Emocionado, Jorginho Mello realiza seu sonho e o sonho de milhares de catarinenses…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Jorginho Mello (PL) quebrou uma barreira histórica que nenhum governador do estado de Santa Catarina havia conseguindo ainda, projetar, investir e executar na educação catarinense benefícios sem parar de investir e executar a infraestrutura do Estado. Mello sancionou duas leis que criam programas de assistência financeira para o Ensino Superior: o Universidade Gratuita e o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). O objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior, gerando mais desenvolvimento em todas as regiões do Estado.
Uma das principais promessas de campanha do Governador, o Universidade Gratuita irá oferecer mais de 70 mil vagas gratuitas nas universidades comunitárias até 2026, mais de 28 mil somente no segundo semestre de 2023, com um investimento de R$ 217 milhões. Em 2026, serão cerca de 1,2 bilhão de investimentos.
“Não estamos falando aqui só de educação superior, que já seria uma grande conquista. Nós estamos elevando a régua da Educação, da formação profissional, do mercado de trabalho. E, considerando as contrapartidas, os reflexos se estendem a todo ensino nas nossas escolas. E isso sem falar nas universidades particulares e na devolução em forma de serviços à sociedade. É uma ação que só tem reflexos positivos e vai tornar Santa Catarina case nacional em ensino”, disse Jorginho Mello emocionado.


ALESC MOSTRA A FORÇA

Santa Catarina – A força da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a união de todos os deputados e deputadas para ajudar os catarinenses, Alesc liderada pelo presidente Mauro de Nadal (MDB) merece os parabéns por ter se engajado junto nesse projeto que beneficiará milhares de pessoas que tem o sonho de estudar e concluir uma graduação. Baita exemplo de união política, quem ganha é o estado de Santa Catarina.


PROGRAMA MINHA PRIMEIRA EMPRESA

Brasília – A Comissão de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, dia 1º, o relatório do deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL/SC) que cria o Programa Minha Primeira Empresa – PROMPE.
Além de oferecer uma linha de crédito especial aos interessados em abrir o seu primeiro negócio, o diferencial do programa será a exigência de capacitação por meio de cursos, orientação e consultoria. Ou seja, o financiamento só é concedido se as etapas de formação forem concluídas.
“O brasileiro, por natureza, é empreendedor. Só que nós temos um índice muito alto de morte precoce das empresas, geralmente até os dois anos de vida. Isso pode ser superado com orientação e incentivo adequados pra quem está começando”, avaliou Goetten.
O programa tem foco em universitários, recém-formados, autônomos e participantes de programas sociais. Os interessados devem se enquadrar na categoria Microempreendor Individual (MEI) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). O valor financiado será de até R$ 150 mil.


ADELIANA OU DÁRIO EM SÃO JOSÉ?

São José – Apagado do cenário político e extremamente queimado, o atual prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD) mostra ainda mais seu desespero, em discursos e eventos politiqueiros custeados com o dinheiro do contribuinte em nome da prefeitura de São José o prefeito tenta a autopromoção, melhorar e evoluir como pessoa é uma virtude que Orvino não conhece ainda, afastando munícipes pela falta de modéstia e humildade em reconhecer seus próprios erros.
Favoritos para a próxima eleição municipal, tanto Dário Berger pelo MDB quanto Adeliana Dal Pont pelo Progressistas confirmam uma pegada forte no município não dando chance nem mesmo para Bruno Souza do partido Novo. A opinião de quem vota em São José se divide em apoio fiel pela humildade e honestidade de Adeliana e o compromisso de Dário.


SEMINÁRIO ESTADUAL DE LEGISLADORES

Santa Catarina – O protagonismo do legislativo municipal está sendo celebrado no Parlamento catarinense, que é o palco oficial da comemoração dos 50 anos da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Durante três dias, mais de 300 vereadores catarinenses se reúnem no Seminário Estadual de Legisladores, oficialmente aberto com uma solenidade prestigiada, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (02) no Auditório Antonieta de Barros, na sede da Assembleia.


Foto destaque: Eduardo Valente/SECOM