no setor público. Estamos animadas com essa parceria e acreditamos que será de muito crescimento para todas”, comenta Marina.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal de Três Barras, Samira Mussi, que também é arquiteta e uma das pré-inscritas no Programa, já possui afinidade com o empreendedorismo e com cursos do Sebrae/SC.
“Eu tenho um escritório de arquitetura e tenho grande afinidade com o tema. Estou com boas expectativas para o início do Programa Cidade por Elas, e a partir de agora, aprimorar também meu conhecimento em liderança pública. Às vezes não conseguimos analisar as coisas de maneira ampla, e o objetivo da minha participação no programa é sair com outra visão e aprender a pensar fora da caixa”, afirma.

Foto: Reprodução