Veto do ICMS; Nadal é o favorito; Guerra na Ucrânia; Carne suína catarinense; Bolsonaro impactado; Colombo no páreo…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Com o objetivo de buscar um entendimento com o Poder Executivo, os líderes de cinco partidos da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina pediram o adiamento da votação do veto parcial ao projeto de lei (PL) que trata da concessão de benefícios fiscais de ICMS. Com o adiamento, a matéria deverá ser votada em plenário num prazo de até 10 sessões ordinárias.
“Enquanto houver a esperança de se construir uma possibilidade de um acordo que possa atender melhor as partes, eu não vou desistir”, disse o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB). “Derrubando ou mantendo [o veto], não há ganhador.”
O presidente ressalta que o veto não está relacionado apenas aos bares e restaurantes. “Envolve o leite, a farinha de trigo. O leite está saindo da cesta básica. É uma discussão que precisamos fazer. Tem questões no veto que precisam ser melhor esclarecidas”, acredita Sopelsa.


NADAL É O FAVORITO

Santa Catarina – Deputado Mauro de Nadal (MDB) é o político para o pleito de deputado estadual mais favorito pelos catarinenses, meio oeste, oeste e extremo oeste só dá Mauro de Nadal, impressiona a aceitação do público, o carisma e a afirmação no deputado, resultado de uma baita gestão pública que vem fazendo como passar dos anos. Percorre todos os cantos do estado, zela pelo povo e faz acontecer, difícil achar políticos com palavra, Mauro está em primeiro.


GUERRA NA UCRÂNIA

Internacional – Faltam empregados? Pode ser? Com a necessidade de alimentos para abastecer as pessoas que participam na guerra pela Ucrânia e outras cidades.
Mesmo sendo vítimas os ucranianos precisam se alimentar, sentem a dificuldade motivada pelos ataques mortais promovido pela Rússia. Enquanto os alimentos vão acabando na Ucrânia as empresas de Santa Catarina iniciam uma gigante produção de gêneros alimentícios para a Ucrânia e outros com urgência. Brevemente haverá exportação para o Canadá, é caso da carne suína do frigorifico catarinense Aurora, bem posicionado na exportação de aves, em pouquíssimo tempo inicia a exportação da carne suína.


CARNE SUÍNA CATARINENSE

Santa Catarina – SC é o maior criador e exportador de suínos do Brasil com o mais alto índice de produção para o estado e o Brasil. Lamentável que políticos dediquem pouco espaço para alegações junto ao governo do estado e união para elaborar valores especiais para facilitar os criadores e abatedouros.
A produção de suínos fora do estado passavam por grandes dificuldades, porém, não igualando a forma de produção e rentabilidade dos suínos produzidos em SC.
Enquanto isso estamos aguardando a execução da rede ferroviária e os longos trechos rodoviários com péssima qualidade.


BOLSONARO IMPACTADO

Brasil – Milton Ribeiro, Ministro da Educação recebeu denúncias de corrupção, sofrendo desoneração pelo presidente Jair Bolsonaro. O favorecimento dos pastores a títulos de propina “causa impacto muito forte ao Bolsonaro” proporcionando altas críticas e investigações que abrem a possibilidade de afastamento de outros ministros. O prejuízo político é muito grande. Outra mudança importante no governo federal: Petrobras está com novo presidente, assumiu Adriano Pires.


COLOMBO NO PÁREO

Santa Catarina – Ex-governador, Raimundo Colombo está entre os principais nomes nas eleições de 2022 ao governo do estado em Santa Catarina pelo PSD, “Estamos buscando a união para construir o melhor. Não vamos deixar Santa Catarina sem uma proposta, sem um nome eu fico à disposição para continuar a caminhada. Acho que é uma contribuição que preciso dar e é o meu dever”.


Foto: Divulgação