Hora Política acompanhou algumas reuniões de estratégia de Jair Bolsonaro…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Brasil – Com direito a ficar de pés descalço na grama jogando bola com crianças, pedir desculpas pelas palavras à chorar no foco da câmera falando sobre a facada, Jair Messias Bolsonaro (PL) simplesmente mudou, deu a maior sacada de todas até agora nas eleições de 2022, evoluiu seus programas eleitorais de TV, principalmente o seu lado “margarida”, o responsável dessa mega dose de simpatia? O marqueteiro Duda Lima, sobre a “supervisão” de Fábio Wajngarten e sob a aprovação de Flávio e Carlos Bolsonaro, fizeram o lado Jair durão derreter e virar um bom menino.
Com exclusividade a equipe do Portal Hora Política de Santa Catarina teve acesso e acompanhou algumas gravações e reuniões da equipe de estratégia do candidato a reeleição à presidência da república, Jair Bolsonaro.
Embora seja Duda Lima o marqueteiro da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL), quem aconselha, é ouvido e até avalia propagandas produzidas pelo publicitário oficial da campanha é Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação Social do governo.
O ex-Secom foi o responsável pelo treinamento de Bolsonaro para o debate da Band e para a entrevista do presidente ao Jornal Nacional, da Globo. Foi ele quem acompanhou o presidente nas viagens.
Wajngarten é dos poucos no entorno do presidente que tem a confiança de Flávio e Carlos Bolsonaro ao mesmo tempo. Os irmãos rivalizam a atenção do pai e discordam na forma e no conteúdo do discurso para a reeleição.
Wajngarten e Bolsonaro se conheceram em 2016. Em 2018, ele ajudou na campanha que o conduziu à Presidência da República. Ocupou a Secom, mas deixou o cargo após disputas com o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Duda Lima, o homem de confiança de Valdemar Costa Neto, é um vislumbre da divisão interna da campanha, porém é quem está garantindo aumentar o percentual de votos de Jair Bolsonaro para vencer Lula (PT).


FUX DESTACA FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA

Brasília – Ao ser homenageado pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, afirmou que a democracia brasileira está fortalecida e que a Constituição permanece como certeza do povo. A declaração ocorreu durante a sessão solene na qual ele recebeu a Ordem do Congresso Nacional. A honraria, destinada a pessoas e instituições dignas do reconhecimento do Poder Legislativo, foi concedida pelo período em que Fux esteve na presidência do STF, entre setembro de 2020 e setembro de 2022.
Para o ministro, nas últimas semanas o Brasil tem vivido um processo eleitoral “absolutamente estável e operacionalizado dentro das regras constitucionais”. Ele também destacou que, apesar das divergências político-partidárias naturais em qualquer sociedade plural, diminuiu o número de manifestações com palavras de ordem contra os valores democráticos.


12 PARTIDOS OU FEDERAÇÕES SUPERARAM A CLÁUSULA DE DESEMPENHO

Brasília – Dos 28 partidos e federações que concorreram nas últimas eleições, apenas 12 conseguiram alcançar a cláusula de desempenho prevista para o pleito deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: as federações PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede, bem como os partidos MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos e União. Ao atingir a cláusula, vão continuar recebendo recursos do Fundo Partidário e permanecerão com acesso a tempo de propaganda em rádio e televisão durante os próximos quatro anos.
Dos 16 partidos que não alcançaram a cláusula, segundo o TSE, sete elegeram deputados federais: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros. Os demais partidos que não atingiram a cláusula foram: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.
Esses partidos têm diversas alternativas, como se fundir, ser incorporadas ou ainda constituir federações com outros partidos que tiveram melhor desempenho nas urnas. Do contrário, não terão acesso a recursos públicos nem a tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV.


INFELIZMENTE ADVOGADOS SÃO A MAIORIA ELEITOS PARA A CÂMARA

Brasília – Infelizmente o levantamento feito indica que os advogados (104) e empresários (84) são a maioria entre os deputados eleitos neste ano na Câmara Federal, que tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023. Em seguida, vêm professores, produtores rurais, médicos e professores.
Considerando áreas de atuação, a segurança se destaca com 41 integrantes, dos quais 21 são policiais militares e 13 são delegados de polícia civis e federais. Outra área que se destaca é a religiosa, com 29 integrantes, dos quais 17 são pastores evangélicos.
Muitos eleitos declararam duas ou três profissões/ocupações, de modo que estas somam 649 –número superior ao de deputados, que é 513.
Ao registrarem suas candidaturas, 252 candidatos eleitos declararam ser “deputado”, que é a ocupação atual, mas não declararam sua profissão.


DÉCIO DIZ QUE NÃO IRÁ “ABAIXAR A CABEÇA”

Santa Catarina – O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, disse a trabalhadores e apoiadores que é preciso superar as pressões e o assédio eleitoral, e não “abaixar a cabeça” para os ataques do bolsonarismo. Segundo ele, é hora de “convencer e buscar apoio”.
“Estamos a todo momento denunciando essas situações e não vamos nos submeter a isso em nenhum momento. Temos que continuar e acreditar na virada”, afirmou Décio, que cumpriu nos últimos dias compromissos em Joinville, Norte do estado.
Nos últimos dias, os casos de assédio eleitoral em Santa Catarina têm tomado o noticiário nacional. Atualmente, são 42 denúncias registradas no estado, quarto maior número do Brasil nestas eleições, segundo o Ministério Público do Trabalho.


BANCADA DO PL UNIDA E MOBILIZADA

Santa Catarina – Coordenada pelo líder, deputado Ivan Naatz, reunião-almoço da bancada do PL, o primeiro na Alesc, após o primeiro turno das eleições estaduais, entre parlamentares reeleitos e novos eleitos demonstrou sintonia e união em torno da mobilização para a reta final do segundo turno eleitoral. Com a presença também do visitante deputado federal Daniel Freitas, nove dos 11 parlamentares que formarão a futura maior bancada da Assembleia Legislativa a partir de fevereiro do ano que vem, também houve conversas preliminares sobre a disputa da presidência da Casa. Mas a missão prioritária no momento, segundo Naatz, é concentrar esforços na eleição do senador Jorginho Mello (PL) como governador e a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) com foco na motivação dos ausentes que representaram mais de 18 % de abstenção no primeiro turno em Santa Catarina.


CONDENADOS POR MARIA DA PENHA NÃO PODERÃO OCUPAR CARGOS PÚBLICOS NA CAPITAL

Florianópolis – A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei n° 18318/2021 de autoria da vereadora Pri Fernandes (Podemos), que proíbe no município de Florianópolis, a nomeação por parte da administração pública direta e indireta de pessoas condenadas pela chamada Lei Maria da Penha que foi sancionada em 07 de agosto de 2006.
Esse projeto teve início no interior de São Paulo, na cidade de Valinhos, e é baseado na Lei Maria da Penha. “Ao não cumprirem as medidas protetivas, os agressores acabarão sendo punidos não tendo acesso ao trabalho seja no legislativo ou no executivo por 5 anos, isso será fundamental, pois vai fazer com que ele perceba que precisa ter autocontrole, caso contrário, haverá uma punição maior”, destaca a vereadora e autora do PL, Pri Fernandes.
Houve uma ampla discussão sobre o PL na tribuna da Câmara, que recebeu o apoio de muitos vereadores que destacaram a importância desta lei, que contribui ainda mais para a defesa e proteção das mulheres. “Precisamos qualificar as formas da mulher se defender e através da aprovação desse projeto de lei, terão como uma arma jurídica contra os agressores que poderá diminuir essas ações”, pontuou o vereador Renato da Farmácia (PSDB).


Foto: Divulgação