KATUMI APRESENTA BALANÇO DE ATIVIDADES DO ANO
por Richard Ritter – @richardritteroficial
FLORIANÓPOLIS – O vereador Roberto Katumi Oda (PSD) apresentou um balanço das atividades legislativas realizadas em 2021.
Entre as ações expostas durante a reunião, está a discussão da Regularização Fundiária Urbana (REURB) na capital. “A REURB vem sendo tratada por uma comissão [parlamentar especial].
Realmente ela está clareando muitas coisas mas, na praticidade, eu acho que vou cobrar uma resolução maior, porque o povo tem uma expectativa muito grande e nós não conseguimos ainda engatar a primeira e dar uma resposta à sociedade”, disse o presidente da Câmara. Ele destaca que haverá uma reunião com a comissão para se ter um quadro real da situação da REURB e poder apresentá-lo à população.
Para o presidente Roberto Katumi Oda, o tema deve ser tratado com ampla transparência e tranquilidade, e não como partidário ou com ideologia. “Nós temos que tratar desse tema como cidade; o que fazer para a nossa cidade, como planejar a nossa cidade para os próximos dez anos”, disse o parlamentar.
A reunião serviu ainda para falar sobre o projeto de reposição salarial dos funcionários públicos municipais, que deve ser votado na próxima semana, além do projeto que trata sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022. De acordo com o presidente da CMF, a LOA é a matéria principal que a Câmara Municipal vai delegar o que será feito na cidade de Florianópolis no próximo ano.
Também foi abordada na reunião a realização do concurso público, adiado por causa da pandemia. “A Câmara Municipal era para ter apresentado esse ano, mas com a pandemia e entraves jurídicos, vamos fazer ano que vem um grande concurso público para adequar os funcionários da Casa, que já têm uma carência na parte técnica”, disse o vereador presidente.
Assunto de bastante discussão em reuniões da Câmara, a instalação do Restaurante Popular em Florianópolis deve sair do papel também no próximo ano. Recentemente o presidente Roberto Katumi, junto ao prefeito Gean Loureiro (DEM), esteve em Brasília para tratar sobre o tema. “Solicitamos a colocação na pauta da reunião de hoje do conselho que delibera sobre os patrimônios públicos federais de cessão de uso, e acredito que a expectativa é muito grande, e provavelmente ano que vem Florianópolis vai ter o primeiro restaurante popular da história da nossa capital”, afirmou.
Por fim, com o fim do ano parlamentar, o presidente da CMF destacou a devolução por parte da Câmara de cerca de R$ 10 milhões aos cofres da prefeitura.
Foto: Divulgação