MDB-SC abençoado por LHS; FHC é Lord…

por Richard Ritter – @richardritteroficial

Santa Catarina – MDB-SC é o maior partido no estado catarinense, ainda é difícil de acreditar que o partido conseguiu se dividir e vai tocar para frente as eleições de forma divorciada, em clima de velório. Falta de organização? Por favor me contém outra, a disciplina é essencial, partido grande, forte e com potência para ganhar o estado. Excesso de vaidade ou acertos que deixam valores financeiros falar mais alto? Falta de regras não foram. Acontece que tem político que se diz experiente, mas esquece que tem um único defeito, fala de mais e sem pensar, o resultado não poderia ser diferente. Falecido Luiz Henrique da Silveira que os abençoe, a caminhada é “por toda Santa Catarina”.
Dois veteranos, presidente Edinho Bez almoçou na segunda-feira, 4, com o ex-senador, Neuto de Conto. Duarante a conversa, eles trocaram informações sobre a política estadual e nacional.
“Emedebista histórico, Neuto de Conto pode nos ajudar a construir um projeto que agregue todo o partido”, destacou o presidente Edinho Bez. Conto tem 56 anos de história no MDB e Bez acumula 37 dedicados ao partido.


MALDANER NO SENADO

Santa Catarina – Perto a convenção partidária do partido MDB-SC, que acontecerá no próximo dia 23 de julho, Celso Maldaner colocou seu nome a disposição da convenção para disputar a vaga ao Senado Federal.
Maldaner afirmou que quer continuar o legado deixado pelos ex-senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira, potência Celso tem, conhecido em diversos cantos deste estado, já fez muito por todos, leva consigo o nome de Casildo e os conselhos de LHS.
“Sempre com a chama do Manda Brasa aquecendo nosso coração em direção a boa política e ao bem do povo catarinense e brasileiro.” definiu Maldaner.


GABRIELZINHO É ESTADUAL

Santa Catarina – Gabriel Meurer dá a largada, Gabrielzinho é pré-candidato a deputado estadual pelo Podemos, um dos vereadores mais lembrados da cidade de Florianópolis, Gabrielzinho luta pelas bandeiras: Pessoas com Deficiência, Defesa do Cidadão e Transparência. Agora o objetivo é estadual.
“Foram anos de trabalho para chegar a este momento tão importante na minha vida. Ser pré-candidato a deputado estadual é resultado de um trabalho com amor, parceria e tudo de melhor que adquiri nos últimos anos com pessoas que seguem nesta caminhada comigo.” definiu Gabrielzinho.


LDO DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – O projeto de lei 18416 de 2022 que trata das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Florianópolis para o exercício de 2023 foi aprovado nesta terça-feira (5) com 17 votos favoráveis e seis contrários. A LDO tem como principal função estabelecer as prioridades e metas da administração pública municipal; a estrutura e organização do orçamento; a execução orçamentária e suas alterações; as disposições relativas à dívida pública municipal, às despesas do Município com pessoal e encargos sociais, e as alterações na legislação tributária do Município.
O presidente da Câmara, vereador Roberto Katumi Oda (PSD) destacou o cumprimento da Casa Legislativa com a Lei Orgânica do Município. “Aprovamos aquilo que é de direito do Executivo, que é o responsável por planejar a cidade, e assim a Câmara, na sua ampla maioria aprovou o orçamento para 2023”, disse Katumi.
O relator do projeto, vereador Jeferson Backer (PSDB), ressaltou a decisão de aprovar o projeto em seu formato original. “Em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda, analisamos as emendas apresentadas pelos vereadores, e a decisão foi de manter o projeto original do Executivo.


PACOTE DO DESESPERO

Brasília – O senador José Serra (PSDB) foi o único a votar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia uma série de benefícios sociais às vésperas da eleição e decreta estado de emergência para blindar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de punições da Lei Eleitoral. Serra argumentou que o pacote viola a Lei de Responsabilidade Fiscal e fura o teto de gastos – a regra que limita o crescimento das despesas do governo.
As medidas, na visão dele, vão levar a uma perda da credibilidade fiscal do País, o que pode alimentar a inflação e levar o Banco Central a elevar ainda mais os juros.
Após a inclusão de novas benesses, o custo do “pacote do desespero”, como técnicos passaram a chamar a PEC, ficou em R$ 41,25 bilhões fora do teto. Para blindar o presidente de eventuais punições da Lei Eleitoral, foi incluído na PEC um estado de emergência nacional, criticado pela oposição, que, apesar disso, votou a favor da proposta. A legislação impede, em situação normal, a ampliação ou adoção de benesses em ano eleitoral, exceto em caso de estado de emergência ou calamidade.


JUDEUS E JUDIAS CONTRA BOLSONARO

Brasil – Judeus e judias lançaram, nesta terça-feira (5), um manifesto contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) e de apoio a Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano. Entre os signatários estão os professores da Universidade de São Paulo (USP) André Singer e Raquel Rolnik, o advogado Alberto Toron e o vereador de São Paulo Daniel Annenberg (PSDB). No documento, que será lançado em evento online, os integrantes do grupo afirmam que a eleição será decidida entre Bolsonaro e Lula e que, nesse contexto, não há espaço para a terceira via.


FHC É LORD

Brasil – Como um verdadeiro “Lord”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com muita educação e principalmente diplomacia recebeu em sua casa a visita do amigo Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Conversaram longamente sobre os desafios da democracia em todo o mundo e também sobre a sólida e linda amizade entre o Brasil e Portugal.


AMIN É CONTRA A PEC 34/2021

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça promoveu nesta terça-feira (5), audiência pública para debater a proposta que inclui na Constituição a possibilidade de deputado e senador ocupar cargo de embaixador sem perder o mandato. A PEC 34/2021 é de autoria do senador Davi Alcolumbre e outros. O senador Esperidião Amin (PP) se posicionou contrário a esta PEC, pois considera esta iniciativa inadequada do ponto de vista Constitucional. Segundo, não vê interesse público nela, pois entende que não atende a melhoria do serviço que se presta, pelo contrário, tende a comprometer a qualidade.


MOÇÃO DE APLAUSOS À JUÍZA

Florianópolis – O vereador Maikon Costa da Câmara Municipal de Florianópolis, do partido PL, mesmo partido do presidente Bolsonaro e do pré-candidato ao governo do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, entregará Moção de Aplausos, à juíza de direito Joana Ribeiro Zimmer, por tentar impedir por “certo tempo” o aborto na criança de 10 anos estuprada pelo filho do padastro.
Conheço o Maikon Costa, um baita vereador e uma pessoa muito bacana, agora dessa vez, ele vai ter que me desculpar, não vai me levar a mal, mas foi de mais. Maikon Costa deveria pensar, e se ele tivesse uma filha com 10 anos e ela fosse estuprada por um adolescente filho da madrasta, ou seja, filho da sua respectiva esposa no caso. Ou melhor, e se o Maikon Costa fosse uma criança de 10 anos, gostaria de ser estuprado na sua própria casa todos os dias pelo filho do padastro?
Esse é um dos grandes problemas de alguns políticos que se dizem conservadores, todos vivem no bem bom, nenhum com dificuldades, apenas a dificuldade de enfrentar a esquerda, mas nenhum se coloca no lugar dos outros, verdadeiramente falta uma colher de empatia na receita.


FALTOU O RÓGER

Santa Catarina – Quatro ex-presidentes da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) foram homenageados na segunda-feira, 04, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Ademir Arnon, Cyro Barreto, Moacir Pereira e Osmar Teixeira – receberam homenagem na Sessão Especial promovida para celebrar os 90 anos da entidade. A sessão contou com a presença de autoridades, jornalistas, parceiros e dirigentes de entidades empresariais, mas muito tem se comentado desde o término da Sessão Especial por centenas de pessoas, a falta de lembrança do nosso falecido colega jornalista Róger Luciano Bitencourt, marido da nossa colega jornalista Karin Verzbickas.
Eu fui nadador profissional por alguns anos, depois triatleta, conheci o Róger em uma prova de ciclismo, era um baita de um cara, tanto para o esporte quanto para o jornalismo, resume em uma palavra, determinação, Róger era determinado, assim lutava pelo jornalismo.
Um evento e um grande erro, a direção de Projetos Especiais da ACI falhou feio, ao menos nos discursos deveriam ter lembrado, ninguém mencionou, se quer lembraram do Róger. Mas seguimos, vamos em frente, observando e analisando.


CONSTÂNCIO DÁ A LARGADA

Santa Catarina – Acompanhado dos pré-candidatos ao governo do estado Gean e Eron, e senador Raimundo Colombo, foi lançada a pré-candidatura a deputado estadual do ex-secretário Constâncio Maciel (UB) na capital catarinense.
Constâncio entra no páreo com experiência política de vereador, secretário da fazenda e administração de Florianópolis e São José, e secretário de estado por Santa Catarina.


Foto: Divulgação