RELEVÂNCIA DO COOPERATIVISMO NA ECONOMIA CATARINENSE
por Richard Ritter – @richardritteroficial
SANTA CATARINA – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (26), moção de aplauso à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) pela passagem dos 50 anos de fundação. A moção foi proposta pelo deputado Moacir Sopelsa (MDB), que enalteceu a importância social e econômica do cooperativismo. A Ocesc tem 251 cooperativas registradas em diversos setores, as quais representam mais de 3 milhões de associados no estado.
“As cooperativas movimentaram mais de um terço do volume do agronegócio no ano passado”, disse Sopelsa. O deputado espera que, ainda este ano, seja possível a realização de uma solenidade na Assembleia Legislativa para marcar o cinquentenário da entidade que agrega as cooperativas do estado.
O presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB), assentiu que o Parlamento deve realizar essa homenagem à Ocesc assim que as regras sanitárias permitirem. “O cooperativismo faz história em nosso estado e serve de modelo para outros países, pelo resultado prático na vida do agricultor, mas principalmente na economia catarinense”, disse. Nadal acrescentou que as cooperativas fazem uma gestão transparente dos recursos, o que resulta em arrecadação de impostos e, consequentemente, possibilita o investimento em políticas públicas e obras.
Foto: Divulgação