SEMINÁRIO ESTADUAL DA UNIÃO DOS VEREADORES DE SC
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
SANTA CATARINA – A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) realiza durante esta semana seu Seminário Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Durante três dias, o evento disponibilizará oito palestras de formação técnica e de potencialização de mandatos. Com o tema “Um novo tempo para todos”, a entidade pretende promover o intercâmbio entre 225 representantes das câmaras municipais.
Promovido em parceria com a Alesc, o seminário terá como palco o Auditório Antonieta de Barros, que funcionará com 50% de sua capacidade para atender os protocolos de segurança relativos à pandemia. Além disso, precauções como disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscara, monitoramento de temperatura dos participantes e distanciamento de 1,5m também serão adotadas.
Durante a abertura do Seminário, realizada na manhã de quarta-feira (11), o conselheiro presidente da Uvesc, Anderson Guzzatto, afirmou que o evento é uma oportunidade para a entidade proporcionar “conhecimento, formação e troca de experiências”. Na visão dele, isso é fundamental. “A maior parte dos municípios teve renovação no legislativo. Muitos dos eleitos ainda não viveram a vereança plena, até pelo momento da pandemia. Agora que as coisas estão começando a voltar ao normal, é mais do que oportuno o evento. É hora de tirar dúvidas na área política e técnica e quem participa vai fazer diferença em suas cidades”, comentou.
A escolha do tema, que sugere futuro e recomeço, não foi mera coincidência. Na opinião de Guzatto, o estado começa “a viver o fim da pandemia” e, por isso, algumas atividades são voltadas para esse cenário. “Uma delas fala sobre o antes, o agora e o depois. E as câmaras de municipais precisaram se adaptar e atualizar. Mesmo que o vereador queira estar no plenário, para debater, com a presença da população, foi necessário buscar as sessões online”, citou.
Representando a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Rodrigo Fachini destacou que o evento tem grande importância. “Eles recebem formação e conhecimento. E, obviamente, quem ganha com isso é a população que está lá na ponta. A Fecam participa para fortalecer as relações institucionais entre quem representa os municípios e o poder legislativo municipal. Afinal, as coisas acontecem na cidade, onde o cidadão precisa dos serviços. E o vereador é o primeiro ente político a ser procurado pela sociedade”, comentou.
O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), considerou que o seminário serve também para fortalecer a ligação entre legisladores estaduais e municipais. “Isso é muito importante para que se possa fazer o amadurecimento e a discussão de projetos que afetam diretamente o cidadão de Santa Catarina. No momento que se permite o diálogo de temas importantes como os que foram trazidos para esse seminário favorecemos o aprimoramento da atividade parlamentar”, argumentou. Nadal vê na manutenção da sintonia entre a Assembleia Legislativa e as câmaras municipais uma maneira eficaz para que o estado avance em políticas cujo objetivo é atender as expectativas da população.
Foto: Divulgação