FIESC é aplaudida; Plano Diretor em Florianópolis…
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Santa Catarina – Nesta quarta-feira, 29, um grupo de 20 industriais de Santa Catarina participaram do encontro com os pré-candidatos à presidência da República: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB). O pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva declinou do convite feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade que promoveu o evento em Brasília. Foram apresentadas as propostas do setor para o desenvolvimento do país. A comitiva catarinense é liderada pelo presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e hoje, dia 30, participa do Encontro Nacional da Indústria, iniciativa que reunirá 1,2 mil dirigentes do setor.
Durante o encontro, Aguiar perguntou ao presidente Jair Bolsonaro como ele pretende promover uma política tributária e industrial que, efetivamente, promova o desenvolvimento sustentável do Brasil, respeitando o pacto federativo e o equilíbrio fiscal. “É reconhecido internacionalmente que a indústria é uma alavanca para o crescimento e o enriquecimento dos países, especialmente pelas oportunidades de desglobalização geradas pela pandemia e que podem ser maximizadas rapidamente. Entretanto, é preciso criar o ambiente e as condições favoráveis em relação à burocracia, impostos, investimentos, logística e infraestrutura. Há algumas semanas, o senhor anunciou a oportuna decisão de reinstituir o Ministério da Indústria e Comércio e confirmou isso hoje. E aqui tem um excelente fórum para ajudar a construir uma política industrial para o Brasil”, disse Aguiar, sob aplausos da plateia, ao dirigir sua pergunta a Bolsonaro.
Em sua resposta, Bolsonaro citou a redução do IPI como exemplo de medida para diminuir a carga tributária, diante do desafio de aprovar uma reforma ampla no Congresso Nacional. Também destacou a desoneração da folha de pagamento, que abrange 17 setores, mas adiantou que o governo estuda ampliá-la. Ainda em seu discurso, ele fez um balanço das principais ações do governo no enfrentamento à pandemia, como o auxílio emergencial, o Pronampe, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem), a Lei de Liberdade Econômica, a modernização de normas trabalhistas, além do leilão do 5G.
PLANO DIRETOR EM FLORIANÓPOLIS
Florianópolis – A comunidade do distrito do Ribeirão da Ilha participou em peso da primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor realizada na noite desta quarta-feira (29) na Escola do Futuro, na Tapera. A primeira parte da audiência teve apresentação dos pilares e diretrizes da revisão, seguida do diagnóstico e propostas específicas para o distrito.
O primeiro munícipe a fazer uso da palavra foi o professor dr Nereu do Valle Pereira, que parabenizou a organização da audiência. Na sequência, diversos moradores, vereadores, representantes de associações manifestaram suas críticas e sugestões.
“Este momento de audiência é um dos mais importantes, pois vai permitir que a revisão reflita os anseios dos moradores de cada distrito e, também, que a prefeitura possa expor as propostas nascidas a partir de diagnóstico e estudos técnicos”, explicou o prefeito Topázio Neto (PSD).
O cronograma de audiências, a consulta pública e todos os materiais da revisão estão no site da Prefeitura de Florianópolis.
CORREDOR ELÉTRICO CATARINENSE
Santa Catarina – Celesc e Governo do Estado, em parceria com a Fundação Certi, lançaram nesta quarta-feira, o Corredor Elétrico Catarinense — um dos maiores do Brasil, com mais de 1.500 quilômetros de rotas eletrificadas em sua totalidade. Ao todo, 34 estações de recarga estão instaladas de Norte a Sul e de Leste a Oeste de Santa Catarina, interligando os estados do Sul via BR-101. A solenidade ocorreu em uma estação de recarga, na SC-401, em Florianópolis. O projeto conta com R$ 7,1 milhões em investimentos da distribuidora e cerca de R$ 200 mil de parceiros selecionados por chamada pública.
“Essa iniciativa da Celesc mostra que é possível incentivarmos as pessoas optarem por uma alternativa de menor impacto, ruído e poluição. Também é uma escolha mais econômica, porque Santa Catarina e Brasil produzem energia limpa, a partir de fontes renováveis”, observou o governador Carlos Moisés (Republicanos).
ECONOMISTA DANIELLA MARQUES
Brasil – A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, foi nomeada nesta quarta-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro como nova presidente da Caixa Econômica Federal, em substituição a Pedro Guimarães, que pediu demissão após denúncias de assédio sexual. A exoneração de Guimarães e a nomeação de Daniella Marques foram publicadas no final da tarde em edição extra do “Diário Oficial da União”.
A economista Daniella Marques está no governo Bolsonaro desde o início do governo. É uma das assessoras de maior confiança do ministro Paulo Guedes, da Economia. Ela começou como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, em janeiro de 2019. Da equipe original de Guedes, grande parte já deixou o governo.
PROCON SC EM BRASÍLIA
Brasília – Tiago Silva, diretor do Procon de SC, esta essa semana no Congresso Nacional em Brasília para acompanhar de perto a tramitação dos Projetos de Lei 1575 e 1579 que pretendem assegurar procedimentos fora do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde, ou seja, para que tratamentos fora da lista também sejam cobertos pelos planos de saúde, o diretor também participou da reunião de diretores dos Procons do Brasil para discutir as medidas que serão tomadas com base na Lei Complementar N. 122, que visa garantir a redução do valor da gasolina em todo território nacional. É nosso papel tentar minimizar os prejuízos causados à população com os aumentos sequenciais dos combustíveis nos últimos meses.
APICULTURA EM CHAPECÓ
Chapecó – Os três estados do sul respondem por cerca de 40% da produção de mel do Brasil. A região tem 66.554 apicultores e meliponicultores, sendo 12.491 no Paraná, 16.838 em SC e 37.225 no Rio Grande do Sul. Parte representativa desse universo estará na capital do oeste catarinnse em Chapecó, nesta semana, para participar dos principais eventos técnicos e científicos da cadeia produtiva do mel programados para hoje 30/06, sexta-feira 01/07 e sábado 02/07.
Participarão 1.500 pessoas, entre pesquisadores, produtores, universidades, instituições de pesquisa, entidades e autoridades do setor. As atividades incluem 76 palestras que serão desenvolvidas.
A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC) com apoio do Sebrae/SC, Senar/SC, Epagri, UFRGS, Udesc, Unochapecó e Associação dos Apicultores de Chapecó. Entre os participantes estarão produtores e pesquisadores do Chile, Bahia e Mato Grosso do Sul, além de 300 do Paraná e do Rio Grande do Sul.
FOSSÁ E SORGATTO
Chapecó – Na sexta-feira, (01), serão lançadas as pré-candidaturas do MDB de Chapecó para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e a Câmara dos Deputados: Cleiton Fossá para deputado estadual e de Leandro Sorgatto para deputado federal. O encontro está agendado para às 19h, no Centro Comunitário do Bairro Santo Antônio, em Chapecó.
Fossá tem a experiência de dois mandatos como vereador e uma candidatura a prefeito de Chapecó nas últimas eleições, se consolidando como uma liderança política, já Sorgatto concorrerá pela primeira vez a um cargo eletivo e carrega a experiência de mais de 20 anos como empreendedor e gestor educacional.
PSOL EM CRICIÚMA
Criciúma – No próximo domingo, 03, o Movimento Bem Viver estará presente com toda a sua força no sul do estado, em Criciúma onde ocorrerá o lançamento da pré candidatura Mandata Feminista do Bem Viver, pelo PSOL. A mandata feminista traz as forças da juventude climática e da luta ambiental representada pela pré co-candidata de Criciúma Mariana Furlan Sartor e de outras mulheres de diversas lutas.
Foto: Divulgação