Vítima de fake news, Jorginho desmente e continua seu trabalho focado nos catarinenses…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Vitima de fake news o Governador Jorginho Mello (PL) confirmou em coletiva para a impressa catarinense que não tem qualquer pretensão de nomear o filho para chefe da Casa Civil e muito menos modificar seu secretariado, ao contrário, Mello afirmou que vem sendo vítima nos últimos tempos de fake news pela oposição de Eron Giordani, que até hoje mostra inconformismo em ver Jorginho Mello administrando com maestria o estado de Santa Catarina e Filipe Mello com plenitude a sua carreira jurídica sem interferências no trabalho do pai. Todos sabemos que Filipe Mello tem experiência suficiente para ser chefe da Casa Civil, além de um baita advogado também é um gestor público de mãos cheias, mas dentro da família Mello afirmou Jorginho, existe ética e honestidade, para que não vire exemplos de famílias por exemplo Bornhausen (PSD).
O governador Jorginho Mello declarou que não pretende fazer mudanças no secretariado e confirmou que o deputado Estêner Soratto (PL) prossegue na Casa Civil. Não é a primeira vez que a equipe de oposição do governo cria fake news para tumultuar o cenário político tentando a todo custo modificar o que os catarinenses elegeram honestamente na urna.


PREOCUPANTE

Santa Catarina – Segundo fontes na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), a conversa passará a ser judicializada, depois que alguns deputados do Partido Liberal de SC foram gravemente atingidos com fake news pela imprensa amadora parcial ligada ao PSD de Eron Giordani, deputados vão levar a discussão e respostas à plenário, exigindo não só as respostas à altura como já feito nos veículos de comunicação, mas ações judiciais contra a imprensa amadora será ingressada. Se essas atitudes da imprensa amadora forem mesmo realmente ligadas ao PSD de Eron Giordani, isso é muito preocupante e, o PSD/SC mostra mais uma vez o seu total desespero.


PSD/SC CADA VEZ MAIS ENFRAQUECIDO

Santa Catarina – A maioria dos prefeitos que fizeram presença no evento do PSD em São José mostram-se profundamente decepcionados, afirmam que estão vivenciando uma ilusão montada pelo presidente do partido Eron Giordani, segundo os prefeitos, Eron está usando a mesma e velha estratégia de sempre, a mesma que iludiu os catarinenses na gestão do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), ou seja, filiar o maior número de prefeitos no partido com a intenção que os prefeitos garantam seu eleitorado em votos para os candidatos do PSD, futuramente no governo, assembleia, câmara e etc. Sem mãe, órfão, o PSD/SC tenta traçar um rumo, mas não consegue, talvez pela falta de profissionais capacitados para projetar e executar ações com efeitos positivos, e também pela falta de estratégia no partido fica cada vez mais evidente, ao contrário do que presenciamos diariamente no Partido Liberal de Santa Catarina, o PL/SC está anos-luz à frente.


PSD/SC CONTINUA ERRANDO

Santa Catarina – O ingresso da deputada estadual Paulinha ao invés de somar vai diminuir o partido, é o que revela importantes lideranças do PSD/SC que se preocupam com essa chegada de Paulinha para disputar uma cadeira na Câmara Federal pelo PSD/SC tentando deixar seu marido Paulinho na sua cadeira da Alesc, duas tentativas arriscadas e duvidosas. O mesmo PSD que é parceiro do PT em nível nacional, vai receber Jair Bolsonaro em Chapecó na Efapi 2023, na contramão de Gilberto Kassab, João Rodrigues mostra sua força dentro do partido, até quando? Ninguém sabe ainda. Para Ricardo Guidi a chegada de Paulinha no partido, o sentimento é único de repugnância, além da saída de Guidi que enfraquece ainda mais o partido PSD/SC, Ricardo no Partido Liberal catarinense tem o aval de Jorginho Mello para disputar ao pleito municipal em Criciúma, capital da região carbonífera.
O PSD/SC que se intitula de direita e tão honesto na política através do deputado Mário Motta preocupa os catarinenses, pois o mesmo deputado que frisa tanto a política limpa emprega jornalistas de esquerda que julgam e classificam veículos de comunicação ao ponto de privar, isolar o parlamentar da atmosfera real. Mas a final, Mário é um parlamentar que serve o povo de Santa Catarina sem “rabo preso” ou é um jogo de interesse do PSD/SC com jornalistas de esquerda? Sem “respostas”, vamos fazer uma boa tarde.


O FIASCO AUMENTA

São José – Segundo fontes de dentro do partido PSD/SC o fiasco fica ainda maior quando tocam no nome do atual prefeito de São José, altamente rejeitado não só pelos munícipes da cidade mas também surgem restrições de dentro do próprio partido que vê muita dificuldade reeleger Orvino Coelho de Ávila.


NADAL PALESTROU SOBRE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Santa Catarina – Segurança nas escolas, cultura da paz, participação das famílias e suporte aos professores. Isso é um pouco do que deve estar presente no relatório do Comseg Escolar, produzido pela Assembleia Legislativa de SC junto a outras 30 entidades do estado.
O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), apresentou as propostas a prefeitos durante o Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), realizado na Grande Florianópolis. Em novembro, será apresentado a versão final.


COMSEG:PROPOSTA FINAL SERÁ ENTREGUE AINDA ESTE ANO

Santa Catarina – O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) promoveu, na manhã da terça-feira (26), uma reunião para apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas pelo grupo, integrado por representantes de mais de 30 entidades, poderes e órgãos públicos. Na ocasião, também foi anunciado que nos próximos meses será divulgado o projeto elaborado com a finalidade de aumentar a segurança nas escolas do estado.
Na condição de coordenador do Comseg, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou as diversas reuniões temáticas, audiências públicas e visitas técnicas realizadas pelo comitê, que foi formado no início de maio deste ano e concentrou estudos em três áreas temáticas: estrutura física e humana das escolas; criação de novas normas, manuais e programas; e estímulo ao envolvimento da comunidade escolar.
De acordo com o parlamentar, o projeto, que contém 86 páginas, resume todas as propostas e análises feitas nestes cinco meses de trabalho.


MARCO TEMPORAL

Brasília – O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (27), o projeto que regulamenta os direitos originários indígenas sobre suas terras. Foram 43 votos a favor e 21 contrários. Do ex-deputado Homero Pereira (1955-2013) e relatado pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), o projeto segue agora para a sanção da Presidência da República. A matéria foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e enviada ao Plenário — onde foi aprovado um requerimento para a tramitação em regime de urgência.
Entre os principais pontos, o texto só permite demarcar novos territórios indígenas nos espaços que estavam ocupados por eles em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal — tese jurídica que ficou conhecida como marco temporal para demarcação de terras indígenas. O projeto também prevê a exploração econômica das terras indígenas, inclusive em cooperação ou com contratação de não indígenas. A celebração de contratos nesses casos dependerá da aprovação da comunidade, da manutenção da posse da terra e da garantia de que as atividades realizadas gerem benefício para toda essa comunidade.
O relator defendeu o texto aprovado na CCJ, ao rejeitar as emendas apresentadas em Plenário. Marcos Rogério afirmou que o tema foi debatido de forma profunda e exaustiva. Segundo o senador, o projeto é uma oportunidade de devolver segurança jurídica ao Brasil do campo. Ele disse que hoje há um sentimento de insegurança e desconforto no meio rural, por conta da indefinição do limite para demarcação. Para o senador, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em considerar o marco temporal como inconstitucional não vincula o Legislativo.


OKTOBERFEST 2023

Blumenau – Uma das festas catarinenses mais conhecidas, a Oktoberfest de Blumenau é destaque no Brasil. O prefeito do município, Mário Hildebrandt, e a realeza da festa estão convidando todos para o evento, que começa na próxima semana.
“A Oktoberfest é um momento muito especial de Blumenau e de Santa Catarina, para todo o Brasil”, comentou o prefeito. “É uma festa que surgiu num momento muito difícil, após as enchentes, e se tornou a festa da superação e da resiliência.”
Conforme Hildebrandt, a edição 2023 da Oktober começa na próxima quarta-feira (4) e prossegue até dia 22 de outubro. O cerimonial de abertura será no Pavilhão Spaten Platz, na Vila Germânica, a partir das 22 horas.
Durante os dias da festa, o público poderá acompanhar desfiles na Rua XV de Novembro, além das apresentações musicais e culturais na Vila Germânica, dos pratos típicos e de cervejas de vários tipos.


CONVENÇÃO ESTADUAL DO MDB MULHER/SC

Joinville – Com mais de 1,3 mil participantes de todas as regiões, a Convenção Estadual do MDB Mulher/SC em Joinville mostrou que o partido vem forte para 2024. Nomes de peso na política como o da senadora Ivete Appel da Silveira afirmam com clareza que o partido tem voz e opinião feminina também.


ÁGUA POTÁVEL NAS ESCOLAS

Santa Catarina – O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) deu prazo de 60 dias para que dez municípios do Estado regularizem o fornecimento de água potável para consumo em dezoito escolas públicas (ver quadro ao final da matéria). A decisão determinou ainda audiência a treze prefeitos para que, em 30 dias, se manifestem também quanto à inexistência, em algumas unidades de ensino, de rede de esgoto, biblioteca, banheiro acessível a pessoas com mobilidade reduzida, laboratório de informática e quadra de esportes.


AEROPORTO DE CHAPECÓ PRECISA ATENÇÃO

Chapecó – O aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, foi concedido para iniciativa privada em 2020, porém, outros problemas, relacionados ao transporte de motoristas de aplicativo clandestinos e o fluxo viário e falta de estacionamento, seguem sendo reclamações constantes de usuários. O vereador Cleber Fossá (MDB) realizou reunião de trabalho, que resultou na apresentação de duas moções, ao poder público municipal, pedindo atenção e providências a serem adotadas.


OAB/SC TEM AUDIÊNCIA COM ALEXANDRE DE MORAES

Brasília – A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve na terça-feira (26) em audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, junto com o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, o vice-presidente, Rafael Horn, e os demais presidentes das OABs estaduais. A Ordem pediu a audiência para reforçar o pleito pelo direito à sustentação oral em julgamentos no STF, além de outros temas relativos às prerrogativas da advocacia.
Relator dos inquéritos de 8 de janeiro, o ministro pautou os julgamentos para a modalidade virtual, enquanto a OAB requereu que fossem presenciais, mantendo também neste caso a posição da entidade para todos os julgamentos. Após ouvir os argumentos da advocacia, Moraes comprometeu-se em analisar o pleito. A audiência com o ministro foi requerida na última quinta-feira (21), quando todos os presidentes das OABs estaduais assinaram ofício, em conjunto com o Conselho Federal, dirigido a Moraes.


REUNIÃO DA BANCADA PROGRESSISTA

Santa Catarina – A consolidação da unidade e o fortalecimento dos laços entre os deputados e suas bases, demonstrando um compromisso contínuo com a representação política e o diálogo democrático, foi o sentimento da primeira reunião da bancada Progressista, formada por Altair Silva, Pepe Colaço e Zé Milton, com prefeitos e vices, na noite da terça-feira (26), em Florianópolis.
Com o lema “quem não se reúne, não se une” no encontro que contou com a presença de 45 prefeitos e 31 vices ficou firmado o compromisso da realização de um fórum permanente de diálogo entre a bancada e as bases progressistas, para ouvir as demandas, debater estratégias e fortalecer a sigla.
Além disso, na reunião foram definidos alguns encaminhamentos que as lideranças definiram com prioritários. Primeiramente, será redigida uma carta ao Governador, na qual será solicitado um encontro com todos os prefeitos e vice-prefeitos progressistas. Ação significativa para fortalecer a cooperação e o dialogo entre os níveis de governo.
A segunda se refere a valorização dos suplentes, onde o deputado Altair Silva, tirará uma licença de 30 dias a partir de terça-feira (3), cedendo o posto para que o ex-vereador Pedro de Assis “Pedrão” assuma a cadeira no legislativo.
Assim como, ficou estabelecido que a convenção do partido seja realizada no máximo em 30 de novembro, o que promete ser um evento crucial para definir os rumos do partido.


LEI SOBRE CLUBES DE TIRO DESPORTIVO

Criciúma – O vereador criciumense Nícola Martins protocolou o Projeto de Lei 86/2023 que autoriza clubes de tiros desportivos a atuarem sem limite de horário, desde que respeitadas as condições legais municipais sobre acústica. O texto também determina que não há distância mínima estabelecida entre estabelecimentos e os clubes.
Nícola lembra que projeto com redação semelhante já foi aprovado e sancionado, em Blumenau, e valoriza o esporte. “O tiro desportivo é um esporte, praticado com respeito e normas rígidas de segurança. Criciúma é referência, já conquistou títulos e medalhas. Proibir ou limitar os treinamentos vai contra diversos princípios de valorização do esporte”, concluiu o parlamentar.


EDSON JUNKES PREFEITO

Jaraguá do Sul – O PL de Jaraguá do Sul apresentou o nome do seu pré-candidato a prefeito para as eleições de 2024. Trata-se do empresário do setor têxtil e comunicação, Edson Junkes, líder forte do partido na região, com grande apreço do governador Jorginho Mello, parlamentares estaduais, federais e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O lançamento ocorreu no encontro municipal do PL de Jaraguá do Sul, realizado no Rancho do Tonin, que contou com centenas de apoiadores. Foram 70 novas filiações.


Foto destaque: Eduardo Valente / Secom