Eleições 2022: cenário político estadual e nacional…
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Santa Catarina – Em Santa Catarina o cenário político para as eleições ao governo do estado aos poucos vem se desenhando, tudo tende a disputa ir para segundo turno, na final, Carlos Moisés (Republicanos) contra Gean Loureiro (UB), disputa acirrada que provavelmente terá apoio de outros candidatos que não chegaram na final, como o caso de Décio Lima (PT) apoiar Moisés e Jorginho Mello (PL) apoiar Gean. Décio apoiará Moisés, pois não podemos esquecer que no governo atual, parlamentares como, o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) tem portas abertas no gabinete do vosso governador. Do outro lado, no caso de Jorginho Mello poiar Gean, muito se comenta nos bastidores, o excessivo ciúmes que Mello está de Gean do que apoio no segundo turno. Mello quer Bolsonaro (PL), mas fontes de informação ligadas diretamente ao vosso presidenciável garantem que Bolsonaro é antes João Rodrigues (PSD) ou Esperidião Amin (PP) do que Jorginho Mello.
NAS PESQUISAS
Santa Catarina – Moisés (Republicanos) lidera as últimas pesquisas em Santa Catarina, vamos fazer uma análise profunda e sejamos imparciais, nenhum governador fez tanta organização e destinou tantos recursos para todos os cantos do estado como Calos Moisés, quem é catarinense sabe e reconhece, organizar a casa é um processo extremamente burocrático, que requer muito sacrifício, Moisés fez. Isso já é um grande passo à frente dos seus concorrentes.
DÉCIO ATRASADO
Santa Catarina – Décio Lima (PT) igualmente à Lula (PT), iniciaram atrasados as campanhas, Lula evidentemente pelo motivo dos processos judiciais e Décio na expectativa de ter o apoio de Lula, a diferença é que Lula em nível nacional já é uma marca consolidada, Décio precisa ainda trabalhar muito o estado de Santa Catarina para emplacar, principalmente com o apoio de Gelson Merisio (Solidariedade).
AMIN APAGADO DO CENÁRIO
Santa Catarina – Esperidião Amin (PP) entra no páreo rebocado por Bolsonaro (PL), é como noiva no casamento, chega nos últimos minutos no altar, vai oficializar sua parceria no candidato que estiver melhor colocado, se entrar sozinho vai finalizar sua carreira isolado, assina sua aposentadoria, a única chance de o ex-governador emplacar algum cargo nas eleições de 2022 é na caçamba da família Bolsonaro, e mesmo assim, a opinião da maioria dos catarinenses é que o tempo de Esperidião e Angela Amin passou, muitos que votaram, não votam mais, aqueles que não votam mais afirmam que o tempo custa caro.
ALTAIR SILVA É A VIGA
Santa Catarina – Altair Silva é a base do partido Progressistas atualmente, a viga de sustentação em Santa Catarina, junto com Itamar Agnoletto fazem acontecer, dois políticos com humildade que seguram as mãos de Amin para ajudá-lo ainda a caminhar. A política mudou, não vive mais de passado, o povo deve ser grato pelas façanhas de Amin, mas não é obrigado aceitar as mesmas propostas. Altair Silva será um dos deputados mais votados em SC.
PEDRÃO É FILHO DE AMIN
Santa Catarina – O comentário da semana: Pedrão Silvestre é irmão de João Amin (PP), virou filho número dois de Esperidião Amin (PP), e uma provável candidatura ao Senado Federal ou Câmara dos Deputados pode fortalecer ainda mais o vereador mais votado na história de Florianópolis. Potência tem, agora falta oficializar a pré-candidatura.
CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL
Brasil – Simone Tebet (MDB) vem crescendo nas pesquisas de nível nacional, possivelmente será a opção da terceira via mais forte e bem colocada, o que certamente poderá fazer a diferença no segundo turno apoiando Lula (PT) e derrubado Bolsonaro (UB), o que muito se pergunta nos bastidores é quem o partido emedebista irá colocar de vice? Dependendo do nome escolhido, poderá prejudicar ou melhorar a campanha da pré-candidata.
PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER
Santa Catarina – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) celebrou na quinta-feira (16) um ano de implantação da Procuradoria Especial da Mulher no Palácio Barriga Verde, ato considerado como um marco na representatividade e na visibilidade da mulher na política. O órgão tem como finalidades a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, além do enfrentamento da discriminação e da violência contra a mulher, bem como o fortalecimento e a divulgação da rede de proteção das mulheres nos municípios.
INOVAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Santa Catarina – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), lançam parceria, na próxima terça (21), focada no desenvolvimento de inovações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O anúncio ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e contará com a presença representantes do governo, pesquisadores e setor industrial para debater os desafios e oportunidades. O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, sediado em Florianópolis, será uma das unidades Embrapii a apresentar sua competências para o desenvolvimento de projetos na área.
O acordo vai disponibilizar R$ 50 milhões não reembolsáveis para apoiar projetos de inovação da indústria nacional – empresas de todos os portes e setores podem acessar o recurso.
MOTOCIATA NOS EUA
Internacional – A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre um pedido de investigação das condutas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Justiça, Anderson Torres, durante uma motociata nos Estados Unidos.
A motociata foi realizada no sábado (11) em Orlando, na Flórida (EUA). A notícia-crime foi protocolada pelo líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP).
O parlamentar aponta supostos crimes de responsabilidade e prevaricação por parte do presidente e do ministro, levando em consideração que, em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão e extradição do jornalista Allan dos Santos, do site Terça Livre, que é investigado nos inquéritos sobre milícias digitais e das fake news.
Foto: Divulgação