A união faz a força…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – Na tarde do sábado, 18 de janeiro, o governador Jorginho Mello (PL), acompanhado pelo secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, liderou uma importante ação de entrega de ajuda humanitária aos municípios de Balneário Camboriú e Tijucas. O destino dos itens são famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram, principalmente, o Litoral de Santa Catarina na quinta e sexta-feira.
“Tudo aquilo que foi solicitado, o Governo do Estado está entregando. E eu fiz questão de aproveitar o sábado para fazer as entregas nestes municípios. Nós vamos continuar atendendo todas as solicitações dos municípios, com urgência. Estamos fazendo o que precisa ser feito para ajudar as pessoas”, disse o governador Jorginho Mello, durante o trabalho realizado em Balneário Camboriú.
Já na capital em Florianópolis, a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade mobilizou 185 trabalhadores operacionais e 15 engenheiros no sábado (18) para recuperar a cidade dos efeitos da chuvarada de quinta e sexta. “Foi uma chuva histórica, mais de 300 milímetros em poucas horas, que danificou várias estruturas urbanas, não só de pavimentação, mas também de drenagem. O que é possível recuperar já começou a ser feito, com equipes em campo, tanto limpeza como manutenção e também de engenharia”, apontou o secretário Rafael Hahne.
DUPLA DESENHA O PLEITO ESTADUAL EM 2026
Santa Catarina – Segundo fontes próximas de Eron Giordani, quem preocupa o prefeito de Chapecó e futuro pré-candidato ao pleito estadual João Rodrigues (PSD) no projeto para governador do estado é o atual governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e o atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), ambos com total apoio de Julio Garcia – PSD/SC seguem no ritmo rumo as Eleições de 2026 com aceitação máxima dos catarinenses – Jorginho Governador e Vice Topázio, no fim Rodrigues sem nome demarcado por toda SC ainda vai acabar concorrendo para Senador com apoio de ambos e, inclusive do presidente Jair Bolsonaro (PL). Deixando a façanha para as Eleições de 2030. Anotem.
ESTRATÉGIA
Santa Catarina – Segundo fontes, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) quer a presidência da Fecam atualmente, isso para engajar como estratégia os municípios e alavancar sua campanha para governador nas Eleições de 2026, porém fontes revelam que tem nome muito forte no páreo, posteriormente o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL) pegará a “chepa”. O bom de tudo e dos dois segundo fontes é que as promessas são ótimas, a primeira inciativa é limpar a casa de “mamatas” como a que ocorre atualmente na Comunicação da casa e a outra, a eliminação no Aplicativo alugado e pago mensal para outro Estado. A Fecam está uma baita picaretagem e uma grande vergonha, precisa de uma organização com extrema urgência.
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO E CAPRICHO EM TUBARÃO
Tubarão – Uma das primeiras providências da nova gestão municipal, encabeçada pelo prefeito Estêner Soratto e pelo vice Denis Matiola, foi providenciar melhorias diversas no Paço Municipal, uma vez que o local encontrava-se com vários problemas, tanto interna quanto externamente.
Até o momento, foram retiradas cerca de 15 toneladas, o que equivale a cinco caminhões, com as podas das árvores, e outros três com os entulhos existentes no local, em um volume que chegou a 10 toneladas.
O trabalho ainda encontra-se em andamento, com diversas outras melhorias na parte externa previstas para serem realizadas nos próximos dias.
ACRÉSCIMO DE 25% NO BPC PARA QUEM PRECISA DE CUIDADOR
Brasília – Pessoas que dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam de assistência permanente poderão ter um acréscimo de 25% no valor do benefício. É o que propõe um projeto de lei apresentado pelo senador Romário (PL-RJ).
O PL 4.680/2024 inclui na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas — Lei 8.742, de 1993) um parágrafo estabelecendo que o valor será acrescido para os beneficiários que necessitam de apoio constante para atividades diárias. A medida busca equiparar o tratamento dado aos atendidos pelo BPC ao já previsto na lei que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213, de 1991), que concede adicional semelhante aos aposentados por incapacidade permanente. O BPC é pago mensalmente a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.
PAVIMENTAÇÃO É AUTORIZADA
Içara – Depois de três audiências em Brasília e inúmeras reuniões no estado, a pavimentação
da via pública em frente à maior produtora de picolés da América Latina, a Eskimó Sorvetes, em Içara, acaba de ser autorizada pela Agência Nacional de Transportes (ANTT).
Peça fundamental na articulação política, a prefeita da cidade, Dalvania Cardoso, foi a primeira a receber a notícia. Ela imediatamente lembrou todo esforço do senador Espiridião Amin e de Beto Martins que, enquanto no mandato de senador, articularam em favor da pauta içarense na capital federal.
A FORÇA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO
Santa Catarina – Os pequenos negócios catarinenses responderam, entre janeiro e novembro de 2024, por quase o dobro de vagas de emprego criadas no estado ao longo de todo o ano anterior. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Caged, em 2024, as micro e pequenas empresas de Santa Catarina criaram 86 mil de um total de 149 mil vagas de trabalho.
Somente no último mês de novembro, os pequenos negócios abriram cerca de 4 mil vagas de emprego, o equivalente a pouco mais de 45% do total de 8,9 mil postos de trabalho surgidos na economia catarinense. O melhor indicador foi do setor de comércio, com 4,1 mil vagas, seguido de serviços com 2,1 mil empregos.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SC CRESCE 7,3% EM 2024
Santa Catarina – A produção industrial de Santa Catarina avançou 7,3% no acumulado de janeiro a novembro de 2024. O crescimento reflete o bom desempenho da categoria bens de capital, que apresentou avanço de 13% no ano, frente a igual período do ano anterior, em função das melhores condições de crédito.
“A queda da SELIC iniciada em meados de 2023 beneficiou os setores que dependem de acesso ao crédito para crescer. As indústrias que vendem produtos para outras indústrias, apresentaram resultados muito positivos em 2024″, afirmou o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
OBRA DA DEMOCRACIA
Brasília – O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, classificou a aprovação da reforma tributária como um evento histórico para o Brasil. Comparando-a à construção de Brasília, Pacheco afirmou que “a reforma foi também uma obra; uma obra da democracia”. Ele participou na quinta-feira (16) da solenidade de sanção, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a participação de ministros, senadores e deputados. O texto do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024 , que define as novas regras, foi aprovado em dezembro no Senado e na Câmara.
Foto destaque: Divulgação