Morre o político e industrial Jair Phillippi
por Richard Ritter – @richardritteroficial
Florianópolis – O industrial Jair Phillippi, na manhã de domingo (18), aos 90 anos, deixa um exemplo de persistência, superação e visão empresarial. O empresário que nasceu em Águas Mornas e construiu sua vida empresarial em Bom Retiro (onde também foi prefeito). Philippi foi condecorado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.
Nascido em Teresópolis, no município de Águas Mornas, terceiro de uma família de 12 filhos, ainda em sua infância mudou com a família para Lages e depois para Bom Retiro. Aos 14 anos, teve que interromper os estudos para ajudar a mãe, quando da morte do pai. Aos poucos foi assumindo os negócios da família, compostos então, por duas serrarias. Em 1961, comprou sua própria serraria. Posteriormente, ao perceber que a madeira estava se tornando escassa, diversificou os investimentos e mais de 15 empresas em ramos como construção civil, pré-moldados, postos de combustíveis, além de produção de maçã e de soja.
Sempre teve grande dedicação ao associativismo e na atividade pública. Sua incursão na política se deu em 1963, quando elegeu-se vereador em Bom Retiro. Mais tarde, se tornou prefeito do mesmo município.
Jair Philippi deixa a esposa Luiza Helena Meyer Philippi, os filhos Arno, Luciana, Fernando e Jair, e 10 netos.
JULIO GARCIA É DESTAQUE
São José – Em uma noite memorável no município de São José, com uma baita estrutura e organização, o candidato a reeleição para deputado estadual, Julio Garcia (PSD), Lançou sua campanha em meio a agradecimentos e muita força positiva. O candidato destacou os pilares da sua vida pregressa, da sua vida política e destacou uma carreira de muito trabalho e esforço em prol aos catarinenses.
“Quero expressar a minha gratidão também a todos que estão juntos nesta caminhada e são de outras regiões de Santa Catarina. Seguimos juntos! Muito trabalho, respeito e empatia por todas as causas.”, afirmou Garcia.
GEAN AMARGA DERROTAS NA JUSTIÇA
Santa Catarina – Ex-prefeito de Florianópolis tenta censurar programa de TV, mas é derrotado pela terceira vez. Gean Loureiro (UB) foi derrotado pela terceira vez na tentativa de censurar o programa do governador Carlos Moisés (Republicanos) com críticas à sua gestão na prefeitura de Florianópolis.
O vídeo mostra que o ex-prefeito da capital foi preso pela Polícia Federal, que decretou lockdown e foi se hospedar em um hotel de luxo em Cancún e que teve relação sexual com uma assessora no Gabinete da Prefeitura.
Fato de repercussão nacional, o juiz eleitoral chegou a comparar o caso de Loureiro com o caso do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que teve um rumoroso caso com uma estagiária.
O candidato, agora no União Brasil, já passou pelo PDT, depois Democratas com apoio de Rodrigo Maia e agora tenta se aproximar do bolsonarismo.
BOEIRA NO OESTE
Santa Catarina – O candidato a governador Jorge Catarino Boeira (PDT) marcou a segunda presença no Oeste, neste período de campanha. Desta vez, entre compromissos com a imprensa e preparação para debate, cumpriu agendas partidárias em Chapecó e São Miguel do Oeste.
Diante das principais lideranças pedetistas da região, Boeira se comprometeu – além de oferecer oportunidades iguais para todos por meio da educação – em fortalecer a agricultura familiar, melhorar o modal de transporte para o escoamento da produção do agronegócio, garantir a energia trifásica nas propriedades rurais e em construir U.T.I. Neonatal em São Miguel do Oeste.
TRAMONTIN NA SUA TERRA NATAL
Santa Catarina – Em agenda na região onde nasceu, viveu sua infância e adolescência, o candidato a governador pelo Partido Novo, Odair Tramontin, fez questão de valorizar sua terra natal – tão abandonada pelo Governo do Estado há décadas. Em mais um debate promovido pela imprensa na manhã de sábado (17), em São Miguel do Oeste, declarou que é o candidato que tem verdadeiras raízes no Oeste.
“Eu sou o Oeste raiz. Nascido em Campo Erê, hoje São Bernardino, filho de agricultores. Saí daqui 40 anos atrás de escola. Tenho uma relação muito íntima com São Miguel do Oeste. Foi a primeira grande cidade que eu conheci lá nos anos 80, quando eu saí da roça e fui estudar em São Lourenco do Oeste, onde trabalhei de frentista de posto e servente de pedreiro para custear os meus estudos”, declarou.
MALDANER EM CHAPECÓ
Chapecó – Celso Maldaner esteve visitando Chapecó, a capital do oeste, na oportunidade, Maldaner esteve presente na sessão da Câmara Municipal acompanhando a atuação do vereador Cleber Fossá (MDB), irmão do candidato a deputado estadual Cleiton Fossá (MDB), vale destacar que ambos estão juntos com o candidato a reeleição para governador Carlos Moisés (Republicanos), em cada canto do estado deixam a força política presente.
LULA EM SC
Florianópolis – Em discurso político na Praça Tancredo Neves lotada na capital catarinense, o candidato a presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez seu discurso ao lado do candidato ao governo estadual Décio Lima (PT).
A candidata a vice na chapa de Décio Lima, Bia Vargas (PSB), lembrou que Santa Catarina é hoje recordista de injúria racial e violência contra a mulher e contra a população LGBTQIA+.
Embora todos sabemos que Santa Catarina é o estado no Brasil mais bolsonarista e mais conservador, Lima destacou o candidato que lidera as pesquisas em nível nacional, e afirmou que Santa Catarina vai eleger Lula no 1º turno.
Foto: Divulgação