Moisés lidera a preferência dos catarinenses…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – O Ipec, ex-Ibope, divulgou na terça-feira (23) pesquisa de intenção de voto para o governo de Santa Catarina. O atual governador, Carlos Moisés (Republicanos), aparece na frente, com 23% da preferência dos eleitores.
Não muito distantes, quase empatados tecnicamente em segundo lugar, vêm dois senadores: Jorginho Mello (PL), com 16% e Esperidião Amin (PP), com 15%. O ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (UB), tem 8%, e o deputado federal Décio Lima (PT), 6%. Os demais estão abaixo da margem de erro do levantamento, que é de três pontos.
Detalhe, somados os percentuais de brancos, nulos e indecisos, superam o de Moisés, 10% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou nulo, e 17% ainda não sabem.
E outro detalhe mais importante, a pesquisa espontânea do Ipec, quando o entrevistador não apresenta a lista de candidatos, nada menos que 64% dos catarinenses, disseram não saber em quem votar.


SIMONE EM SC

Santa Catarina – Acompanhado de diversas lideranças emedebistas, o presidente estadual do MDB/SC, Edinho Bez, recepcionou nesta terça-feira, 23, a senadora, candidata à presidência do Brasil, Simone Tebet. Em agenda de campanha, Tebet visitou o Teatro Bolshoi, em Joinville, e a Universidade do Vale do Itajaí, passando também em frente ao Porto de Itajaí.
Durante o roteiro de Tebet, estiveram presentes os deputados federais Carlos Chiodini e Celso Maldaner, e a deputada estadual Ada de Luca, além de diversas autoridades políticas e empresariais.


GEAN É EFICIÊNCIA

Santa Catarina – O candidato ao Governo de Santa Catarina, Gean Loureiro (PSD) abordou em debate político na terça-feira (23), temas como obras, saúde e salientou a importância de uma política pública efetiva que auxilie a mulher vítima de violência.
Ao falar sobre o tema violência contra mulher, Gean salientou o trabalho realizado como prefeito da Capital, e que é preciso fazer mais do que apenas estimular a denúncia: “Muitas vezes esquecemos que muitas mulheres não denunciam e nem saem de casa porque são dependentes economicamente do agressor. Quando fui prefeito, nós estabelecemos um salário para mulheres vítimas de violência por um ano, para que ela possa adquirir a sua independência. Isso estimulou a coragem da mulher em efetivamente denunciar. No Estado, precisamos de mais investimento em tecnologia e Segurança Pública, para dar estrutura e aumentar as investigações. Daremos apoio e liberdade econômica para que elas tenham condição de denunciar o agressor e saírem do ciclo de violência”.


AMIN EM ROTEIRO

Blumenau – O candidato ao governo do Estado, Esperidião Amin, fez roteiro em Blumenau na segunda-feira, 22, ao lado do seu candidato a vice-governador Dalírio Beber (PSDB).
Pela manhã fez uma visita cortesia ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Na sequência esteve na Associação dos Municípios do Vale Europeu, onde recebeu da mão do presidente da AMVE, Arão Josino, as pautas prioritárias dos municípios da região. Amin aproveitou a estada para almoçar na Vila Germânica.
No período da tarde, o candidato visitou o Centro de Inovação de Blumenau. Ele aproveitou para reiterar seu compromisso no setor da educação e tecnologia. Amin quer dar qualificação para o empreendedor, para o jovem que está iniciando, através da Inovação e novas tecnologias.
Na sequência foi ao Centro Empresarial de Blumenau para também receber as pautas prioritárias dos empresários da região. Esperidião Amin afirmou que a prioridade número 1 de Santa Catarina é a BR-470. Rodovia onde a economia do Estado passa, através dos produtos de valor agregado que SC produz.
Na parte final do roteiro, Amin ainda visitou a Associação Renal Vida. Encerrou no lançamento de dois candidatos a deputado estadual e federal da Coligação.


SORGATTO NO PÁREO

Xaxim – O lançamento da candidatura de Leandro Sorgatto para deputado federal pelo MDB/SC foi realizado no sábado (20), em Xaxim, junto com homenagem e aniversário do seu pai Gelson, que comemorou 75 anos na paleta, na vida política foi prefeito, vice-prefeito, deputado estadual e secretário de Estado. O lançamento foi marcado por muita emoção e com a presença de cerca de 1,5 mil pessoas. Apoiadores e lideranças do Oeste e também de todo o Estado, como das regiões de Joinville, Criciúma, Cunha Porã, Itapiranga, Lajeado Grande, Xaxim, Arvoredo e Marema, participaram do ato, na terra natal de Leandro Sorgatto.


COLOMBO REÚNE LAGES

Lages – Mais de 1,2 mil pessoas participaram do ato de arrancada da coligação Bora Trabalhar! (União Brasil, PSD e Patriota), em Lages, no sábado (20), organizado pelo candidato ao Senado Raimundo Colombo para consolidar as candidaturas de Gean Loureiro ao Governo do Estado e de Eron Giordani a vice-governador. O encontro, realizado no CentroSerra, contou com a presença de candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças dos três partidos. Todos os veículos que entraram no estacionamento foram adesivados com propaganda dos candidatos à majoritária e demais postulantes.


10.407 CANDIDATOS DISPUTAM 513 VAGAS

Brasil – Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 448 deputados federais atualmente em exercício vão concorrer a um novo mandato na Câmara dos Deputados nas eleições de 2 de outubro – o equivalente a cerca de 9 em cada 10 parlamentares. São 389 deputados e 59 deputadas que se recandidataram.
O número de recandidaturas supera o da eleição passada (2018), quando 406 deputados buscaram a reeleição.
Outros 49 deputados disputarão cargos diversos, no Legislativo e no Executivo. Somente 16 parlamentares não se candidataram a nenhum cargo, número inferior ao de 2018, quando 31 deputados decidiram não disputar a eleição.
Os partidos com mais candidatos à reeleição para a Câmara são PL (70), PT (53) e PP, PSD e União (os três com 44).
No total, segundo o TSE, 10.407 candidatos disputam as 513 vagas da Câmara dos Deputados, o que dá uma média de 20,3 candidatos por vaga.


Foto: Divulgação