Sucesso: 10ª edição do Seminário Estadual Sobre Síndrome de Down na Alesc…

por Richard Ritter – @richardritteroficial

Santa Catarina – Aconteceu a 10ª edição do Seminário Estadual Sobre Síndrome de Down na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, o evento teve como mote “Todos Conectados pela Inclusão! Suporte que transforma, rede que acolhe”.
A iniciativa, promovida por meio de parceria entre a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Escola do Legislativo, ocorreu na terça-feira (25) no auditório Antonieta de Barros, no Parlamento, em Florianópolis, e reuniu cerca de 400 participantes, entre representantes das Apaes, especialistas, profissionais de saúde e famílias de pessoas com Síndrome de Down. Na foto o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD) junto com o Elias e Maria Eduarda da Apae de Orleans.
O objetivo foi oportunizar atualizações e reflexões acerca do processo de inclusão de pessoas com a Síndrome de Down para profissionais e acadêmicos das áreas da saúde e educação, autoridades, pais e pessoas com deficiência. A realização do seminário foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP), membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e também autor da iniciativa que criou o Dia Estadual da Síndrome de Down em Santa Catarina.
A incidência da síndrome de Down no Brasil é de 1 em cada 700 nascimentos, o que corresponde a cerca de 270 mil pessoas com a condição. O Dia Mundial da Síndrome de Down foi celebrado em 21 de março, data escolhida em referência à própria síndrome.


SC POR ELAS

Santa Catarina – O Governo de Santa Catarina lançou na segunda-feira, 24, o edital para a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O ato ocorreu no evento SC por Elas, realizado no Teatro Ademir Rosa (CIC), e que integra a programação do Mês da Mulher. A iniciativa é coordenada pela vice-governadora Marilisa Boehm (PL) e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
Por meio do edital que foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Governo de Santa Catarina vai contratar diversos especialistas para a elaboração do Plano e sua e implementação. O investimento será de R$ 1.008.000.


BANCADAS REGIONAIS DA ALESC

Santa Catarina – As bancadas regionais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina terão sua atuação fortalecida. Essa é uma das metas do presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que já iniciou uma série de reuniões semanais com os seis colegiados regionais, nas quais serão apontados os assuntos considerados prioritários de cada região e que serão incluídos na agenda de debates do Legislativo estadual.


URGÊNCIA: STF PRECISA REVERTER COTAS DA PESCA DA TAINHA

Brasília – O procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e o procurador-chefe da Procuradoria Especial em Brasília, Fernando Filgueiras, acompanharam o governador Jorginho Mello (PL) em audiência com o ministro Gilmar Mendes na terça-feira, 25, na Capital federal. Ele é o relator da ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1213, protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) no Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, que contesta as cotas de pesca da tainha impostas pelo governo federal. Santa Catarina espera reverter a medida, considerada discriminatória e prejudicial aos pescadores artesanais do Estado.
O governo catarinense alega que a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, que limita a captura do peixe pelos pescadores catarinenses a 1.100 toneladas, é discriminatória e desproporcional e, de fato é.
Os senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL), o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, e a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, também participaram da reunião.


PRESIDENTE DO STJ, HERMAN BENJAMIN REALIZA VISITA À DPE/SC

Santa Catarina – A Defensoria Pública de SC recebeu, pela primeira vez, a visita de um presidente do STJ. O ministro Herman Benjamin, acompanhado do ministro Joel Ilan Paciornik e do juiz auxiliar da presidência Carl Olav Smith, foram recepcionados pelo defensor público-geral Ronaldo Francisco, pelo subdefensor Thiago Burlani Neves e pelos defensores que atuam na área recursal.
Durante o encontro, foram debatidos desafios e oportunidades para fortalecer o acesso à justiça e aprimorar a atuação conjunta entre as instituições. O presidente do STJ destacou a importância da Defensoria e sugeriu um levantamento nacional sobre entraves nos tribunais.
Como forma de agradecimento, a DPE/SC presenteou o ministro Herman Benjamin com uma gravata verde, simbolizando a cor da Defensoria.


AMUREL CONECTADA NO PRÊMIO INTERNACIONAL DE CIDADE SUSTENTÁVEL

Brasil – A iniciativa Amurel Conectada ficou na segunda colocação da categoria Cidade Sustentável do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, premiação que reconhece as melhores soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano no Brasil. A cerimônia aconteceu na noite da terça-feira (25), na Ópera de Arame, em Curitiba, reunindo autoridades e especialistas do setor.
Com 276 projetos inscritos de toda a América Latina, a premiação destacou a importância do Amurel Conectada, um projeto que une tecnologia, sustentabilidade e gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, padronizando todos os dados da região em uma plataforma.
“Estamos entre os melhores projetos da América Latina. O Amurel Conectada mostra que estamos no caminho certo”, destacou o Presidente da Amurel, Prefeito de Tubarão, Estener Soratto (PL).


I SIMPÓSIO JUSLABORAL DO LITORAL CATARINENSE

Itajaí – A cidade de Itajaí vai receber, na próxima sexta-feira (28), o I Simpósio Juslaboral do Litoral Catarinense, que terá como palestrantes o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Buzzi e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra da Silva Martins, Douglas Alencar Rodrigues e Amaury Rodrigues Pinto Jr.
O evento – que vai tratar de temas ligados às demandas judiciais da região, além de comemorar os 60 anos do Curso de Direito da Univali – ocorrerá no teatro Adeleide Konder, na Univali, em Itajaí, a partir das 8h30. O objetivo principal é aproximar o litoral de Santa Catarina às autoridades de Florianópolis e de Brasília. O encontro é destinado a magistrados, advogados e estudantes de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Penha e outros municípios vizinhos. O evento vai permitir um aprofundamento sobre questões relevantes e atuais do cenário jurídico.
A expectativa é que 700 pessoas participem dos debates, que vão contar com quatro painéis, para proporcionar aos participantes uma rica troca de experiências.


Foto destaque: Reprodução