Na terra de Jorginho, prefeito Bigode anuncia apoio a Moisés…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Joaçaba – Em Joaçaba, reduto eleitoral do candidato ao governo catarinense Jorginho Mello (PL), o prefeito Dioclésio Ragbini, do PSDB, anuncia apoio à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos). “Com certeza Joaçaba já tem governador: Moisés 10”, afirma Bigode, como é conhecido.
Prefeito reeleito, Dioclésio usou suas redes sociais para reafirmar as “muitas conquistas realizadas com a parceria do nosso governador Moisés”. “Agradeço a atenção dele sempre com o nosso município”, disse.
O gesto de Bigode chama a atenção porque, além de ser da base eleitoral de Jorginho, vem de um tucano, do partido que indicou o vice do candidato Esperidião Amin (PP).
Durante o final de semana, Moisés passou por Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, Guaramirim, Porto União, Caçador, Rio das Antas, Videira e Joaçaba.


CLEBER FOSSÁ ASSUME NO LEGISLATIVO DE CHAPECÓ

Chapecó – Quem assume uma cadeira no legislativo municipal de Chapecó, é Cleber Fossá (MDB), um dos policiais civis no estado de Santa Cataria que têm um dos melhores currículos, desde piloto do SAER até especialidades em direito criminal, segurança pública, inteligência e professor universitário, agora assume com vereador na capital do oeste. Cleber é irmão do Cleiton Fossá, um dos candidatos a deputado estadual mais fortes e lembrados do estado nestas eleições de 2022.


CANDIDATURAS FEMININAS

Brasil – Um estudo fruto da parceria entre o Observatório Nacional da Mulher na Política, vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, e o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília mostra que é importante atuar junto aos partidos para que eles internalizem a necessidade de promover candidaturas femininas.
A legislação já exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas desde 1997, mas esse percentual só foi alcançado em 2014. O motivo é que os partidos interpretavam que precisavam apenas reservar os 30% e não preencher, o que foi corrigido depois.
Essa interpretação desfavorável, segundo a professora de Ciência Política da UnB Flávia Biroli, revela a predominância masculina nos partidos políticos. “Historicamente, eles tiveram ampla maioria masculina no controle dos recursos e na ocupação dos espaços, cargos eletivos e não eletivos inclusive”, afirmou.
Para ela, partidos políticos são espaços difíceis para as mulheres. Outro exemplo do desprestígio dos partidos em relação às mulheres, segundo a professora, é a baixa indicação delas para as chefias de secretarias municipais e estaduais. Esses postos poderiam alavancar candidaturas mais à frente. Hoje, apenas 13% das prefeituras são ocupadas por mulheres. “Se os partidos não indicam mulheres, isso significa que se subtrai delas a possibilidade de ter esse elo na construção das carreiras políticas”.


ELEITOR TERÁ INTERVALO DE TEMPO PARA CONFERIR VOTO

Brasil – As urnas eletrônicas terão um intervalo de tempo para que o eleitor possa conferir o seu voto antes da confirmação. A novidade para as eleições de 2022 foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é reduzir os votos equivocados.
O intervalo foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.
O eleitor votará cinco vezes no primeiro turno em 2022, e até duas vezes no segundo. Após cada voto, a urna impedirá a confirmação do voto pelo tempo de um segundo. Será um tempo extra para que o eleitor revise o número digitado e possa corrigir o voto, se for o caso. A correção pode ser feita mesmo após a liberação do botão “confirma”.
A mudança já foi incorporada ao simulador de votação do TSE. A ordem de preenchimento dos cargos na hora da votação começa pelo voto para deputado estadual ou distrital, seguido por deputado federal, senador, governador e presidente. No caso de segundo turno, o primeiro voto é para governador e o segundo, para presidente.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será no dia 30 de outubro.


UM GRANDE EVENTO DE UMA GRANDE CANDIDATA

Criciúma – Com a presença de mais de duas mil pessoas, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) lançou oficialmente sua candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados na sexta-feira (9), em Criciúma. Entre os presentes, estavam o prefeito do município, Clésio Salvaro (PSDB), e os candidatos à majoritária: Esperidião Amin (PP) e Dalírio Beber (PSDB) ao Governo do Estado e Kennedy (PTB) ao Senado Federal. O candidato a deputada estadual Acélio Casagrande também lançou sua campanha à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).


COBALCHINI NA PRESIDÊNCIA

Florianópolis – Nos próximos dois anos a Câmara Municipal de Florianópolis terá como presidente o vereador João Cobalchini (União Brasil) que venceu a eleição da mesa diretora por 12 votos a 11, durante disputa contra o atual presidente, o vereador Roberto Katumi (PSD).
Cobalchini é advogado e está no seu primeiro mandato no Legislativo Municipal. Atualmente ocupa o cargo de 1° vice-presidente da Casa. “Esse ato representa o diálogo e a compreensão. Faremos um mandato coletivo compartilhado. Agradeço aqueles que confiaram em mim e vou honrar cada voto”, declarou o vereador.
Além do presidente João Cobalchini, a Mesa Diretora será composta no biênio 2023/2024 também por vereador Claudinei Marques (Republicanos) – 1° vice-presidente, vereadora Manu Vieira (NOVO) – 2ª vice-presidente, vereador João Luiz da Bega (PSC)- 1° secretário, e o segundo secretário, vereador Renato da Farmácia (PSDB).
“Não serei o presidente de 12 vereadores, mas sim dos 23. Presidente Katumi fez uma bela gestão e eu quero conduzir da mesma forma, de uma forma democrática, onde todos os vereadores tenham espaço e voz. Teremos autonomia e harmonia com o executivo. A mesa é muito eclética e eu fico muito feliz, bons colegas e bons vereadores, não poderia ter sido uma mesa melhor”, enfatizou Cobalchini.


EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM ANTÔNIO CARLOS

Antônio Carlos – Foi um sucesso a 1ª exposição fotográfica no município de Antônio Carlos, o primeiro varal que aconteceu na cidade com fotografias do famoso fotógrafo Jerônimo do Carmo, além da exposição o município tem dado um banho de cultura nos últimos tempos, trabalhos que incentivam a arte e cultura nos munícipes. Cidade exemplo em Santa Catarina.


MALDANER E MÓSEIS SÃO DESTAQUES NO FIM DE SEMANA

Santa Catarina – Quem se destacou nesse fim de semana foi o candidato a senador Celso Maldaner (MDB) e o candidato a reeleição ao governo do estado o Governador Carlos Moisés (Republicanos) na produção de vídeo Master Celso.
Os episódios dos vídeos exploram a simpatia e a franqueza de Celso, apontadas em uma pesquisa realizada como pontos importantes e que chamam a atenção no candidato.
De avental personalizado e a irreverência de sempre, Maldaner recebeu o Governador Carlos Moisés, favorito nas pesquisas, Moisés segue firme na labuta de sempre, focado e estabilizado tende a emplacar sua reeleição. Na plateia, acompanhando atentamente as gravações estavam o governador interino de Santa Catarina, Moacir Sopelsa (MDB), e o candidato a vice de Moisés, Udo Dohler (MDB).


Foto: Divulgação