Escola do Legislativo da Capital…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Florianópolis – A vereadora Manu Vieira (NOVO) é a nova presidente da Escola de Gestão e Eficiência Legislativa da Câmara Municipal de Florianópolis. A escola tem por objetivo a qualificação profissional dos servidores do legislativo municipal, mas segundo a nova presidente, um dos objetivos é realizar atividades que aproximem a população da rotina do legislativo, através de serviços mais eficientes para a sociedade.
“A ideia é que a Escola de Gestão e Eficiência Legislativa seja um canal de qualificação que traga inovação para os serviços do legislativo, otimizando tempo e recursos da câmara, para então beneficiar a população, sem novos custos para o pagador de impostos,” destaca a vereadora.
ELEIÇÃO 2023-2024 FECAM
Santa Catarina – Na manhã desta segunda-feira (23) a Comissão Eleitoral da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) reuniu-se virtualmente para analisar os registros das chapas que se inscreveram na última sexta-feira (20) para concorrer à eleição de 2023-2024 da instituição. De acordo com análise, as duas chapas não foram homologadas.
A chapa liderada pela prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes, não foi homologada já que na sua composição o município de São João do Itaperiú, comandado pelo prefeito Clézio José Fortunato, “não estava quite com suas obrigações estatutárias com a FECAM em 31/12/2022”, conforme declaração do setor financeiro da entidade. O prefeito estava inscrito para compor o conselho fiscal.
Já a chapa do prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa, não foi homologada porque o prefeito Evandro Frigo, de Urupema, encaminhou e-mail para a FECAM comunicando que “não compõe a chapa apresentada a registro”. Seu nome constava como 2º secretário.
A Comissão Eleitoral, então, autoriza a eventual formação de chapa de consenso, que deverá conter exclusivamente nomes dentre aqueles já indicados à candidatura. A nova composição, se for do interesse de ambas as chapas, deve ser apresentada até às 12h do dia 24 de janeiro.
GOLPE DE ESTADO
Brasília – A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncias contra 39 pessoas que participaram dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Presos dentro do Senado, os invasores são denunciados por uma lista de cinco crimes — entre eles, golpe de Estado. A representação com os nomes das pessoas presas e identificadas pela Polícia Legislativa do Senado foi entregue pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, ao procurador-geral da República, Augusto Aras, na semana passada.
Os denunciados fazem parte de grupos que não aceitam a decisão da maioria dos eleitores brasileiros, que, em 2022, elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Brasil. Os 39 citados nos documentos participaram dos atos de depredação e vandalismo — que, além do Senado, atingiram a Câmara dos Deputados, o STF e o Palácio do Planalto. De acordo com o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que assinou as denúncias, eles se associaram, de forma armada, com o objetivo de praticar crimes contra o estado democrático de direito.
LUGAR DE ADVOGADO(A) PILANTRA É DENTRO CADEIA
Brasil – Parabéns para a Polícia Federal, que cumpriu a determinação de um mandado de busca e apreensão no escritório de advocacia do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no Edifício Via Esplanada, localizado no Setor de Autarquia Sul (Saus), em Brasília.
Os agentes da Polícia Federal entraram no local no início da tarde de sexta-feira (20) para cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.
Além do escritório, a casa de Ibaneis também passou por busca e apreensão. Alguns advogados classificaram a operação como um “atentado à estabilidade democrática”, e “falta de consideração e respeito aos direitos dos advogados”.
Parabéns para a Polícia Federal que não só cumpriu o que determina a lei como mostrou que advogado sem vergonha merece estar preso dentro da cadeia, essa palhaçada que advogado é “intocável” acabou, estamos no ano de 2023, e isso deve servir para todos os advogados picaretas espalhados pelo Brasil, advogado não é autoridade e merece ser tratado como todas as outras profissões. Por tanto cabe os bons advogados denunciarem na OAB os maus advogados, cabe a OAB parar com esse corporativismo descarado e punir com peso os canalhas da advocacia e, que não são poucos, no interior de Santa Catarina na cidade de Chapecó tem vários, principalmente a máfia age em família, um exemplo mãe, filho e sobrinha que agora é oficiala de justiça, famosos pelas pilantragens na cidade.
VISITA
Santa Catarina – O novo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, visitou a Assembleia Legislativa. Ele foi recebido pelo presidente do Parlamento, deputado Moacir Sopelsa (MDB), na sala da Presidência, que foi agraciado com a moeda “Challenge Coins”, uma prática entre militares que tradicionalmente simbolizam respeito e reconhecimento mútuo.
“A Polícia Militar é uma parceira que carrego sempre com muito respeito, porque as pessoas que dão segurança são sempre chamadas nos momentos mais difíceis, e a Polícia Militar de Santa Catarina tem dado exemplo de atender e olhar para os cidadãos. Recebemos pessoas de outros estados, que vem morar em Santa Catarina porque confiam na segurança. Nos colocamos à disposição e ele a nós, e é assim que temos que trabalhar, os Poderes são independentes, mas precisam ser harmônicos, procurei fazer assim em toda minha história como deputado estadual”, destacou Sopelsa.
O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que nasceu na região da Serra catarinense e ascendeu ao posto de coronal da PMSC em 2019, iniciou a carreira militar em 1988 e concluiu o curso de formação de oficiais em 1992, quando foi declarado aspirante a oficial. “A moeda Challenge Coins é uma tradição da Polícia Militar que entregamos a pessoas que muito admiramos e respeitamos. O deputado Moacir Sopelsa tem um histórico de cidadão catarinense e político que muito nos honra, é um amigo desde o tempo de Concórdia. Então, onde o presidente estiver e encontrar uma farda vai encontrar um amigo”.
ASSISTENTE SOCIAL ALICE KUERTEN
Santa Catarina – A assistente social Alice Thümmel Kuerten foi empossada como secretária de Estado da Ação Social, Mulher e Família pelo governador Jorginho Mello (PL). A posse aconteceu nesta segunda-feira, 23.
Alice é uma das fundadoras do Instituto Guga Kuerten, entidade sem fins lucrativos dedicada a atuar com projetos esportivos e sociais para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais. A assistente social já foi voluntária em 13 instituições, ajudou a fundar o IGK, que promove oficinas esportivas e atividades educacionais para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais e acumula anos de experiência em causas sociais.
“Alice tem experiência, sensibilidade e capacidade de sobra pra missão. Terá a importante responsabilidade de ajudar quem mais precisa. Juntos vamos fazer um grande governo voltado para as pessoas”, destacou o governador eleito Jorginho Mello.
COMANDO-GERAL DA PMSC
Santa Catarina – O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) conheceu na noite desta sexta-feira, 20, as instalações do edifício histórico do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, sediado em Florianópolis. Jorginho Mello foi recebido pelo comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
No Salão Nobre, o governador foi apresentado aos oficiais que trabalham na sede do comando-geral. Outro local visitado por Jorginho Mello foi a Sala de Situação, onde são acompanhadas, em tempo real, as ocorrências de cada cidade e região. No local que o comandante-geral da PMSC explicou como está a execução da Operação Veraneio, desde o planejamento, monitoramento, até as ações que são colocadas em prática em todo o Estado.
Foto: Divulgação