Incentivo ao voto do idoso…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Brasil – Os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram o crescimento do interesse das pessoas com mais de 70 anos em votar, mesmo que o comparecimento às urnas não seja obrigatório para elas.
Em 2018, pouco mais de 12 milhões de eleitores estavam nessa faixa etária. Para as eleições gerais deste ano, 14,8 milhões de pessoas maiores de 70 podem ir às sessões no dia 2 de outubro.
Todo cidadão, independentemente da idade, tem o desejo de participar das principais decisões do País. Essa participação dos maiores de 70 anos é importante para o fortalecimento da democracia e o país só tem a ganhar.


TOPÁZIO RETORNA

Florianópolis – Licença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), que retornou ao cargo na quinta-feira (18), deve trazer bons frutos para a capital.
Topázio Neto reassumiu na quinta-feira (18) o cargo de prefeito municipal de Florianópolis. Desde o dia 9 de agosto, o vereador Roberto Katumi, presidente da Câmara de Vereadores, estava em exercício.
Durante a licença, Topázio cumpriu agendas de interesse da Prefeitura. Nesta terça e quarta-feira esteve em Brasília com o chefe de gabinete, Fábio Botelho. Ambos estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional para conversar sobre parcerias e linhas disponíveis para habitação popular e na Caixa Econômica Federal, com a vice-presidente de Assuntos de Governo para tratar do mesmo tema, mais especificamente sobre os projetos piloto de aluguel social que o prefeito tem intenção de implantar em Florianópolis.
A agenda na Capital Federal incluiu uma reunião na SPU – Secretaria de Patrimônio da União sobre gestão da orla e um entreposto de pescado na Associação do João Paulo, reivindicação antiga dos pescadores.
Topázio esteve também com o diretor executivo da Polícia Rodoviária Federal para reforçar parcerias em uso compartilhado de tecnologias e tratar de parcerias para capacitação e formação da Guarda Municipal de Florianópolis e de uma nova unidade da Universidade Corporativa de PRF no município, tendo em vista a grande demanda por qualificação.
Na quarta, o prefeito esteve no BNDES, com a equipe do escritório de projetos, avaliando possibilidades de PPP (parcerias público-privadas) na área de iluminação pública – tema que terá continuidade em Florianópolis com técnicos do BNDES. Por fim, o prefeito licenciado participou com o secretário municipal de Educação, Maurício Pereira, de um evento de secretários de educação de todo o Brasil, com mais de 3 mil participantes.
Na semana anterior, Topázio havia estado no Uruguai com o secretário de Educação, Maurício Pereira, para conhecer a experiência bem-sucedida do ensino de tecnologia na rede pública. A viagem fez parte da missão do BID – o Banco Interamericano de Desenvolvimento irá financiar um grande projeto de educação aqui em Florianópolis.


GELSON SORGATTO É EXEMPLO

Xaxim – O candidato a deputado federal Leandro Sorgatto (MDB) fará o lançamento da candidatura no município onde nasceu, em Xaxim, neste sábado (20) a partir das 11 horas, no Pavilhão Comunitário do bairro Frei Bruno. A data tem um simbolismo importante. É o aniversário de Gelson Sorgatto (MDB), pai de Leandro, que já foi prefeito e duas vezes vice-prefeito de Xaxim, deputado estadual por três mandatos e secretário de Estado, o que inspirou o filho a ingressar na política.
Aos 46 anos, Sorgatto, decidiu levar sua experiência de empresário e gestor para a área pública – Reitor da Uceff e fundador da Lassberg – e ser candidato pela primeira vez. O envolvimento na vida comunitária, somado a encontros realizados em cerca de 200 municípios de todo estado para ouvir as pessoas nos últimos meses, o colocam, segundo lideranças dos municípios que têm visitado, como uma voz importante na defesa dos interesses de Santa Catarina.


GEAN E ERON NO ROTEIRO

Santa Cataria – Finalizando a primeira semana de campanha oficial ao Governo do Estado, o candidato Gean Loureiro (UB), acompanhado de seu vice, Eron Giordani (PSD), e do candidato ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), estará cumprindo agenda de compromissos e visitas em cidades do Oeste, Vale e da Serra neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto.


2.042.817 NOVOS ELEITORES

Brasil – Entre janeiro e abril deste ano, o País ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47% em relação às eleições de 2018 e de 57% em relação a 2014. O crescimento é creditado às ações da Justiça Eleitoral, que, entre 14 e 18 de março, por meio do TSE e dos 27 tribunais regionais eleitorais, promoveu a Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa criada em 2015.
Em março, 522.471 jovens haviam tirado o título de eleitor. Em abril, o número quase duplicou: 991.415 jovens entraram com o pedido. Com uma novidade. Uma resolução do TSE permitiu que eleitores com 15 anos tirassem o título, mas com poder de voto apenas se completassem 16 anos até o primeiro turno das eleições.


39 SENADORES SÃO CANDIDATOS

Brasil – Foi dada a largada. Oficialmente a campanha eleitoral começou nesta terça-feira (16), após o registro de todas as candidaturas junto aos tribunais regionais eleitorais. E de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados, 39 dos 81 senadores estão na disputa. Desse total, 14 (35,9%) tentam se reeleger ao cargo, enquanto 16 (41,03%) são candidatos ao governo em seus estados. Outros, buscam a preferência do eleitorado para presidente da República, vice-presidente, vice-governador, deputado federal ou se colocam na suplência de alguma candidatura ao próprio Senado.
Nestas eleições, um terço do Senado será renovado — 27 senadores ou senadoras ao todo, um por unidade da Federação para um mandato de oito anos. Do total, 14 buscam a reeleição, sendo que dois eram suplentes quando eleitos em 2014 e assumiram o cargo após a saída ou afastamento do titular. O número de 14 senadores tentando a reeleição é maior do que o registrado na última eleição para a renovação de um terço da Casa, em 2014, quando 10 parlamentares tentaram se reeleger.
Outros 16 senadores tentam trocar o Legislativo pelo executivo estadual. No entanto, dessa soma, apenas um candidato ao governo de Alagoas encerra o mandato de senador em janeiro de 2023. Todos os outros, caso não sejam eleitos, seguirão na Casa até 2027. Aliás, alguns estados vão protagonizar disputas ao governo entre senadores. É o caso de Alagoas, Distrito Federal, Santa Catarina e Sergipe.
Para três senadoras, o objetivo é atravessar a Esplanada e despachar no Palácio do Planalto: lançaram candidaturas a presidente e vice-presidente da República. Enquanto isso, três senadores entraram na corrida eleitoral para assumir uma das 513 vagas de deputado federal. Há ainda dois senadores que se colocaram como suplentes nas disputas ao Senado. Em fim de mandato, há também os que preferiram não disputar nenhum cargo nessas eleições.


OKTOBERFEST CHEGANDO

Blumenau – Outubro está cada vez mais próximo e a alegria de viver mais uma Oktoberfest só aumenta. Depois de dois anos sem o evento, neste ano, a festa volta trazendo novidades e novos patrocinadores, entre eles a Altenburg. A empresa blumenauense, que completa 100 anos de história, é uma das marcas mais importantes do setor têxtil, líder no segmento de travesseiros e estará pela primeira vez patrocinando a maior festa alemã das Américas.
Além da Altenburg, outras marcas blumenauenses estão patrocinando a Oktoberfest, como a Hering e a Hemmer.


PLENÁRIO APROVOU

Santa Catarina – O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou, na tarde de quarta-feira (17), sete proposições de origem parlamentar, além de admitir a tramitação de uma medida provisória (MP) sobre o Programa Recomeça SC. Os projetos de lei (PLs) seguem para análise do governador.
Das matérias aprovadas, duas estão relacionadas à segurança pública. O PL 66/2021, do deputado João Amin (PP), trata da criação da Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos, para coibir e investigar a prática destes crimes.
Conforme o texto aprovado, o Poder Executivo poderá instituir essa delegacia a partir das estruturas físicas já existentes. O autor afirmou que o objetivo é tornar mais efetiva a investigação dos maus-tratos aos pets e a aplicação das penas aos criminosos.
Já o PL 46/2022, do deputado José Milton Scheffer (PP) institui política estadual para prevenção e combate a furtos e roubos de cabos, fios metálicos, fibras ópticas, geradores, baterias, transformadores, equipamentos de transmissão e placas metálicas.
O Plenário admitiu a tramitação da MP 254/2022, editada em maio pelo Executivo, que amplia o rol de empresas que podem ser beneficiadas com a linha de crédito do Programa Recomeça SC, voltado para a recuperação de empreendimentos afetados por desastres naturais.
Conforme o texto, empresas sediadas em municípios em situação de emergência também poderão acessar a linha de crédito com juros subsidiados pelo governo estadual. Inicialmente, apenas municípios em situação de calamidade pública eram atendidos pelo programa.
A MP 254/2022 retorna para as comissões permanentes para a elaboração do projeto de conversão em lei.


PAULINHA VAI

Balneário Camboriú – É hoje, 20, às 15h, em Balneário Camboriú, o lançamento oficial da candidatura de reeleição da deputada Paulinha (Podemos) para o Parlamento catarinense.
Com a presença confirmada do Governador Carlos Moisés (Republicanos), o evento está agendado para acontecer no Music Park BC. Na quinta, dia 18, a parlamentar inaugurou o seu comitê em Bombinhas. E no dia 26, será inaugurado em Joinville.


DÁRIO É PERSISTÊNCIA

Santa Catarina – Ao ser eleito prefeito de São José e Florianópolis, permanecendo 16 anos no cargo de forma ininterrupta, Dário Berger (PSB) bateu um recorde nacional. Foi o único gestor do país nessa condição.
Agora, candidato à reeleição, se eleito ele pode bater novo recorde. Desde Lauro Müller, na década de 1920, durante a Velha República, que um senador catarinense não se reeleje.
Os últimos a tentarem reeleição, sem sucesso, foram Casildo Maldaner, em 2002, e Paulo Bauer, em 2018.
Dário tem chances reais de conquistar mais um mandato consecutivo e mais uma vez deixar sua marca na história política de Santa Catarina.


Foto: Divulgação