TRE-SC nas eleições 2022…

por Richard Ritter – @richardritteroficial

Santa Catarina – “A imprensa exerce a função ímpar na nossa sociedade de proteger a informação. E diga-se, informação correta, verdadeira, que contribui para o sempre necessário fortalecimento da nossa democracia”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, ao abrir a Coletiva de Imprensa Eleições em Pauta promovida nesta terça-feira (9), na sede do TRE, em Florianópolis. O evento contou com a presença também de demais membros da Alta Administração do Tribunal, especializados em diversos assuntos como perfil do eleitorado catarinense, registro de candidaturas, propaganda eleitoral, cargos em disputa e ordem de votação, mesários, locais de votação, custo da eleição, aplicativos da Justiça Eleitoral, urna eletrônica e auditorias, combate à desinformação, divulgação dos resultados e prestação de contas.
Ao falar sobre os desafios que estão por vir, o presidente da Corte Eleitoral ponderou que os recorrentes ataques à democracia reforçam a necessidade de sua existência e defesa. “A democracia só existe pela ação constante de quem quer preservá-la. E tenho a mais absoluta certeza de que, neste dia, estou diante daqueles e daquelas que compartilham conosco dessa valorosa função”, dirigiu-se aos jornalistas o desembargador Leopoldo Brüggemann.


HORA POLÍTICA REALIZA ENQUETE

Santa Catarina – O Portal Hora Política é o primeiro Portal especializado em política e economia do estado de Santa Catarina a realizar uma enquete eleitoral profissional na história, consagrado por ser o pioneiro em diversos requisitos no jornalismo político e econômico no estado, o Portal Hora Política novamente saí na frente e realiza a primeira enquete eleitoral profissional feita por um Portal de internet ramificado em política e economia.
O diretor geral do Grupo R, o jornalista Plinio Ritter, destacou que a enquete além de fazer a sondagem da opinião dos eleitores a respeito das candidatas e dos candidatos que podem disputar ou já concorrem no pleito, também respeita a opinião do eleitor podendo votar com tranquilidade e segurança, sendo aceito somente um voto por I.P., após o termino do período de realização da enquete, o resultado será amplamente divulgado nos veículos do Grupo, em TV Digital, Rádio Digital, Portal e Editora.
A Enquete Hora Política – Eleições 2022 tem o levantamento, período de realização e duração de 08 a 13 de agosto de 2022, a divulgação do resultado no dia 14 de agosto de 2022, por tanto, o eleitor pode votar até o dia 13 de agosto diretamente no Portal Hora Política – www.horapolitica.com.
O jornalista diretor geral de jornalismo do Portal Hora Política, Richard Ritter, afirmou que a Enquete Hora Política – Eleições 2022 é totalmente realizada com recursos próprios, pelo Portal Hora Política Jornalismo Político Digital, empresa do R Grupo Comunicativo, por meio de internet.


IDENTIFICAÇÃO DE IDOSOS

Santa Catarina – O símbolo utilizado para a identificação preferencial de idosos não pode ser pejorativo, nem nivelar todos os maiores de 60 anos como cidadãos frágeis. É isso que pretende o Projeto de Lei (PL) 274.3/2022, da Deputada estadual Ada De Luca (MDB).
A intensão é que o símbolo atual seja substituído por um novo desenho, com uma figura acompanhada da inscrição 60+. “Eu tenho mais de sessenta anos e não me sinto representada pelo símbolo atual, que retrata a imagem de uma pessoa curvada para frente, apoiada em uma bengala. Essa é uma visão equivocada e ultrapassada das pessoas idosas”
O projeto, que está alinhado com mobilizações da sociedade civil, pleiteia que a nova imagem reflita a real condição dos maiores de 60 anos, ou seja, pessoas com mais vitalidade, mais saudáveis, mais ativas e mais produtivas. Na justificativa, a Deputada afirma que a proposta “estabelece respeito às pessoas idosas e tem como finalidade de protegê-los, para não incorrer no fortalecimento de juízos constrangedores e preconceituosos.


PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – O ciclo de audiências públicas da revisão do Plano Diretor chegou ao fim nesta segunda-feira (08), com a Audiência Pública Final, que aconteceu no CentroSul. O evento público que contempla todos os 13 distritos da Capital ouviu moradores e representantes da comunidade em mais uma oportunidade de participação na construção do projeto de lei.
“Estamos encerrando uma etapa importante, mas não acabam aqui as formas de contribuir com a revisão”, explicou o prefeito Topázio Neto (PSD), destacando que a consulta pública segue disponível no site da Prefeitura até o dia 12/08. O prefeito também relembrou o anúncio da Abertura do Ciclo de Debates sobre a minuta no âmbito do Conselho da Cidade, feito em coletiva de imprensa pela manhã. “Neste evento, além da apresentação da minuta, a população terá retorno sobre temas importantes, esclarecidos pelos próprios técnicos”, completou.


FELIPE D’AVILA EM SC

Santa Catarina – O pré-candidato a presidente pelo Partido Novo, Felipe d’Avila, visita Santa Catarina nesta semana. O cientista político cumpre agenda no Sul do estado e na região da Capital em eventos abertos ao público. O pré-candidato a vice, o deputado federal Tiago Mitraud, também participa da programação, que promete reunir muitos filiados na semana que antecede o começo da campanha eleitoral.


D’AVILA PROCESSA LULA

Brasil – O pré-candidato do Novo à presidência Felipe d’Avila acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (4) para pedir que Lula seja condenado por campanha eleitoral antecipada. O cientista político argumentou que, na convenção do PT em Teresina, Lula pediu votos para si e para os correligionários postulantes ao Senado e ao governo do Piauí.
D’Avila é mestre em Administração Pública e fundador do Centro de Liderança Pública (CLP). Escritor, casado, pai de quatro filhos, é um defensor da liberdade. Através da atuação no CLP, já impactou 1 em cada 5 municípios brasileiros que promoveram políticas públicas voltadas a diversas áreas (primeira infância, gestão, saúde, infraestrutura, entre outras).


PROBLEMA BOM PARA DÁRIO

Santa Catarina – O senador Dário Berger, candidato à reeleição pelo PSB, tem dito que terá que lidar com um “problema bom” durante a campanha. De acordo com o senador, há muita coisa para mostrar, que envolve desde a sua gestão como prefeito de São José e Florianópolis até a sua atuação no Senado Federal, o que faz com que algumas conquistas importantes possam ficar de fora dos programas eleitorais.
Dário ocupou cargos relevantes na mais alta Casa legislativa do país e obteve vitórias significativas para Santa Catarina. Foi o primeiro parlamentar catarinense da história a presidir a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, a Comissão de Educação e a Comissão de Infraestrutura.
A construção da terceira pista na Via Expressa da BR 282, na entrada da capital catarinense, por exemplo, é resultado do desempenho de Dário em Brasília, além da aprovação de projetos como o Fundeb – fundo que financia a educação básica pública e seria extinto em 2020, mas após a aprovação da proposta foi garantido na Constituição com acréscimo de recursos destinados pelo governo federal aos municípios.


PACHECO É HOMENAGEADO

Brasil – Homenageado na segunda-feira (8) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, afirmou que declarações como o Manifesto em Defesa da Democracia, divulgado pela ordem, são sempre bem-vindas e que a democracia é o melhor caminho para o país. Pacheco foi homenageado com a medalha Raymundo Faoro, dedicada a personalidades que se destacam na preservação do Estado democrático de direito.
De acordo com o presidente do Senado, em momentos de “bifurcação nacional”, a OAB, quando instada a se manifestar, sempre escolheu o “caminho da luz, da democracia, da lei e da obediência constitucional”. Para ele, qualquer manifestação contra o Estado democrático de direito e o sistema eleitoral merece uma reação da sociedade e é isso que tem sido feito por meio de declarações e cartas em defesa da democracia.


Foto: Divulgação