Manu Vieira é a presidente da CCJ…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Florianópolis – A vereadora mais votada de Santa Catarina, Manu Vieira (PL), foi eleita pela câmara de vereadores de Florianópolis a presidente da principal comissão da casa. É na CCJ que tramitam todos os projetos e são analisados quanto à constitucionalidade e legalidade. Seguindo a linha de outra importante figura feminina do PL, Carol de Toni, que presidiu a CCJ em Brasília e teve a oportunidade de pautar os grandes assuntos nacionais, Manu promete um trabalho que traga voz e protagonismo à casa do povo, pautando os assuntos da cidade com transparência e dinamismo. “Muitas vezes essa comissão já foi cenário de negociação para pequenos projetos de poder. Terei a oportunidade de mostrar uma comissão cuja principal preocupação é a cidade.” finalizou com credibilidade a vereadora.


DUPLA FORTE SE ENCONTRA EM BRASÍLIA

Brasília – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), encontrou-se na terça-feira, 12, em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um bate-papo descontraído, Bolsonaro perguntou sobre a condução do estado e destacou que Santa Catarina está indo muito bem. Ele elogiou bastante a gestão de Jorginho, ressaltando o trabalho realizado em diversas áreas, especialmente na segurança pública, na economia e na qualidade de vida da população. O encontro reforçou a sintonia entre os dois líderes e a valorização do trabalho que vem sendo feito no estado.


GOVERNO DO ESTADO EXPANDE COLÉGIO MILITAR

Chapecó – O governador Jorginho Mello (PL) inaugurou o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), em Chapecó. Essa é a sétima unidade do modelo e vai funcionar em formato compartilhado, na mesma estrutura utilizada pela Escola Educação Básica Professora Zitta Flach. Os 131 alunos já matriculados vão formar duas turmas de 6° ano e duas turmas de 7° ano, ambas no turno vespertino.
“Há uma demanda muito grande por escolas desse modelo, militares ou cívico-militares. Porque ela resgata cidadania, disciplina, educação, valores e dá uma base muito boa pra vida. Então por isso que a procura é tão grande. E Chapecó merece, é um município importante, tem o que é preciso para receber essa unidade: tem número de alunos, equipamentos e tem policial e bombeiro para trabalhar”, comemorou o governador Jorginho Mello.


SANTA CATARINA NO TOPO: INDÚSTRIA CRESCE 7,7%

Santa Catarina – A produção industrial de Santa Catarina em 2024 registrou forte crescimento de 7,7%, percentual acima do dobro da média nacional, que somou alta de 3,1% no mesmo período. O desempenho positivo também coloca Santa Catarina como líder no ranking dos estados brasileiros com a maior elevação do país.
“O setor industrial é um orgulho para Santa Catarina porque gera muita inovação, competitividade e empregos qualificados. Além disso, temos uma indústria diversificada, que se destaca em diversos segmentos, como alimentos, madeira, plásticos e indústria pesada. Essa qualidade é reconhecida lá fora com as exportações de produtos com alto valor agregado”, disse o governador Jorginho Mello (PL).


POSSE DA DIRETORIA DO TCE-SC

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello (PL) participou na terça-feira, 11, da posse dos dirigentes reeleitos no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O grupo empossado foi reeleito em setembro do ano passado e deve ficar à frente do órgão pelo biênio 2025/2027. O conselheiro Herneus de Nadal segue na presidência da instituição, assim como o conselheiro José Nei Ascari no cargo de vice-presidente e o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na função de corregedor-geral.
“O Tribunal presta um serviço legal, constitucional e é um momento do conselheiro Herneus ser reconduzido como muito outros foram. E ele, pela capacidade pessoal, de articulação, de gestão, faz com que o nosso Tribunal de Contas funcione bem. Portanto, é um momento especial e por isso nós estamos aqui”, disse o governador Jorginho Mello.


PREOCUPAÇÃO: SUSPENSÃO DE FINANCIAMENTOS DE INOVAÇÃO PELA FINEP

Santa Catarina – O ano mal começou e as empresas de Santa Catarina que investem em pesquisa e inovação foram surpreendidas por uma circular da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, vinculada ao Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, que suspendeu a submissão de novos projetos de financiamento. Procurado por empresários catarinenses preocupados com o impacto da medida no desenvolvimento regional e estadual, o Governo do Estado de Santa Catarina já articula uma mobilização em Brasília para cobrar a revisão da medida.
A circular MCTI DOCD 03/25, assinada pelo gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD), Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, traz em sua justificativa para a suspensão de novos aportes, que “o limite de recursos estabelecido para 2025 foi atingido em tempo recorde”.
O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett que está a frente da interlocucao entre governo e setor produtivo questiona o argumento e já solicitou audiência com o presidente da FINEP, Celso Pansera, que é natural do Oeste catarinense e atuou como ministro do MCTI entre 2015 e 2016, para levar a cobrança do setor empresarial de Santa Catarina ao Governo Federal.
Nos bastidores falasse que a justificativa parece servir de pano de fundo a tentativa do Governo Federal de contingenciar recursos para investimentos nas regiões sul e sudeste para distribuir posteriormente para projetos de outras regiões do país já que projetos do sul e sudeste brasileiro lideram o volume liberado pela FINEP nos últimos 2 anos.
Na próxima semana Fett estará em Brasília para audiência no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e visita ao gabinete de parlamentares catarinenses.


ARTICULAÇÃO

Chapecó – Nivaldo da Viagens Chapecó (PSD), vereador na capital do grande oeste esteve em Florianópolis articulando na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), realizou reuniões com o presidente Julio Garcia (PSD) e com o deputado Mário Motta (PSD), também prestigiou o evento da presidência do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) – Herneus de Nadal. Vale lembrar que Nivaldo atualmente é um dos vereadores de Chapecó com maior abertura e barganha de articulação em Florianópolis e Brasília.


REFERÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

Santa Catarina – O Jornalista e bacharel em Direito, João Cavallazzi aceitou o convite do presidente Herneus De Nadal para seguir à frente da comunicação do TCE/SC por mais dois anos. Com larga experiência na área, Cavallazzi construiu uma reputação de profissional competente e respeitado no mercado catarinense, tanto no jornalismo como na comunicação institucional.


BALANÇO DURANTE 2024

Brasília – O presidente do Sebrae, Décio Lima, esteve reunido com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quarta-feira (12) para apresentar os resultados da atuação do Sebrae no ano de 2024. No ano passado, os pequenos negócios foram responsáveis por 1,2 milhão de empregos gerados no país do universo total de 1,7 milhão.
O documento entregue pelo presidente do Sebrae também destaca que, em 2024, foram abertos mais de 4 milhões de pequenos negócios no país, entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Esse resultado é recorde no pais.
Décio Lima também apresentou os resultados do Programa Acredita, realizado em parceria com o governo federal. Até o fim de outubro, foram concedidos R$ 2,3 bilhões aos pequenos negócios, por meio de 38 mil operações de crédito em todo o país – um aumento de 72% em comparação ao ano anterior. Além disso, foram realizados 280 mil atendimentos com crédito assistido, 60 mil horas de consultoria e 400 mil horas de capacitação.


DEPUTADO NAATZ – NOVO LÍDER DO GOVERNO NA ALESC

Santa Catarina – Confirmado pelo governador Jorginho Mello (PL) como o novo líder do governo na Alesc, o deputado Ivan Naatz (PL) disse que está assumindo este compromisso com a seriedade e a dedicação que a função exige. “Estamos ciente dos desafios que temos pela frente, mas também motivado pela certeza de que, juntos, podemos alcançar resultados significativos”, afirmou.
Entre os primeiros desafios de Ivan Naatz na liderança, estarão os projetos de lei do governo que envolvem um aumento de 21,5% para as carreiras que compõem as forças da Segurança Pública, e sob o qual ainda não há um consenso das lideranças destes servidores e a proposta de regionalização do saneamento que pretende criar grupos de municípios visando concessões para obter investimentos e alcançar metas de cobertura de água e esgoto previstos no Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020.


JMDB EM VIDEIRA

Videira – No dia 15 de março será realizado o 1º Encontro Estadual da Juventude do MDB, no Instituto Videirense, em Videira. “Este será um momento único para dialogarmos sobre o futuro de nosso partido, fortalecermos nossos laços partidários e vivermos um dia repleto de interação, inspiração e muita política”, disse o presidente da JMDB, Rennã Fedrigo.
No pleito municipal de 2024, foram 92 eleitos da JMDB somente em Santa Catarina, sendo cinco prefeitos, um vice-prefeito e 86 vereadores.


“UM ANO DE MUITO TRABALHO PELO BRASIL”

Brasília – As prioridades do governo para os próximos dois anos foram apresentadas na terça-feira (11) ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Participaram da reunião, na residência oficial do presidente do Senado, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além de líderes de bancadas. Alguns dos projetos que fazem parte da lista de prioridades ainda não foram enviados ao Congresso e quatro já estão em análise no Senado. O presidente da Casa prometeu “um ano de muito trabalho pelo Brasil”.


VISITA AO STF

Brasília – O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, reuniu-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. O encontro ocorreu na sede do Supremo, em Brasília.
Na condição de presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o magistrado catarinense convidou o chefe da mais alta Corte de Justiça do país a participar do encontro da instituição, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de março, em Florianópolis.


JOÃO RODRIGUES PEDE ÁGUA E POSSÍVEL FUTURA CANDIDATURA PARA O SENADO FEDERAL FICA MAIS PRÓXIMA DE ACONTECER

Santa Catarina – O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) iniciou o pedido de “quero água” mesmo nem ter começado a batalha, segundo fontes, a luta que Rodrigues vem fazendo para impor na cabeça dos catarinenses que é um bolsonarista e de direita de verdade tem ficado cada vez mais difícil, todos sabemos que o PSD é aliado do PT em Brasília, mesmo assim, João Rodrigues e Eron Giordani querem impor para os catarinenses que são diferentes. A pergunta que muitas pessoas fazem é a seguinte: Não seria melhor João Rodrigues trocar de partido do que ficar nesse desgaste atingindo sua imagem?
Nem mesmo o próprio partido aceita os projetos de Rodrigues e Giordani, na própria cidade em que é gestor já está se queimando pelo fato de ficar em cima do muro e tentar disfarçar sendo pessedista de Gilberto Kassab.
Segundo fonte próxima de Kassab, o partido no Estado está divido e boa parte do PSD não quer o projeto de João Rodrigues para Governo do Estado e sim para Senado Federal.


Foto destaque: Divulgação