André Espezim é confirmado; Moacir Sopelsa recebe título; José Farenzena à frente do Sindifisco/SC…
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Santa Catarina – Mário Hildebrandt (Podemos) é quem anunciou a pré-candidatura de Espezim à Câmara dos Deputados.
Alguns já cogitavam a hipótese de André Espezim (Podemos) deixar de lado a pré-candidatura a deputado estadual para buscar uma cadeira em Brasília. Hoje quem confirmou a novidade foi o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos), o maior incentivador de Espezim.
O chefe do executivo enaltece os 14 anos de trabalho que André dedicou ao desenvolvimento de Blumenau, o quanto somou força ao seu time para fazer com que a cidade cuidasse tão bem das pessoas e garantisse oportunidades para todos. André já foi chefe de gabinete de Hildebrandt e esteve à frente de importantes pastas da cidade, como o Samae e a Secretaria de Comunicação Social.
MOACIR SOPELSA RECEBE TÍTULO
Santa Catarina – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Moacir Sopelsa (MDB), foi agraciado com o título honorífico “Amigo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina”. A entrega da medalha aconteceu durante a solenidade de formatura e promoção de 157 praças e 23 oficiais, na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis.
Após a solenidade, o presidente do Parlamento catarinense agradeceu pela homenagem recebida. “Quero agradecer a honraria e destacar que a Polícia Militar de Santa Catarina tem a minha amizade, meu reconhecimento e respeito pelo excelente trabalho que faz. A PM é motivo de orgulho para todos nós. Em cada município, em cada lugar, está um policial tentando fazer com que tenhamos cada vez mais segurança e que as pessoas possam viver mais.”
Sopelsa fez questão também de parabenizar a Polícia Militar catarinense pelos 187 anos de fundação, completados exatamente neste dia 5 de maio. “Falo em nome de todos os 40 deputados estaduais, que reconhecem a importância da corporação”, assegurou.
JOSÉ FARENZENA À FRENTE DO SINDIFISCO/SC
Santa Catarina – Reeleito para outros três anos à frente do Sindifisco/SC – Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina, o presidente José Antônio Farenzena tomou posse em Florianópolis. O ato contou com a participação dos 19 integrantes da Diretoria Executiva (contando os suplentes), que também realizou a primeira reunião de trabalho para definir ações e estratégias para o Fisco nos próximos três anos.
“Continuaremos apoiando os projetos que já estão em andamento, mas defendemos novas parcerias, investimentos em tecnologia, aprimoramento da fiscalização e treinamentos”, disse Farenzena.
A leitura é de que a implantação de novos projetos é indispensável para que o Fisco siga sendo referência no Brasil. O desafio é manter os excelentes números e indicadores econômicos apresentados hoje pelo Estado.
O novo mandato da Diretoria Executiva do Sindifisco/SC vai até 30 de abril de 2025.
DEZEMBRO CARAMELO EM FLORIANÓPOLIS
Florianópolis – Buscando dar visibilidade para a campanha contra o abandono animal e homenagear os cães de rua, conhecidos popularmente como “vira-lata caramelo”, a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou o Projeto de Lei 18328/2021 que cria no calendário oficial do município o mês Dezembro Caramelo. A ideia é conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais e desestimular o abandono de cães e gatos na cidade.
A escolha do mês de dezembro para a iniciativa se dá porque, segundo a vereadora Pri Fernandes (Podemos), autora do PL, é a época em que o número de abandono de animais aumenta em razão da aproximação do período de férias. “Dezembro é um mês em que as pessoas vão pra festas, viajam, vão curtir a família, não querem saber de ter compromissos, e animais a gente não pode abrir uma gaveta e botar dentro”, destacou. A parlamentar explica ainda que a escolha da cor é porque esse é o tipo de cachorro que mais são abandonados. “Animais de porte médio, macho e cor caramelo, são os animais que mais são abandonados não só em Florianópolis. É um perfil que se a gente não encontrar bons adotantes, eles vão ficar esquecidos em algum canto”, explicou. O abandono contribui ainda para o crescimento de zoonoses, atropelamentos de animais, acidentes graves e envenenamentos.
Com a campanha, o município realizará ações como iluminação de prédios públicos com luzes de cor caramelo, promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas em mídias sociais, em banners, cartilhas nas escolas e outros materiais ilustrativos, informando sobre o abandono de animais e da importância da guarda responsável; entre outras.
ANTÍDIO LUNELLI RECEBE APOIO
Joaçaba – Na quinta (5), em encontro promovido em Joaçaba, além do presidente do MDB, Celso Maldaner, o presidente do partido em Catanduvas e vereador, Mano Magnabosco; os fundadores do MDB em Joaçaba, Darci Fuga e José Ruaro; o prefeito de Ibicaré, Gian Volpato; e o coordenador regional da juventude, Jacson Brugger. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores da região também participaram do evento.
Nesta sexta (6), em Curitibanos, Lunelli foi recebido por lideranças municipais no gabinete do prefeito, Kleberson Lima (MDB). “O apoio que estamos recebendo é combustível para lutarmos por uma Santa Catarina melhor. Estamos unidos, em prol de um só projeto”, destacou o pré-candidato.
Antídio Lunelli deve intensificar nos próximos dias os roteiros por todas as regiões de Santa Catarina.
GIOVANA MONDARDO E CÉSAR VALDUGA LANÇAM PRÉ-CANDIDATURAS
Chapecó – Os vereadores Giovana Mondardo e César Valduga, ambos do PCdoB, de Criciúma e Chapecó, respectivamente, lançaram suas pré-candidaturas na noite deste sábado, dia 7, durante a realização da 29ª Festa Vermelha, realizada tradicionalmente todos os anos em Chapecó. Durante a festa, os candidatos puderam se apresentar e destacaram os motivos que levaram a colocar o nome à disposição para as eleições de 2022.
Foto: Divulgação