Cooperativas em SC; Prêmio prefeito empreendedor…

por Richard Ritter – @richardritteroficial

Santa Catarina – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) promoveu, na noite de quarta-feira (22), uma sessão especial para celebrar os 50 anos de fundação da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). Na ocasião, também foram homenageadas 24 personalidades que se destacaram por suas contribuições para o desenvolvimento do associativismo no estado.
Na abertura, o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), explicou a solenidade foi inicialmente programada para acontecer em 2021, quando a Ocesc completou oficialmente meio século de existência, mas que a sua execução não foi possível em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Dirigindo-se aos representantes das diversas cooperativas presentes, ele manifestou a sua satisfação em poder homenagear o setor, pela sua importância para o estado. “Eu tive esse orgulho, essa felicidade de, no dia de hoje, realizar por meio da Assembleia Legislativa, esta singela, mas justa homenagem, a todos vocês. Que possamos continuar dizendo que o cooperativismo catarinense é exemplo para o Brasil e o mundo.”

O presidente da gigante Aurora Alimentos, Neivor Canton, que representou os demais homenageados, declarou que, além do aspecto puramente econômico, o cooperativismo também proporciona benefícios sociais, influindo sensivelmente no aumento do índice de desenvolvimento humano (IDH) nas regiões em mais atua. Ele citou como exemplo os cerca de 80 mil empregos pelos quais o setor responde no estado.
“Mas, colocando isso tudo, o que nós estamos fazendo é o bem para as pessoas. Porque as pessoas são as donas dos empreendimentos cooperativos e é a elas que esses dirigentes que aqui estão, homenageados ou não, dedicam o seu trabalho todos os dias. Para que elas se sintam donas do seu empreendimento e comprometidas. E esse é o grande aliado do sistema cooperativo, que sabe gerar e distribuir os seus resultados.”
Também um dos homenageados da noite, o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, acrescentou que as cooperativas do agronegócio prestam serviço de assistência aos proprietários rurais, por meio dos seus mais de mil veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Tal trabalho, disse, é realizado de forma gratuita, e contribui para a manutenção do homem no campo.
Através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/Santa Catarina), o setor também oferece capacitações para os seus dirigentes, colaboradores e produtores rurais. Entre os números apresentados, ele destacou os cursos voltados ao público feminino, iniciados há 15 anos. “Hoje, dos mais de 3,5 milhões de associados ao cooperativismo, mais de 1,2 milhões são de mulheres e se percebe que esse trabalho vem dando certo em Santa Catarina.”


PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

Brasília – O Sebrae promove na próxima terça-feira (28), a cerimônia que fará a entrega da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, iniciativa que busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios brasileiros, e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública. Nesta edição, Santa Catarina tem seis prefeitos concorrendo na etapa nacional, que foram os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio.
Estarão em Brasília na próxima semana o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, que concorre na categoria desburocratização com o projeto Pinhalzinho + Livre; o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, que concorre na categoria inovação e sustentabilidade com o projeto Centro de Inovação Videira – Dante Martorano; o prefeito de Indaial, André Luiz Moser, que concorre na categoria Sala do Empreendedor com o projeto Sala do Empreendedor – Criando Oportunidades; o prefeito de Joinville, Adriano Bornschein Silva, que concorre na categoria marketing territorial e setores econômicos com o projeto Joinville para as Pessoas; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que concorre na categoria empreendedorismo na escola com o projeto Educando para o Futuro; e o prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Rothbarth Thomé, que concorre na categoria Cidade Empreendedora com o projeto Rio do Sul – Capital de Oportunidades.


VISITA DA ÍNDIA

Santa Catarina – O Consul Geral da Índia, Sr. Amit Kumar Mishra, visitou a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), recebido pelo presidenciável da casa deputado Moacir Sopelsa (MDB), o Consul teve a oportunidade de trocar ideias, referências e exemplos do nosso estado, em termos de exportação alimentícia a Índia está entre as compradoras de Santa Catarina.


DERRUBADA DO VETO

Santa Catarina – A Federação das Indústrias (FIESC) defende a derrubada do veto do governador Carlos Moisés (Republicanos) ao projeto de lei que extingue o voto de minerva no Tribunal Administrativo Tributário – o TAT. “O setor empresarial considera a decisão um retrocesso surpreendente, pois o projeto foi aprovado pela unanimidade dos deputados estaduais. A nova lei coloca Santa Catarina em sintonia com a legislação federal, onde o Congresso Nacional também já se posicionou da mesma forma”, afirma o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar.
O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesc) no dia 24 de maio e vetado pelo governador nesta quarta-feira, dia 22 de junho.
Ele destaca que o setor industrial vai se manter mobilizado. “Precisamos reverter este equívoco, pois a lei reflete um longo trabalho conjunto entre a sociedade e a Assembleia Legislativa. Em caso de empate na discussão de questões tributárias, passará a prevalecer a interpretação mais favorável ao contribuinte”, afirma, salientando que é necessário reconhecer e valorizar a importância da atividade empresarial, especialmente a da indústria, para a geração de empregos, impostos e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Temos a convicção de que a sociedade catarinense, representada pelos deputados, vai restituir a decisão da Assembleia, derrubando o veto. Não só porque é o melhor para Santa Catarina, mas por uma questão de justiça”, completa Aguiar.


TOPÁZIO LEVA APUNHALADA PELAS COSTAS

Florianópolis – Sindicato que lidera a greve na cidade de Florianópolis, age com amadorismo, com total manipulação e covardia, além de omitir informações aos servidores públicos que representa, também de forma arrogante e orgulhosa nem se quer levou a proposta para assembleia, o prefeito da capital não pode fazer milagres, quem está sendo prejudicado nessa história toda é a população.
Topázio Neto, reiterou que está aberto a negociações e fazendo o possível para que todos os servidores possam ser beneficiados de forma ética e consigam receber em dia. Para quem conhece órgãos públicos sabe que é muito complicado atender todos os pedidos, pois a grande maioria só enxerga seu próprio umbigo.
A proposta feita pela Prefeitura de Florianópolis ao sindicato prevê ganhos acima da inflação para vários segmentos.


PONTICELLI NA COORDENAÇÃO

Santa Catarina – O governador Carlos Moisés (Republicanos) convidou o prefeito de Tubarão, Juarez Ponticelli (PP), para assumir a coordenação da campanha e teve resposta positiva.
Ponticelli reiterou que aceitou o convite e argumentou que o governador acertou na política municipalista que ele deseja ver na gestão que ele ainda tem a cumprir: 2 anos. Ele disse que Tubarão recebeu mais de R$ 100 milhões do governo estadual para obras históricas reivindicadas a décadas pela população.


REUNIÃO DO MDB

Santa Catarina – Segunda-feira (27), o partido MDB de Santa Catarina fará reunião no Hotel Castelmar na capital do estado, marcada para às 14h30, a reunião terá como pauta principal, a deliberação para vaga no Senado Federal, podendo também ter como pauta a união do MDB com o Governador Moisés (Republicanos) para reeleição ao governo do estado, até o presente momento não vimos Carlos Moisés afirmar, muito menos com empolgação, que Antídio Lunelli será seu vice na disputa.


CINE INDI

Chapecó – A Mostra Itinerante de Cinema Independente (CINE INDI) chega a 3ª edição em 2022. A programação acontece nos meses de maio, junho e julho e é totalmente gratuita.
Serão realizadas sessões de filmes produzidos e realizados em Chapecó e região em escolas públicas e programas sociais. O CINE INDI também realizará duas oficinas de realização audiovisual em escolas públicas da rede municipal de ensino de Chapecó.
Nesta edição, o projeto vai além. A programação conta com a apresentação do espetáculo Vozes Vivas, da Cia ContaCausos, no dia 22 de junho, e show com os Irmãos Panarotto no dia 02 de julho. Os espetáculos acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Efapi, em Chapecó.


Foto: Divulgação