Desfile de 7 de Setembro…
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Florianópolis – O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, foi acompanhado na manhã desta quarta-feira, em Florianópolis, pelo governador em exercício, Moacir Sopelsa (MDB), junto da primeira-dama Valentina Sopelsa. Apesar da chuva, a solenidade na Beira-Mar Continental, reuniu milhares de pessoas.
“É uma data muito importante. São 200 anos da Independência de um país que nos orgulha, que tem um povo ordeiro, trabalhador. Um país com muitas riquezas naturais, que nos dá a oportunidade de produzirmos 12 meses por ano. Esse é o Brasil que pode ser ainda maior e dar às pessoas cada vez mais dignidade e melhores condições de vida,” disse Sopelsa.
O desfile, reuniu mais de 5 mil pessoas, contou com a presença de estudantes, representantes de entidades civis e militares.
A organização do desfile foi da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Casa Militar do Governo do Estado, com participação dos comandos das guarnições militares da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, do Exército e Corpo de Bombeiros, além da Liga da Defesa Nacional e da prefeitura.
JUSTIÇA ELEITORAL INOVA
Santa Catarina – Os eleitores catarinenses, que foram os primeiros a utilizarem as urnas eletrônicas no país, terão mais uma inovação nas eleições deste ano. A solução tecnológica que visa atestar a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro é o aplicativo QR Tot, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), para trazer mais transparência na totalização dos votos e possibilitar uma apuração independente da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022, em âmbito estadual.
O aplicativo que poderá ser baixado a partir do final deste mês tem caráter inédito no país e foi compartilhado com o Ministério Público de Santa Catarina, por meio de Memorando de Entendimento assinado pelo presidente do TRE, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann; pelo procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin; pelo diretor-geral do TRE, Gonsalo Agostini Ribeiro; pela secretária-geral do MPSC, Ariadne Klein Sartori; e pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol.
O dirigente do TRE, Gonsalo Ribeiro, explica que o MPSC atuará de forma independente para planejar e organizar a leitura dos boletins de urna nos locais de votação, além de apoiar as leituras a serem realizadas por outros interessados no processo eleitoral que obtenham acesso ao aplicativo, em meios gerenciados e divulgados pelo órgão público. “Através da leitura e somatório independentes dos resultados apurados em cada seção eleitoral, será possível comparar e atestar a confiabilidade dos resultados obtidos pelo procedimento de totalização realizado pela Justiça Eleitoral.”
O Ministério Público recebeu orientação técnica do Tribunal quanto à instalação e uso da solução QR Tot, em celulares com o sistema Android, para efetuar a leitura dos votos computados em cada Boletim de Urna (BU), ao final da votação, integrando seus resultados ao somatório das leituras realizadas pelos demais usuários do sistema, em cada seção eleitoral do estado. Em Santa Catarina há 16.249 sessões eleitorais em 3.488 locais de votação, e com o aplicativo poderá ser verificado, individualmente, os votos de cada urna, zona, município e por candidato.
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS SEM A PRESENÇA DE LIRA, PACHECO E FUX
Brasília – A população brasileira aderiu aos atos comemorativos do bicentenário da Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (7).
Às 10h da manhã, o ponto da concentração já estava tomado pela multidão, que defendia o presidente Jair Bolsonaro (PL), vestia verde e amarelo, além de carregar bandeiras do Brasil e cartazes em defesa das liberdades, incluindo liberdades individuais, de expressão e de imprensa, pilares fundamentais da democracia, já outros passaram dos limites com cartazes completamente sem noção, injuriando e ameaçando ministros e autoridades.
Nenhum outro chefe de poder da República compareceu ao desfile cívico-militar em Brasília (DF) ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, não marcaram presença no ato.
ESKUDLARK ESTREIA
Santa Catarina – No primeiro dia como presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado Maurício Eskudlark (PL) recebeu lideranças políticas e empresariais do estado, manteve reuniões protocolares com diretores do Parlamento e concedeu entrevistas a emissoras de rádio. O parlamentar, que ocupava a 1ª vice-presidência da Casa, exercerá a presidência por 30 dias, mesmo período em que o deputado Moacir Sopelsa (MDB) deve ocupar a chefia do Executivo estadual.
O deputado reafirmou que pretende dar continuidade à linha adotada por Sopelsa à frente do Parlamento, buscando conferir agilidade na votação dos projetos, enxugando gastos e transformando os recursos públicos em benefícios e qualidade de vida para a população catarinense. “A política a gente não faz sozinho, trabalhar pelo estado, pela população, tem que ser em conjunto. E eu sempre digo que na política tem que gostar de pessoas, tem que saber ouvir. Que a gente possa, então, nesse trabalho, orgulhar cada pessoa que confiou na missão que assumimos.”
Foto: Divulgação