Iº ENCONTRO ESTADUAL DOS ATORES ESTRATÉGICOS REGIONAIS EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE DE SANTA CATARINA

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial


SANTA CATARINA – O I Encontro Estadual dos Atores Estratégicos Regionais em Práticas Integrativas em Saúde de Santa Catarina foi realizado nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), em Florianópolis. Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas nas regionais de saúde, entre elas acupuntura, auriculoterapia e reiki, fortalecendo as ações municipais.
O secretário Adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Fagundes, que participou da abertura, destacou que a gestão atual tem o compromisso de ofertar mais e melhor, garantindo a atenção à saúde do cidadão catarinense. “Proporcionar uma qualidade de vida melhor é a missão da SES. Esse movimento que vem desde 2006, possibilitou que as PICs trouxessem realmente ferramentas importantes para o cuidado da saúde do cidadão. A SES é parceira desse processo, que possui um campo bastante vasto para melhorar ainda mais o SUS, principalmente neste momento”, explicou o secretário.
Integrativas Complementares (PICs), Santa Catarina realizou 88.178 procedimentos no ano de 2020, em meio à pandemia, muito mais que em 2019, quando ocorreram 10.501 procedimentos. A média de procedimentos/ano por mil habitantes, em SC, é de 37,69, sendo considerado acima da média nacional e da região sul, respectivamente 13,16 e 12,37 (BRASIL, 2020).
Segundo monitoramento do Ministério da Saúde em 2020, SC possui 246 municípios e 666 estabelecimentos de saúde na Atenção Primária que ofertam diferentes práticas integrativas, entre elas acupuntura, auriculoterapia, reiki, floralterapia, antroposofia aplicado à saúde, aromaterapia, ayruveda, fitoterapia, homeopatia, imposição de mãos, práticas da medicina tradicional chinesa, ozonioterapia odontológica, práticas corpo-mente, práticas manuais, termalismo. Essas ações estão presentes também nos polos de Academia da Saúde catarinense.

Foto: Divulgação