Respeito e consideração, Casan e Governo do Estado demonstram honestidade e preocupação que governos anteriores não tiveram…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – Preocupação em revisar e analisar tecnicamente toda a estrutura dos reservatórios da Casan em Santa Catarina, atender de forma considerável e respeitosa os atingidos, admitir o erro e mudar os métodos para correção. O governo atual de Jorginho Mello (PL) precisa ser repeitado e aplaudido de pé, juntamente com a presidência da Casan estão agindo com maturidade e especialmente pensando nos catarinenses, coisas que governos anteriores nunca pensaram em fazer, se as gestões anteriores tivessem revisado as estruturas e, principalmente exigido em protocolo de segurança começando pela construção até as perícias técnicas nenhuma tragédia teria acontecido.
Com mais 17 famílias atendidas na segunda-feira, 11, fechando um total de 57 desde o sábado, a Casan chega a um total de R$ 630 mil em antecipação de indenizações por danos físicos com o rompimento do Reservatório Monte Cristo, em Florianópolis. O valor médio de indenização foi de R$ 11 mil.
Onze veículos já estão encaminhados para indenização total. A avaliação inicial indica aproximadamente 220 famílias atingidas e 90 veículos danificados.
Nesta primeira parcela, estão sendo avaliados danos em veículos, eletronegativos e roupas, entre outros. Não entram ainda prejuízos nas residências, como muros e estruturas, que já estão sendo feitos em trabalhos de campo. A meta da Companhia é atender a maior parte das antecipações até o próximo fim de semana.
Durante toda a tarde desta segunda, moradores foram recebidos na unidade da Casan do Estreito, com atendimento individualizado e suporte da Defensoria pública de Santa Catarina. A todos os moradores ficou claro que a avaliação de danos é parcial e os levantamentos dos estragos prosseguem.
TCE/SC E MPSC SE REÚNEM
Santa Catarina – Na segunda-feira (11), o diretor-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Sidney Tavares Júnior, e o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Rafael de Moraes Lima, estiveram reunidos para dialogar sobre os encaminhamentos dados pelas respectivas instituições a respeito do rompimento de um reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no bairro Monte Cristo, região continental de Florianópolis.
A ideia inicial é propor aos órgãos superiores de cada instituição que a atuação seja em parceria. “O nosso encaminhamento é por um trabalho em conjunto, cada um em sua área de atuação, mas de forma alinhada. Assim, ganhamos também em agilidade”, destacou Sidney. Ele informou também que foi enviado um alerta à presidência sobre análise preliminar feita por equipe de engenheiros do TCE/SC no local do rompimento. “Há indícios que apontam para uma discrepância entre o projeto inicial que consta do edital e o que, de fato, foi construído”, disse.
Também participaram da reunião o diretor de Licitações e Contratações (DLC) do TCE/SC, Rogério Loch; a coordenadora de obras e serviços de engenharia da DLC, Renata Ligocki Pedro; e o diretor de Empresas e Entidades Congêneres (DEC), Paulo Bastos. Bastos informou que as indenizações dos moradores que tiveram perdas por conta do rompimento serão objeto de acompanhamento por parte da DEC.
O promotor de Justiça informou que, na semana passada, instaurou inquérito civil para verificar causas e responsabilidades do ocorrido. “Teremos que montar um quebra-cabeça ao contrário. Para isso, precisaremos unir esforços”, ressaltou.
NA CÂMARA MUNICIPAL DA CAPITAL
Florianópolis – Os vereadores que integram a Comissão Temporária que acompanha os desdobramentos do rompimento de um reservatório da Casan na comunidade do Monte Cristo, região continental de Florianópolis, se reuniram na manhã da segunda-feira (11) com o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Edson Moritz.
O diretor-presidente, Edson Moritz, destacou os esclarecimentos sobre o andamento de assistência aos atingidos expostos na reunião da comissão. “Esclarecemos aos vereadores um tema que é nosso, da prefeitura, da sociedade mobilizada, que é cuidar das pessoas com humanidade. Começamos a pagar as primeiras indenizações no sábado (9), e devemos ter uma quantidade enorme ao longo da semana. A gente sabe que existe um grau de apreensão das pessoas para receber, e nós temos que entregar esse valor para as pessoas devidamente documentadas. Essa é nossa responsabilidade”, afirmou.
ASSINADO ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE ALESC E PARLAMENTO REGIONAL DE REGGIO CALÁBRIA
Internacional – Uma cooperação focada no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional. Esse é o conteúdo do termo de cooperação firmado entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria.
O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (12) na sede do Conselho Regional (equivalente à Alesc), e contou com a presença dos presidentes do parlamento da província da Calábria, Filippo Mancuso, e do Parlamento Catarinense, deputado Mauro De Nadal, e os deputados Dr. Vicente Caropreso, Delegado Egídio Ferrari e Rodrigo Minotto.
Como explica o presidente da Alesc, o acordo prevê benefícios econômicos, sociais, acadêmicos, científicos, turismo e tecnológicos, por exemplo. O acordo respeita as legislações italiana e brasileira.
“É um momento histórico para Santa Catarina e para a Calabria, um momento que significa oportunidades de desenvolvimento em várias áreas, assim como aproximação de dois povos”, diz Nadal.
MISSÃO À ITÁLIA
Internacional – A parceria entre as duas casas legislativas foi o último compromisso do grupo de deputados estaduais na Itália. Além disso, vários foram os encontros dos quais os parlamentares participaram em solo italiano, como:
Consulado Italiano em SC: foi o primeiro grande tema tratado pelo grupo junto ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, em Roma. Na ocasião, o vice-ministro, Giorgio Silli, deu sinal positivo para que uma representação consular italiana seja instalada em Florianópolis em 2024;
Acordos comerciais: junto à Embaixada do Brasil no país europeu, o pedido foi para que sejam reforçadas as potencialidades econômicas, culturais e turísticas de Santa Catarina na Itália. Além disso, os deputados participaram de encontros com setores representativos empresariais em Roma e Reggio Calabria, sempre com o objetivo de estreitar laços comerciais, e assim, discutir futuros acordos;
Acordos educacionais: da mesma maneira, tanto em Roma, como em Reggio Calábria, foram assinados acordos de cooperação entre universidades italianas e universidades brasileiras – ainda foi discutida a possibilidade de expansão para outras instituições de Santa Catarina. A ideia é promover a troca de conhecimentos e facilitar o intercâmbio de estudantes.
MULHERES NA POLÍTICA SERÁ DESTAQUE EM GENEBRA
Internacional – Liderado pelo Parlamento catarinense, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, um projeto inédito de engajamento e de mobilização pelo empoderamento feminino na vida pública, é um dos destaques, na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, agendada para os dias 14 e 15 de setembro.
A iniciativa será apresentada pela diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que embarca hoje, terça-feira (12) para o encontro internacional em Genebra, onde representará o Parlamento catarinense.
JUSTIÇA ELEITORAL PRESENTE NO UNOESC DAY
Chapecó – Na próxima sexta-feira (15), a Justiça Eleitoral estará presente no Unoesc Day, em Chapecó. O evento reúne estudantes, professores e a comunidade acadêmica da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em um dia de exposições, palestras e oficinas.
Os cartórios eleitorais de Chapecó terão um espaço para atendimento dos participantes, onde será possível realizar serviços como revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio e alistamento. O ambiente também terá itens do Museu do TRE-SC, em uma mostra que contará a história da evolução das urnas, desde o antigo exemplar de madeira até os modelos eletrônicos atuais.
INFRAESTRUTURA MUDA RESOLUÇÕES PARA FACILITAR TRANSPORTE DE ESTUDANTES
Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) promove alteração nas resoluções que estabelecem exigências e especificações mínimas a serem observadas pelas operadoras na implantação de sistema de bilhetagem eletrônica em quatro regiões metropolitanas de Santa Catarina: Foz do Rio Itajaí, de Florianópolis, Carbonífera e do Vale do Rio Itajaí. As empresas não poderão mais bloquear os cartões de transporte dos alunos fora do turno em que o estudante estiver matriculado, ou seja, não importando o dia das aulas no trajeto entre casa e escola, o beneficiário poderá se deslocar em qualquer dia e horário.
A atualização das normas em questão visa facilitar o uso do transporte público coletivo pelos estudantes após concordar com o Ministério Público de SC sobre o teor das regras no que se refere à documentação exigida para a concessão do desconto de 50% aos estudantes que utilizam o Serviço Urbano na Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí. A recomendação anteriormente citada foi ao encontro dos ideais do superintendente de Planejamento e Gestão, Elias Souza, e do secretário da Infraestrutura, Jerry Comper.
A MAIOR DE TODAS
Florianópolis – A prefeitura de Chapecó fará o lançamento da Efapi – Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, que é uma das maiores feiras multissetoriais do Sul do Brasil.
A edição de 2023 promete ser maior, com uma estrutura grandiosa, que vai oportunizar excelentes negócios e as melhores opções em lazer e entretenimento. O lançamento está marcado para amanhã, quarta-feira, 13, no Majestic Palace Hotel na capital catarinense, com a presença do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), o evento reflete a força e a diversidade da economia da região oeste, prometendo ser um marco para o desenvolvimento econômico e social de SC.
CALENDÁRIO DE PLANTIO DE SOJA É AMPLIADO EM SC
Santa Catarina – As regiões Sul e Planalto Norte/Alto Vale tiveram o calendário alterado para 120 dias, Região Oeste com 130 dias. As demais regiões mantêm o cronograma unificado de 100 dias. Os três estados do Sul (PR, SC e RS), seriam fortemente impactados pela Portaria n° 840 editada no dia 7 de julho pelo Ministério da Agricultura.
O Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura, Altair Silva (PP), acompanhou de perto a aflição dos produtores que sofreriam com a impossibilidade da chamada “safrinha”. Pela portaria, produtores estariam proibidos de plantar o grão depois do dia 29 de dezembro em Santa Catarina. O assunto foi debatido na ALESC através da Comissão de Agricultura com a participação do representante do MAPA/SC, Elder Guedes; e foi levado por Altair Silva à Brasília, em reunião com o FPA, que cobrou presencialmente a alteração da portaria.
Após a pressão dos parlamentares estaduais e do Congresso Nacional, o governo federal acatou e encontrou um meio termo para solucionar o problema. Uma nova portaria regionalizando o calendário de plantio da oleaginosa, tornando os prazos mais elásticos para o estado, deve ser publicada pelo Ministério da Agricultura nos próximos dias.
SEMEADURA
Santa Catarina – As datas de semeadura ficaram assim: a região Sul terá o período de 13/10/23 até 10/02/24 (120 dias); o Planalto Norte e o Alto Vale terão do dia 02/10/23 até 30/01/24 (120 dias); os municípios do Oeste catarinense do dia 02/10/23 até 09/02/24 (130 dias); e as demais regiões do estado de 02/10/23 até 10/01/24 (100 dias).
INFLAÇÃO VAI CONTINUAR SUBINDO
Brasil – O IPCA, principal índice de inflação do país, divulgado nesta terça, subiu 0,23% em agosto, abaixo das expectativas, que era de alta de 0,29%.
O resultado reforça a expectativa de queda da taxa de juros em 0,5 ponto percentual, na próxima reunião do Copom, marcada para a próxima semana.
Contudo, o índice de inflação no acumulado dos 12 meses deve continuar subindo até o final do ano.
Foto destaque: Reprodução