Minha Opinião | Mauro De Nadal
VOTO, INSTRUMENTO DA DEMOCRACIA
Por Deputado Mauro De Nadal,
Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
A semana que marca o início das campanhas eleitorais remete o cidadão a um tempo de escolha, porque se aproxima o período de definir sobre quem vai ganhar o direito de representá-lo na Prefeitura e Câmara Municipal de sua cidade.
Pode parecer pouco, mas não é. Afinal, é nas cidades que vivem as pessoas, e ali é que se sente, com mais evidência, se a vida cotidiana está, ou não, organizada. Por isso, quando as campanhas políticas ganham as ruas, é chegado o momento de repensar nosso compromisso com a política, para escolher as melhores propostas entre os candidatos e candidatas aos cargos de prefeito, vice e vereador.
Muitos gostam de colocar a política num plano de menor importância, com o entendimento de que soluções individuais se sobrepõem às coletivas. Mas é importante pensar que a cidadania envolve o comprometimento com o bem-estar comunitário, para o qual é fundamental ter avanços em áreas como saúde, educação, cultura, esportes, segurança pública, habitação, saneamento, infraestrutura e desenvolvimento rural, para citar alguns campos de ação em que as administrações municipais têm influência.
Quando pensamos em escolhas eleitorais, devemos lembrar que o voto é um momento especial, em que todo o eleitor tem o mesmo peso, e suas escolhas vão ter influência direta para definir quem vai ocupar os espaços políticos por quatro anos em sua cidade. Até mesmo não comparecer para votar terá influência. E é bom lembrar que há casos, especialmente em pequenos municípios, que os eleitos vencem por pequenas diferenças, até por um voto.
Numa eleição municipal sempre há candidatos conhecidos. Podem até ser parentes, amigos, amigos de amigos, conhecidos, lideranças de bairros, ídolos ou influenciadores de redes sociais, ou mesmo políticos já detentores de cargos públicos. Nesse contexto, é importante que o eleitor, ou eleitora, pense bem sobre suas opções. Para escolher quem tem preparo e possa representar a contento suas expectativas.
As cidades, cada uma com suas especificidades, têm carências e prioridades. Por isso é bom saber escolher quem você acha que tem mais condições de enfrentar os desafios da administração pública do seu município. Eu sempre digo que eleição é tempo para o debate de ideias, mas depois vem o tempo de trabalhar, juntar esforços entre os eleitos e trabalhar por propostas que sejam as melhores para a comunidade. Então, preste atenção nas campanhas, participe e escolha bem seus candidatos. Faça do seu voto um instrumento em favor da democracia.
Foto: Vicente Schmitt / Agência AL