A análise do debate na Globo…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
DEBATE NA GLOBO
Brasil – O debate eleitoral brasileiro que entra para a história no mundo, o papel do ridículo para os brasileiros, uma tenda armada e um circo funcionando com alguns palhaços, o brasileiro assistiu na noite de ontem (29) a baixaria do mais baixo nível. Nada versos nada, tudo a mesma coisa, nenhuma novidade. Propostas e ideias boas? Nada.
CIRO VAI DE LULA
Brasil – Ciro Gomes (PDT) revelou tudo nas três repostas com mel e nata para Lula (PT), após as três perguntas que Lula o fez, as respostas de Ciro, mais doce impossível, tudo tende que Ciro apoie Lula (PT) no segundo turno. Um Ministério a sua escolha e, nos vemos em Brasília.
COPA DO MUNDO DO JORNALISMO POLÍTICO
Brasil – William Bonner com calos nos pés, depois dessa vai pedir sua aposentadora e curtir sua coleção modesta de carros clássicos, suou, o jornalista que não perde a elegância, foi obrigado a rebolar. Está de parabéns, conduziu a cambada com firmeza, fui mediador de 7 debates estaduais em emissoras de sinal aberto, para quem já foi mediador de debates políticos, sabe que a pegada não é moleza.
ESTRUTURA DE OUTRO MUNDO
Brasil – Um estúdio de alto nível, com algumas pessoas de baixo nível, respeito ao Grupo Globo, sabe fazer jornalismo redondo, cenário com leds, digital, amplo e profissional, dava para ver até a montoeira de caspas que caiam e ficavam grudadas no terno de Jair Bolsonaro (PL).
REGRAS SÃO REGRAS
Brasil – Regras são regras, se Padre Kelmon (PDT) não aceita, passou por cima das regras? Volta pro banco e fica sem falar de castigo, simples assim. Enquanto Simone Tebet (MDB) demonstra elegância e equilíbrio para detonar seu próprio partido, Luiz Felipe d’Avila (Novo) revela que não quer cota racial e, quer a cota social, é uma opção.
MOISÉS NA LIDERANÇA
Blumenau – O candidato a reeleição para o governo do estado, Carlos Moisés (Republicanos), esteve na quinta-feira, 29, na cidade de Blumenau. Às vésperas das eleições, Moisés cumpriu agenda acompanhado do candidato ao Senado Federal, Celso Maldaner (MDB) e do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), liderança que apoia sua candidatura à reeleição e com quem esteve em vários momentos da campanha.
Moisés participou de um café com pastores e visitou uma empresa da região ao lado da primeira-dama Késia Martins. Sempre divulgando as obras municipalistas do Plano 1000, que somam cerca de R$ 6 bilhões de investimentos nas cidades, ele passou pela região antes de seguir para Lages, onde finalizou a agenda do dia. “A diferença entre nós e os outros governos é que a gente não fala que vai fazer. A gente faz. E as melhorias promovidas nas nossas cidades estão aí, mudando a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou com propriedade Moisés.
GEAN PELO BRASIL
Brasil – Vídeo que o candidato ao governo de SC, Gean Loureiro (UB) toma a maior invertida da história dos debates eleitorais no estado catarinense, circula em nível nacional, tomando proporção gigantesca, entre famosos, digital Influencers e programas de TV. Enquanto Gean ganha ação na justiça para quebra de registros telefônicos e dos dados de Whatsapp para identificar responsáveis por disseminar vídeo contendo notícias falsas contra o candidato, o vídeo da parte do debate da NSC viaja em território nacional marcando o registro de Gean como traidor para os brasileiros.
JOÃO RODRIGUES 2026
Santa Catarina – Se Jair Messias Bolsonaro (PL) emplacar sua reeleição esse ano, Santa Catarina no ano de 2026 será comandada por João Rodrigues (PSD), atual prefeito de Chapecó, o João do Povão, seu vice será Clésio Salvaro (PSDB) atual prefeito de Criciúma. Em 2024, Eron Giordani (PSD) assume a prefeitura de Chapecó, para literalmente assinarem a aposentadoria de Luciano Buligon (Republicanos) no oeste.
JULIO TAMBÉM
Santa Catarina – Julio Garcia (PSD) afirma que também foi vítima de Fake News, segundo o candidato que tenta reeleição para deputado estadual, foi vítima de uma baita sacanagem, relevou por áudio em plena campanha. É de direita, continua sendo e no foco, apoia todo o time do PSD e União Brasil nas eleições de 2022, sem dúvidas ou frescuras.
SALVARO COM GEOVANIA
Criciúma – Geovania de Sá (PSDB), candidata à reeleição para Câmara dos Deputados, tem circulado constantemente por Criciúma com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). Clésio que é padrinho político da parlamentar e já declarou voto e apoio à candidatura. Foi ele quem a chamou em 2009 para ser secretária do social, primeiro passo na vida pública. Nesta reta final para a eleição, Criciúma foi palco de diversos encontros com lideranças pela cidade.
GÊNIO DA POLÍTICA CATARINENSE
Santa Catarina – Fazer campanha eleitoral em 2022 não para os fracos, Tiago Silva (Cidadania) sabe fazer o impossível, com maestria comanda uma das campanhas eleitorais para deputado estadual mais fortes e participativas, com alta visibilidade e interação com o público gastando pouco, fechando parceiras que deixa o empresário Roberto Justus com inveja no reality show O Aprendiz. Mais de 180 mil atendimentos no Procon-SC, sempre na defesa dos animais e, para completar tem a casa de acolhimento a mulher vítima de violência. Anotem, ficará entre os 10 mais votados do estado.
SORGATTO É NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES NA POLÍTICA
Chapecó – O candidato a deputado federal Leandro Sorgatto (MDB), defende pautas como infraestrutura, agronegócio e educação. Finaliza a caminhada de pedido de voto nesta semana em Chapecó, reforçando a distribuição de material de campanha pela cidade, percorrendo o comércio e visitando empresas e parceiros. No domingo (2), dia das Eleições, ele votará no Colégio Marista, em Chapecó, a partir das 10 horas. Sorgatto, concorre pela primeira vez a um cargo público e afirma que aceitou o desafio de se candidatar a deputado federal, porque acredita que a política catarinense precisa de novas lideranças.
SC QUER SABER
Santa Catarina – O candidato Esperidião Amin (PP) apresentou, notícia-crime contra Jorginho Mello (PL) para que o Ministério Público do Estado de Santa Catarina apure a denúncia que Carlos Moisés (Republicanos) fez no debate da NSC TV, ao afirmar que Jorginho teria solicitado ao governador para que não interferisse num contrato público de seu interesse, o que, se confirmado, pode configurar crime contra a Administração Pública estadual. Amin destacou que os fatos informados pelo governador são graves e devem ser investigados rigorosamente.
MAIS DE 100 MIL EMPREGOS
Santa Catarina – Santa Catarina ultrapassou a marca dos 100 mil postos de trabalho formais gerados em 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número, divulgado na quinta-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, diz respeito ao período entre janeiro e agosto. Foram 1.044.912 contratações e 944.779 desligamentos, o que resultou num saldo positivo de 100.133 empregos com carteira assinada.
Entre os 100 municípios com saldo mais positivo do Brasil no ano, oito são catarinenses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, São José, Criciúma, Chapecó e Itapema.
MAIOR NÍVEL NO BRASIL
Santa Catarina – Além do Caged, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, também corrobora com o bom momento vivido pelo mercado de trabalho catarinense. Conforme os dados mais recentes, referentes ao segundo trimestre deste ano, Santa Catarina atingiu o maior nível de emprego já alcançado por um estado brasileiro na pesquisa, com a ocupação de 65,8% da população com 14 anos ou mais.
A taxa de desemprego, de 3,9%, é a menor do Brasil, assim como a de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego), que está em 0,4%, também a mais baixa do país.
CASA CHEIA EM CHAPECÓ
Chapecó – Cerca de 1,5 mil pessoas participaram na noite da quinta-feira (29), no CTG Quero-Quero na cidade de Chapecó, de um ato regional das candidaturas de Gean Loureiro (União Brasil), a governador, e Eron Giordani (PSD), a vice-governador, que foi organizado pelo PSD Chapecó e o prefeito licenciado de Chapecó, João Rodrigues (PSD).
Também estiveram presentes a candidata a deputada federal, Marlene Fengler (PSD), e o candidato a deputado estadual, Zé Caramori (PSD).
PREVENÇÃO CONTRA ATENTADOS EM ESCOLAS
Chapecó – O vereador de Chapecó, Cleber Fossá (MDB), apresentou projeto de lei que institui o programa municipal de prevenções contra desastres naturais, incêndios e atentados violentos praticados nas dependências das escolas municipais de ensino. De acordo com ele, o principal objetivo da proposta é de prevenir ataques realizados contra os alunos, professores e funcionários dentro das escolas municipais de Chapecó, especialmente, durante período de funcionamento delas.
EFICIÊNCIA DO SISTEMA ELEITORAL
Brasil – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), participou na manhã da quinta-feira (29) da abertura do ciclo de palestras organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos observadores internacionais que acompanharão as eleições de 2022.
O parlamentar reafirmou aos convidados estrangeiros a eficiência no sistema de votação adotado no Brasil e a importância da Justiça Eleitoral. Pacheco lembrou que, considerando os cinco cargos em disputa, numa estimativa conservadora, mais de 600 milhões de votos serão computados a mais de 27 mil candidatos.
81% SÃO CANDIDATOS À REELEIÇÃO
Brasil – Dos 9.757 candidatos a deputado federal aptos para disputar a eleição neste domingo, 485 exerceram o mandato na Câmara dos Deputados nesta legislatura e são candidatos à reeleição. Esse número equivale a 81% da composição da Câmara, considerando-se o total de deputados que tomaram posse nos últimos quatro anos, que somam 598. A composição da Câmara é de 513 deputados.
Foto: Divulgação