A IMPORTÂNCIA DA APICULTURA CATARINENSE

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial


SANTA CATARINA – O deputado Moacir Soplesa (MDB), foi eleito presidente da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Sopelsa defendeu investimentos governamentais para dar continuidade ao desenvolvimento da produção. “Como qualquer cultura do agronegócio, a apicultura precisa de sustentação e segurança para manter a qualidade e aumentar a renda no campo. Quando estive no comando da Secretaria de Estado da Agricultura apoiamos os produtores, agora na presidência da Frente Parlamentar vamos seguir o trabalho”.
Em fevereiro, o comando fica com o deputado Valdir Cobalchini (MDB) e o vice-presidente será o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Idealizada para incrementar as políticas públicas que fizeram de Santa Catarina um grande produtor e exportador de mel, a instalação da Frente Parlamentar contou com a presença do presidente da Federação das Associações de Apicultura e Meliponicultura de SC (Faasc), Ivanir Cella, dirigentes e apicultores de diversas regiões do Estado.

DESTAQUE INTERNACIONAL

O Censo Agropecuário de 2017 apontou 17 mil famílias produzindo mel com ou sem ferrão em Santa Catarina, em mais de 300 mil colmeias, numa produtividade de 68 kg por km2, enquanto a média nacional não passa de 4,8 kg. “Em cinco anos o Brasil será um dos maiores produtores e exportadores mundiais de mel. SC é referência nacional na qualidade e na assistência técnica”, revelou Ivanir Cella.

Foto: Divulgação