966 candidaturas em SC; 28.274 candidatos no Brasil…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – As Eleições 2022 serão as maiores da história de Santa Catarina não só em número de eleitores, mas também de candidatas e candidatos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) recebeu 966 pedidos de registro de candidaturas de 28 partidos políticos. Um aumento de 23,21% em relação às Eleições 2018, quando 784 concorrentes disputaram o pleito eleitoral.
A maioria dos pedidos é para o cargo de deputado estadual (606 inscritos), seguido por deputado federal (307), senador (11 + dois suplentes cada) e governador (10 + vice-governador cada). Destes, 67% são do gênero masculino (651) e 33% do gênero feminino (315). A faixa etária com maior número de inscritos vai de 40 a 44 anos (176 pessoas), e as candidaturas à reeleição somam 44.
Quanto ao grau de instrução, 653 possuem diploma de curso superior, 136 concluíram o ensino médio e 110 têm superior incompleto. A maior parte se declarou da cor branca (804), depois parda (94) e preta (60). Os casados prevalecem com 55% e dentre as ocupações, sobressaem empresários (179) e advogados (93). Os números correspondem às estatísticas eleitorais.


28.274 CANDIDATOS NO BRASIL

Brasil – Um total de 28.274 candidatos concorrem às eleições gerais deste ano. No próximo dia 2 de outubro, um eleitorado de 156.454.011 brasileiros está apto a eleger o presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.
Para o Senado, o TSE registra 235 candidaturas, ou 8,7 candidatos por cadeira em disputa (este ano, um terço dos 81 assentos). A “relação candidato/vaga” é maior para a Câmara Legislativa do Distrito Federal: são 591 candidatos para os 24 lugares disponíveis, ou 24,63 por assento.
O total de candidatos acima inclui os postulantes a vice-presidente, vice-governador e suplentes de senador, que são eleitos juntamente com os cabeças de chapa. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estão sujeitos a atualização durante a campanha, à medida que os registros das candidaturas são analisados. Este ano ocorreu uma ligeira queda no número total de candidatos, de 2,8%, de 29.085 para 28.274.


MULHERES NA POLÍTICA

São Paulo – Simone Tebet (MDB) participou do encontro “Mulheres na Política”, em São Paulo. O evento foi organizado por Teresa Bracher e contou com a participação de cerca de 750 pessoas, no Club Homes, na Avenida Paulista. A lista de convidadas incluía nomes do mercado e da filantropia, em áreas que iam da advocacia às artes plásticas, passando pelo varejo (caso de Luiza Helena Trajano, por exemplo).
No evento, a parlamentar respondeu perguntas da plateia por quase uma hora. Entre os temas, havia um pouco de tudo: política, formas de abertura de espaços para mulheres na sociedade, propostas de governo e vida pessoal. Simone arrancou aplausos da plateia em diversas ocasiões.


HERMANOS NA CRISE

Internacional – A crise econômica sem precedentes na história enfrentada pela Argentina parece não melhorar. Em julho, a inflação no país subiu 7,4%, o que representa o maior aumento mensal entre os países da América Latina. O índice superou, inclusive, a Venezuela, que no mesmo período teve alta de 5,3%.
A população argentina tem passado por dias difíceis. Houve forte queda no poder de compra e, para piorar, a moeda do país atingiu recordes de desvalorização frente ao dólar no primeiro semestre deste ano.
No mesmo período, o Brasil foi o único país da região que registrou deflação, com os preços caindo a 0,68% no mês. Trata-se da maior redução de preços mensal da história.


XANDÃO E MITO ROUBAM A CENA

Brasil – Com um longo histórico de confrontos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Alexandre de Moraes, que assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), protagonizaram uma cena que rendeu milhares de comentários nas redes sociais.
Na terça-feira, 16, durante a cerimônia de posse do magistrado, os dois conversaram e deram risadas durante determinado momento do encontro, com direito a uma ‘conversa ao pé do ouvido’.


DÉCIO FAZ PROMESSA

Santa Catarina – O candidato ao governo de Santa Catarina pela coligação Vamos Juntos Por Santa Catarina (PT, PSB, PCdoB e PV), Décio Lima, prometeu revogar a cobrança de 14% sobre os aposentados catarinenses como primeiro ato de governo, caso seja eleito.
Ao lado dos candidatos a vice e Senado na chapa, Bia Vargas e Dário Berger, Décio Lima participou nesta terça-feira (16) de um ato organizado pela Sintespe (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina), Sinte/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina) e CUT (Central Única dos Trabalhadores).


EDINHO PERCORRE

Santa Catarina – Seguindo a agenda do primeiro dia de viagem pelo estado, o presidente do MDB-SC, Edinho Bez participou de um jantar com lideranças emedebistas das regionais de Brusque, Itajaí e Blumenau. O evento contou com presença de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, coordenadores regionais, entre outros.
Na estrada desde segunda-feira, 15, o presidente estadual do MDB e segundo suplente ao Senado, Edinho Bez, chega às regiões Serrana e Meio Oeste, nestas quarta e quinta-feira, 17 e 18 de agosto. Seguindo um roteiro de viagem por toda Santa Catarina, o presidente encontra lideranças emedebistas de Lages, São Joaquim, Curitibanos, Campos Novos, Água Doce e Joaçaba, em reuniões que fazem parte de uma ampla jornada de mobilização na campanha e têm como objetivo fortalecer candidaturas do partido nas regiões do estado.
Edinho Bez iniciou o roteiro MDB POR TODA SANTA CATARINA pelas regiões Amfri e Vale do Itajaí, na segunda e na terça-feira, 15 e 16 de agosto. Após os encontros na Região Serrana e no Meio Oeste, o presidente do MDB-SC segue rumo ao Extremo Oeste do estado, chegando no sábado, 20, e dando continuidade a outras reuniões pelo estado na semana posterior. Além de coordenadores regionais do partido, Edinho Bez se reunirá com presidentes de diretórios municipais, candidatos, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, entre outros.


GEAN E ERON É A DUPLA QUE MAIS CRESCE

Santa Catarina – No primeiro dia oficial de campanha ao Governo do Estado, terça-feira (15), o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (PSD) participou, junto aos outros sete candidatos, do debate promovido pela Rádio CBN Diário. Gean e Eron estão conquistando o eleitorado catarinense, dois políticos jovens com experiência e muita visão empreendera, os adversários nesta eleição de 2022 aceitando ou não, a verdade precisa ser dita, Gean e Eron é a dupla que mais cresce em comparativos nas métricas de intenção de voto.
Durante o debate, o candidato Gean abordou temas como saúde, educação, organização fiscal e secretariado. Sobre a estruturação das contas, Gean ressaltou a sua boa gestão econômica enquanto era prefeito da Capital, “Como prefeito de Florianópolis enxuguei a máquina pública, pagamos dívidas, diminuímos os cargos comissionados, fizemos 2 mil obras, deixamos dinheiro em caixa na prefeitura”.
Ao falar sobre saúde, o candidato destacou a marca deixada por sua gestão municipal, citando a criação do Alô Saúde, serviço pioneiro e referência em telemedicina no Brasil. Gean também ressaltou a importância de ter uma organização técnica das secretarias.


SOPELSA É PARABENIZADO

Santa Catarina – O vereador de Chapecó, Derli Maier (MDB), entregou nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), uma moção de parabenização da Câmara de Vereadores de Chapecó, aprovada por unanimidade, ao deputado e presidente do Parlamento, Moacir Sopelsa (MDB), pelo trabalho e dedicação ao desenvolvimento rural, agricultura e da pesca no estado. De acordo com o edil, quando atuou como secretário de Estado da Agricultura e da Pesca Sopelsa fez muito para o desenvolvimento econômico e social da região Oeste.
“Além de ser um deputado atuante por toda Santa Catarina, Moacir Sopelsa é um grande parceiro de Chapecó, com mais de R$ 2 milhões em emendas destinadas ao município em equipamento agrícolas e calcário”, destacou o vereador.
O presidente da Alesc agradeceu a homenagem e salientou que o homem público é aquele que precisa ter o reconhecimento do seu trabalho, quando voltado ao bem das pessoas. “Para o político que trabalha com seriedade, lealdade e transparência não tem nada melhor do que o reconhecimento das pessoas. É um gesto que nos faz feliz e mostra que estamos no caminho certo.”


PROGRAMA MEI UP

Chapecó – O microempreendedor individual (MEI) foi uma figura criada pela legislação para retirar da informalidade pequenos agentes econômicos, recebendo amplo apoio, assessoria e orientação do Sebrae. Santa Catarina tem cerca de meio milhão de MEIs formalizados. Agora, a prioridade é fortalecê-los para que cresçam em suas atividades e negócios. Para isso, o Sebrae/SC criou um programa inédito – o MEI UP.
O programa-piloto será lançado nesta quarta-feira (17), às 16 horas, no Pollen Parque, em Chapecó, com a chancela da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sebrae/SC, Pollen Parque, Unochapecó e Prefeitura Municipal. A proposição para criação do MEI UP foi da ACIC e a iniciativa ganha o status de programa nacional do Sebrae.
O ato de lançamento consistirá de apresentação do programa, manifestações das lideranças e palestra sobre “Desafios e oportunidades para o MEI expandir os seus negócios” com Igor Drudi, designer, mestre e professor de pós-graduação. Os interessados podem participar da palestra (gratuita) inscrevendo-se pelo link http://sebrae.sc/oportunidadesmei.
A partir do lançamento, no dia 17, abre-se o período de inscrições que segue até o dia 31 deste mês de agosto. Os participantes serão selecionados de 1º a 13 de setembro. A divulgação da lista dos selecionados ocorrerá dia 14 e o início das atividades do programa-piloto está previsto para dia 19 de setembro.
O programa MEI UP estabelece uma robusta capacitação que envolve 22 ações que somam 102,5 horas de capacitação presencial. Essas atividades serão desenvolvidas no decurso de 11 meses, com 26 encontros quinzenais.


Foto: Divulgação