Jorginho e Carmen levam a sério a saúde dos catarinenses…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, levam a sério a saúde dos catarinenses. A dupla assumiu um desafio gigante, cuidar da saúde dos catarinenses e ao mesmo tempo administrar hospitais e centros de saúde praticamente sucateados. Jorginho Mello é o primeiro governador na história do estado de Santa Catarina a assumir esse desafio em full time, sem amarras, sem enrolações, Mello está fazendo acontecer, com investimentos em equipamentos, profissionais e estrutura para demandas, no dia 14, apresentaram a evolução do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas em Santa Catarina. Foram apresentados os principais números em comparação aos dados demonstrados no lançamento do Programa em fevereiro, que incluíram a fila de espera por cirurgias eletivas, bem como a priorização do atendimento aos pacientes oncológicos.
Para o governador Jorginho Mello, este é um dos principais movimentos do governo em direção à priorização da saúde. Nos números globais de cirurgias eletivas, que contam também com os pacientes que deram entrada na fila após o dia 30 de janeiro, foram realizadas 73.716 em 2023.
“Se é um alívio pra nós divulgar esses números, imagine para quem saiu da espera, do sofrimento, e foi atendido. Temos esse grande desafio e seguimos trabalhando para que a população fique o menor tempo possível numa fila por atendimento, principalmente, cirúrgico. Só não atendemos mais gente porque alguns pacientes não foram localizados para realizar a consulta que antecede a cirurgia ou não apareceram na data marcada. Por isso a importância de ter seu cadastro sempre atualizado. Além disso, avançamos com as cirurgias eletivas e com ampliação de leitos de UTI pediátricos”, informou o governador Jorginho Mello.
MICHEL TEMER CIDADÃO CATARINENSE
Santa Catarina – O ex-presidente Michel Temer (MDB) recebeu, em sessão solene na tarde da quinta-feira (17), o Título de Cidadão Catarinense. A honraria, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, foi concedida por meio de lei estadual sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) durante a solenidade.
“Esse título aumenta a minha responsabilidade como brasileiro, dado por um estado que tem uma significação extraordinária no cenário nacional”, afirmou Temer, em discurso durante a sessão solene. “Espero honrar esse título. Se eu puder muito modestamente praticar algum ato que ajude Santa Catarina, ficarei muito honrado.”
O homenageado agradeceu ao povo catarinense e aos deputados pelo reconhecimento. “É um gesto de delicadeza extraordinária do povo, já que a Assembleia representa o povo”, disse. “O Legislativo é fundamental para dar essa harmonia entre os poderes e desempenha esse papel muito bem aqui em Santa Catarina.”
Temer destacou que a concessão do título ocorre no momento em que não ocupa cargo eletivo. “Estou na atividade privada, não tenho nada de poder, e muito gentilmente a Assembleia resolve homenagear-me”, declarou. “Uma coisa é ser cidadão de nascimento. Outra é por merecimento.”
Proponente do projeto de lei que resultou na homenagem, juntamente com a bancada do MDB na Alesc e deputados de outros três partidos, o presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), disse que o título é uma maneira formal de agradecer Temer pelas contribuições para o estado e para o país.
“O presidente Temer é um brasileiro comprometido com o nosso país, que sempre prezou o entendimento e a capacidade de articulação como qualidades para a solução de questões que envolvam os grandes interesses da sociedade brasileira”, declarou. “O sempre presidente tem o reconhecimento de Santa Catarina e dos catarinenses. É um reformador, administrador moderno, que buscou estabilizar a economia no curso de uma conjuntura turbulenta.”
Nadal elencou alguns dos feitos de Temer, enquanto ocupou a Presidência de República, entre 2016 e 2018. Entre eles, está o processo de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, considerado, atualmente, um dos melhores do país.
JOGOS DA JUVENTUDE DO MDB/SC
Saudades – No sábado, 19, foi de muita diversão e muitos jogos na cidade de Saudades, onde foi realizada a primeira edição dos Jogos da Juventude do MDB/SC, com assinatura de Mauro de Nadal, político e esportista visionário, faz muito por toda Santa Catarina, o evento foi um sucesso absoluto, servindo de exemplo para diversos partidos no Brasil.
Foram 17 municípios da associação da Amerios envolvidos em um evento de integração, união, amizade e confraternização, que promoveu a boa política e pautas importantes para o estado catarinense.
TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS DA UNIÃO E DO ESTADO RECEBIDAS PELOS MUNICÍPIOS CATARINENSES EM 2023
Santa Catarina – O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está fazendo um levantamento (LEV 23/80036041) para mapear os repasses feitos pela União e pelo Estado, em 2023, por meio de transferências especiais, aos municípios catarinenses. O procedimento, que está em fase de identificação das finalidades (objeto) dos repasses da União, está sendo realizado pela Diretoria de Contas de Gestão (DGE).
De acordo com o DGE, após o mapeamento, serão definidos critérios de risco e de materialidade para orientar a seleção das transferências especiais, oriundas de emendas parlamentares impositivas, a serem objeto de fiscalização do TCE/SC, especialmente as que têm relação com obras e com aquisições.
Para a Diretoria do TCE/SC, o fato de o ente recebedor não precisar prestar contas ao ente repassador, como ocorre em transferências de outros tipos, “sinaliza a necessidade de um olhar mais apurado do controle externo sobre a aplicação desses recursos”.
EX-PRESIDENTE DO BANCO BRICS PALESTROU NA FIESC
“O agronegócios é extraordinariamente importante e o Brasil não se desenvolverá sem ele, mas também não se desenvolverá apenas com ele porque terá que agregar valor em diferentes setores”, afirmou o ex-presidente do Banco do Brics, Marcos Troyjo. Ele ministrou palestra na Federação das Indústrias (FIESC), na sexta-feira, dia 18, a uma plateia de lideranças industriais e políticas, em que explicou como o aumento da população mundial para 10 bilhões de habitantes em 25 anos e o reposicionamento das cadeias globais de valor abrem oportunidades para países como Brasil, México e Índia.
Apesar do cenário positivo que se desenha, Troyjo salientou que, para que o Brasil possa se beneficiar, não pode ser uma espécie de “fortaleza de protecionismo comercial”. “Não podemos nos fechar em relação ao resto do mundo”, alertou ele, que é economista e diplomata e foi um dos principais negociadores do acordo Mercosul-União Europeia.
Em sua palestra, Marcos disse que, quanto mais complexa e diversificada uma economia é, e mais ela conseguir agregar valor em múltiplos setores, mais próspera e maiores são as chances de sucesso. “Temos uma série de países que, se inteligentemente usarem a sua estratégia, poderão extrair benefícios do novo cenário internacional”, explicou, observando que o Brasil é um deles por conta da combinação entre o tamanho do mercado interno, a capacidade de produção de alimentos (que o mundo vai precisar), a abundância de água e a importante experiência em industrialização (até os anos 1980, o principal parque industrial do hemisfério Sul era o brasileiro).
GERALDO ALCKMIN EM SC
Brusque – O vice-presidente da república veio a Santa Catarina, no sábado, 19, a convite de Décio Lima e Ana Paula Lima, participar da campanha do candidato petista nas eleições complementares que serão realizadas no dia 3 de setembro em Brusque. A presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no evento de apoio à candidatura de Paulo Eccel (PT) e Dida Mafra (PSDB) nas eleições complementares à Prefeitura, representou a confirmação de que é possível fazer a política do amor em vez do ódio, buscando o bem comum das pessoas e o desenvolvimento da cidade, do estado e do país, em bases civilizadas. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e que no domingo assumiu interinamente a presidência da República durante a viagem do presidente Lula, veio a Santa Catarina a convite do presidente estadual do PT e presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), e da deputada federal Ana Paula Lima (PT).
Centenas de apoiadores de Paulo Eccel e Dida Mafra lotaram as dependências da Sociedade Santos Dumont, na manhã do sábado (19), para recepcionar o vice-presidente Alckmin. As eleições complementares em Brusque acontecerão no próximo dia 3 de setembro e a chapa Paulo Eccel/Dida Mafra lidera as pesquisas de intenção de votos no município.
CRISE DO LEITE
Santa Catarina – A Audiência Pública que aconteceria em Iporã do Oeste na sexta-feira (18), foi transferida e será realizada em São Miguel do Oeste no dia 1° de setembro, para discutir a situação dos produtores de leite do Estado. O evento vai reunir deputados, autoridades locais e produtores da região para discutir pontos como a queda dos preços e alta nos custos de produção.
Os produtores afirmam que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo.
O encontro será organizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e do Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e proponente, Deputado Altair Silva (PP), e acontece as 14 horas na Câmara de Vereadores do Município de São Miguel do Oeste.
Na última sexta-feira, dia 11, foi realizada a primeira Audiência Pública do cronograma, em Seara. As próximas audiências possivelmente serão realizadas em Presidente Getúlio e Braço do Norte.
GOLPE DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Brasília – A concessão de operações de crédito não autorizadas foi um dos problemas abordados pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) no seu primeiro semestre na Câmara. A parlamentar propôs no PL 1426/2023 a previsão de indenização nesses casos.
Infelizmente é comum que instituições financeiras abusem da universalização do crédito para fazer concessões de empréstimos não autorizados. Potenciais clientes recebem valores não solicitados em suas contas e acabam se endividando sem uma autorização expressa para a operação.
De acordo com a proposta aprovada na Câmara, agora esta prática está vedada, sob pena de multa de 10% do valor depositado. A medida visa coibir a prática abusiva que tem como vítimas principalmente pessoas idosas.
O projeto da deputada Júlia Zanatta foi acolhido e aprovado em plenário pela relatora Laura Carneiro (PSD-RJ) e agora será analisado no Senado Federal.
Foto destaque: Ricardo Trida/SECOM