Entrevista | ANDRÉ ESPEZIM

por Richard Ritter – @richardritteroficial


A política mudou, consegue acompanhar quem se preparou, quem se atualizou e principalmente o gestor público que arregaça as mangas e mete as mãos na massa, é caso do gestor público André Espezim, preparado para um futuro amplo e dedicado à população catarinense Espezim em entrevista exclusiva para o Portal Hora Política destaca ainda mais o exemplo redondo de uma gestão pública moderna e eficaz.

Richard Ritter: Por que decidiu concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados? A falta de representatividade do Vale do Itajaí no Congresso Nacional pesou na decisão?

André Espezim: O desafio foi lançado pelo Prefeito Mário Hildebrandt, justamente porque não somente Blumenau, mas todo o nosso Vale não tem representantes na Câmara dos Deputados.

Ritter: Essa é a primeira vez que você concorre a um cargo eletivo. A sua atuação sempre foi no executivo, em cargos administrativos e, depois, como secretário de Comunicação da Prefeitura de Blumenau e, também, como secretário adjunto de Infraestrutura do Estado. Como está sendo esta experiência?

Espezim: Sim, é a primeira vez que meu nome estará à disposição em um processo eleitoral. É muito interessante, novo e gratificante. Quando você está dentro de uma sala e recebe as demandas da população é diferente de estar na rua, olhar nos olhos das pessoas, ouvi-las, perceber as angústias, as necessidades. É emocionante e nos motiva a buscar soluções. Conhecer de perto essa necessidade nos impulsiona a trabalhar, a buscar soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Ritter: Você conta com o forte apoio do prefeito Mário Hildebrandt, de Blumenau, em sua pré-campanha e, também, já disse que pretende ser ponte entre Blumenau, o Vale e Brasília. Já pensou em como fazer isso?

Espezim: Sim e acredito que essa parte será a mais fácil, porque conheço o prefeito Mário há muitos anos, conheço as necessidades de Blumenau e de todo o Vale. O que não falta são demandas, ideias e metas. Além disso, um forte grupo de deputados estaduais vai ajudar ainda mais. Juntos poderemos pensar e buscar as soluções para a nossa gente.

Ritter: O prefeito Mário Hildebrandt tem sido um grande entusiasta e apoiador do Plano 1000 do governo do Estado. Como você vê a questão de ter um bom relacionamento com o poder central, tanto em nível estadual quanto federal?

Espezim: Como disse anteriormente, somente um grupo forte pode conseguir as soluções. Para isso, precisamos pensar sempre nas pessoas e o prefeito Mário sempre fala isso. “Se trabalharmos para as pessoas, com foco no que elas precisam, tudo flui.” O bom relacionamento em todas as esferas é imprescindível para alcançarmos os resultados esperados.

Ritter: Quais são as prioridades da região, as principais demandas que você pretende trabalhar em Brasília? Certamente, estará na sua pauta a questão da BR-470. Fale um pouco sobre quais as demandas de infraestrutura na região de Blumenau?

Espezim: A BR 470 não atende somente Blumenau; é uma rodovia importantíssima para todo o Vale e, também, para o litoral. Por ali escoam mercadorias que abastecem dezenas de cidades. Santa Catarina está cansada de esperar por essa duplicação por anos e anos. Está na hora de resolver definitivamente esta questão. Além disso, Blumenau ainda caminha lentamente na questão do aeroporto Quero-quero e da federalização da Furb. São questões esperadas por todos os moradores do Vale, porque atendem à necessidade de todos.

Ritter: Uma de suas bandeiras de campanha é a questão das micro e pequenas empresas. De que forma pretende, se eleito, trabalhar em favor do setor? Quais são as principais necessidades dos pequenos empreendedores?

Espezim: Os MEIs movimentam a economia de todo o nosso Estado e, após a pandemia, surgiram ainda mais. Para todo lugar onde olhamos há um microempresário fazendo bolo e doces para festas, consertando celulares, abrindo uma mercearia, manicures, cabeleireiros, instaladores de ar-condicionado e por aí vai. Mas, essas pessoas precisam de incentivo e de fôlego para manterem seus negócios e para isso, estou disposto a representá-las em Brasília. Quero articular, por exemplo, pela aprovação do PLP 108/2021. O texto altera a Lei Complementar nº 123, de dezembro de 2006, para permitir que o Microempreendedor Individual (MEI) tenha receita bruta anual igual ou inferior a R$ 130 mil, bem como possibilitar que o MEI contrate até dois empregados.

Ritter: Blumenau é uma cidade que se destaca na área da inovação e da tecnologia. O programa Entra21 foi muito importante na formação de mão de obra qualificada para o setor. Você acredita que esse exemplo pode ser replicado em outros municípios da região?

Espezim: O Entra 21 é um programa fantástico. Este é o futuro. A demanda das empresas na contratação de profissionais qualificados nesta área é enorme. Supernecessário replicarmos o programa em toda Santa Catarina. O futuro está de pé em nossa porta, não há mais como esperar. A velocidade com que a tecnologia avança é enorme e para isso precisamos formar nossos jovens e adultos.

Ritter: Voltando à questão política, você pode dizer quais candidaturas irá apoiar para a Assembleia Legislativa?

Espezim: Tudo vai depender do perfil e do histórico do candidato. Mas, todos aqueles que são a favor de Santa Catarina, a favor da democracia, a favor da família terão o meu apoio para a Assembleia Legislativa. Claro que os candidatos alinhados a nossa ideologia, ao prefeito Mário, independentemente de partido, contarão com meu trabalho.