Patriotismo, é mais chique de Miami?…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Brasil – Um País da América do Sul em que comentaristas radicados em Miami se dizem baluartes do Patriotismo é, no mínimo, uma piada, senão pronta, mal acabada.
A propósito, o jornalismo é a profissão mais democrática, inclusive, no Brasil, que embora haja curso superior de jornalismo não se exige formação alguma para o seu exercício.
Mas, o que chama atenção na nova geração de pseudos âncoras, são comentaristas/jornalistas do porte de Rodrigo Constantino e Ana Paula (do vólei), ambos radicados nos Estados Unidos, falando diuturnamente da mesma pauta: patriotismo tupiniquim.
“Pero no mucho”, falar de patriotismo brasileiro via Estados Unidos cheira à piada de mau gosto, ou quiçá de patrocínio, de bons dólares.
Fato é que precisamos voltar falar de fatos, e não de factoides forçosamente envólucros numa dicotomia forçada de esquerda versus direita, com pitadas de patriotismo fajuto via terra do tio San.
Como bem pontuou Samuel Johnson: “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas”, e de Miami é “mais chique”?!


DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS

Santa Catarina – A Sessão Solene de Diplomação dos Eleitos em Santa Catarina será realizada nesta segunda (19), a partir das 17h, no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), em Florianópolis. Jorginho Mello, governador eleito recebrá seu diploma. O evento contará com transmissão ao vivo do Portal Hora Política em joint venture com a TV R e a Rádio R.


DANIEL SILVEIRA DISPAROU

Brasília – Parlamentares aliados ao presidente Jair Bolsonaro aproveitaram a sessão do Congresso Nacional para criticar a ação da Polícia Federal contra pessoas acusadas de ligação com atos antidemocráticos iniciados após a vitória de Lula nas eleições presidenciais deste ano. A ação foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que já foi condenado pelo STF após ameaçar ministros da Corte em uma transmissão pela internet, defendeu o impeachment de Alexandre de Moraes. “Pessoas que não têm a prerrogativa de foro simplesmente estão sendo obstruídas no direito de ir e vir, no direito à liberdade de expressão, agora com as contas também bloqueadas e sendo perseguidas pelo Alexandre de Moraes”, disse.


CONTORNO VIÁRIO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Santa Catarina – Enquanto o senador Esperidião Amin (PP) está apresentando o 32º relatório de acompanhamento das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o colapso e o transito intrafegável continua.
É o último relatório do ano. O cronograma para a conclusão desta obra está anunciado para dezembro de 2023, até lá a piada continua e os catarinenses pagam o pecado.


EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS E DOS CIDADÃOS CATARINENSES

Santa Catarina – Defender áreas que se relacionam diretamente com o cidadão catarinense, principalmente a infraestrutura, saúde, educação, esporte, entre outras, são as principais bandeiras defendidas pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), reeleito para seu quarto mandato nas eleições de outubro deste ano, com 67.065 votos. “Como deputado de cidade pequena e parlamentar de cidade pequena não tem como abraçar uma única bandeira no seu mandato, nós vamos dar atenção a todas as áreas importantes para o desenvolvimento de Santa Catarina.”
Ele avaliou que um dos principais fatores para sua votação foi o trabalho presente nos municípios catarinenses. “Apesar de dar atenção a todas as áreas importantes, temos algumas prioridades da quais citamos a infraestrutura, uma das primeiras, a saúde, que é uma das áreas que teremos que dar atenção toda especial porque ainda há uma fila enorme aguardando cirurgias eletivas no estado, educação, esporte, agricultura, todas essas áreas fazem parte da nossa plataforma de trabalho.”
Mauro disse ainda que o municipalismo faz parte do seu mandato e que pelo fato de ter sido prefeito de uma cidade pequena, no Oeste, tem forte relação em desenvolver ações no Parlamento que ajudem os municípios, que gerem oportunidades para os catarinenses. Em relação aos novos governos estadual e federal, o parlamentar afirma que as expectativas são boas, por eles estarem chegando respaldados pelos votos dos cidadãos. “A gente percebe que dentro da política não é necessário reinventar a roda, mas sim encontrar as melhores alternativas para que as plataformas que encaminhou a vitória deles nas eleições possam ser cumpridas, que são os planos de governo.”


HOSPITAL TEREZINHA GAIO BASSO

São Miguel do Oeste – O Extremo Oeste terá mais especialidades em saúde, o deputado Mauro de Nadal (MDB) juntamente com o governado do estado Carlos Moisés (Republicanos) assinaram o termo aditivo para o repasse de recursos para a contratação do projeto arquitetônico de ampliação do Hospital Terezinha Gaio Basso.
Mauro e Moisés focam no trabalho em busca de recursos para que a obra seja executada o mais breve possível.


O PERDÃO DE LULA

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teriam aproveitado a cerimônia de diplomação e conversado sobre um episódio ocorrido em 2019. Toffoli teria pedido desculpas a Lula por vetar ida dele ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva, o ‘Vavá’.
Conforme a apuração, o ministro disse: “O senhor tinha direito de ir ao velório me sinto mal com aquela decisão, e queria dormir nesta noite com o seu perdão”.


A VISITA DE ALCKMIN

O vice presidente eleito Geraldo Alckmin (PSDB), visitou o ex-presidente José Sarney e debateram questões do país. Conversaram e lembraram do ex-presidente Ulysses Guimarães e tantos outros, Ulysses foi um dos maiores responsáveis pela transição democrática que culminou na nossa Constituição de 1988. Alckmin afirmou que Sarney com 92 anos de idade tem uma memória invejável, “o ex-presidente é sempre merecedor de homenagens”.


UM CANALHA CHAMADO CABRAL

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral teve a prisão revogada e foi solto.
Ele foi preso em 2016, na época, acusado de comandar um enorme esquema criminoso que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras.
O placar no STF, que estava empatado em 2 a 2, foi decidido pelo ministro Gilmar Mendes, que votou a favor da liberdade do ex-governador fluminense.
Votaram pela soltura Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Gilmar Mendes. Votaram pela continuidade da prisão Edson Fachin e Kassio Nunes Marques. Com isso, Sérgio Cabral poderá comemorar o Natal e o Ano Novo em casa.
Ele já foi condenado em 23 ações penais, com penas que chegam a 425 anos de prisão. Mas decisões recentes do STF podem fazer com que algumas dessas condenações sejam modificadas ou anuladas.


Foto: Divulgação