ATÉ QUANDO?

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial


ITAPOÁ – O Governo do Estado de Santa Catarina abriu processo de licitação para elaboração de projeto e execução de obras que visa a ampliação das rodovias de Garuva e Itapoá. O objetivo principal é aumentar a capacidade de fluxo com destino e origem no Porto Itapoá, melhorando as operações logísticas em todo o Norte Catarinense. Porém o relato da população é que as rodovias estão literalmente abandadonas, o movimento de carro, principalmente caminhões é intenso. Com ultrapassagens perigosas, complicadas e demoradas.
Ao completar 10 anos de operação, o Porto Itapoá já se tornou um dos maiores e mais importantes terminais portuários do Brasil e é considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina.
O Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais. Sua localização privilegiada na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para receber grandes navios que operam em nosso país, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
O Terminal possui capacidade para movimentar anualmente até 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida de contêineres) com previsão para expandir sua capacidade de movimentação superando a marca de 2 milhões de TEUs por ano.
Não é possível que o governo do estado que atravessa uma das melhores fases financeiras de aplicações e recursos em obras possa deixar essa de fora, um porto ladeado por centenas de empresas que geram empregos com um potencial grandíssimo. Em abril foi a última aparição do governo com promessas nas região, de lá para cá, absolutamente nada de progresso.

Foto: Divulgação