Em Dubai, Jorginho atrai mega investimentos para SC…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Internacional – Nesta segunda-feira (19), durante reunião da comitiva catarinense no Ministério do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, o chefe da pasta, ministro Thani Zeyoud demonstrou interesse em investir no setor de infraestrutura do estado de Santa Catarina. Essa foi a primeira reunião da missão internacional catarinense aos Emirados Árabes, liderada pelo governador Jorginho Mello (PL).
O governador apresentou pontos de interesse do Estado para parcerias estratégicas e colocou o governo à disposição para firmar acordos com o país árabe. As principais áreas apresentadas são investimentos nos portos de SC e, em especial, na ampliação da malha estadual de ferrovias.
“A reunião foi muito produtiva e estou confiante. O ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura. Falei da necessidade de investirmos nos projetos de ferrovias para o transporte de cargas do Oeste aos portos”, explicou o governador.
O ministro afirmou que está sendo planejada uma agenda para conhecer as oportunidades de investimento. Uma comitiva dos Emirados Árabes deve vir ao estado de Santa Catarina no mês de novembro.
Participaram ainda da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), os secretários de Articulação Internacional, Juliano Froehner, da Fazenda, Cleverson Siewert, o deputado Antidio Lunelli (MDB) e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes.
PONTOS POSITIVOS PARA O ESTADO
Internacional – O sentimento do governador é acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).
“A reunião foi muito positiva. Apresentamos nosso estado e reforçamos o nosso interesse em futuras parcerias principalmente na área da infraestrutura. Ou seja, abrimos as letras de Santa Catarina para os bons investimentos, o que é bom para toda a nossa população”, afirmou Nadal.
A série de encontros segue nesta terça-feira (20), ainda em Dubai. Em seguida, o grupo viaja para a capital do país, Abu Dhabi, onde continua com as agendas comerciais e educacionais.
JÚLIA ZANATTA APRESENTA MOÇÃO DE REPÚDIO
Brasília – A fala do presidente Lula na Etiópia no dia 18 de fevereiro gerou muitas repercussões negativas. Ao se referir ao conflito Israel x Hamas, o presidente brasileiro comparou a defesa do Estado de Israel contra os terroristas do Hamas com o holocausto, o extermínio de judeus comandado pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial.
Diante da crise causada pela comparação e o risco da fala colocar o Brasil em rota de colisão com países democráticos, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) apresentou uma Moção de Repúdio na Câmara aberta ao apoio de outros parlamentares.
BOAS-VINDAS
Santa Catarina – O vice-presidente do Partido Liberal em Santa Catarina, deputado federal Jorge Goetten, deu as boas-vindas ao prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, à sigla. O ato formal de filiação aconteceu na quinta-feira (15), em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello.
RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DO UNIEDU
Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Educação (SED) abre nesta segunda-feira, 19, a renovação das bolsas do programa Uniedu para o primeiro semestre de 2024. Para participar do processo, o bolsista deve estar regularmente matriculado no curso de graduação e na Instituição de Ensino Superior (IES) em que se cadastrou no último semestre. A renovação poderá ser feita até as 19h do dia 26 de fevereiro de 2024.
O Governo do Estado anuncia mais uma novidade para os estudantes beneficiados Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) para 2024. Os estudantes que foram amparados pela legislação anterior, poderão renovar seus benefícios até o final do projeto (no caso de bolsas de pesquisa) ou até o final do curso (para aqueles que receberam bolsas de estudos). Importante ressaltar que a opção pela renovação do benefício é prerrogativa exclusiva do estudante, que deverá respeitar o cronograma semestral publicado pela Secretaria de Estado da Educação, sob pena de perda do direito à renovação.
UM CABALHA CHAMADO PUTIN
Internacional – A esposa do opositor russo que morreu na sexta-feira (16), Yulia Navalny, afirmou nesta segunda que o presidente Vladimir Putin matou seu companheiro, Alexei Navalny, porque “não poderia pará-lo”. A declaração foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais.
A causa da morte não foi informada. O governo russo disse não ter nenhuma informação a respeito.
Yulia afirmou também que continuará o trabalho dele contra o governo Putin e que os assassinos de seu marido serão revelados.
Os Estados Unidos e a União Europeia também culparam o governo Putin pela morte de Navalny. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, por sua vez, afirmou estar “profundamente entristecido e perturbado” pela morte e exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.
Foto destaque: Divulgação