Entrevista | Mauro De Nadal
por Richard Ritter – @richardritteroficial
O jornalista Richard Ritter entrevista com exclusividade nas eleições 2022 o candidato à reeleição para deputado estadual, Mauro De Nadal. Foi prefeito de Cunha Porã, três vezes deputado estadual por Santa Catarina e governador, é marido, pai e aos 49 anos conquistou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC.
Richard Ritter – Presidente da Alesc em 2021, governador por 8 dias e uma gestão histórica com a doação de mais de 400 milhões ao Governo do Estado. Quais são as principais bandeiras de Mauro De Nadal?
Mauro De Nadal – Trabalhar por Santa Catarina e pelos catarinenses. Nosso trabalho, desde o primeiro mandato, é baseado em ouvir as pessoas e entender as suas demandas. Ações para a agricultura, que sempre falo é o braço forte de Santa Catarina, educação, infraestrutura e saúde são pautas constantes. Sabemos da dificuldade que as pessoas têm na hora de buscar especialidades de alta e média complexidade. Por isso lutamos pela ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso que atenderá esta demanda. Também buscamos a implantação da hemodiálise em Maravilha, uma luta nossa que conta com a atenção do governador Carlos Moisés. Seguiremos sempre presentes em cada município ouvindo e conhecendo as necessidades para então buscar ações que tragam melhora de vida aos catarinenses.
Ritter – Quando acompanhamos as suas redes sociais vemos um Mauro De Nadal, amigo, trabalhador, entusiasta, que vê um passo à frente e que está sempre presente. Nesse contexto, percebe-se a defesa forte do agronegócio. Qual a foram as principais ações voltadas para o setor?
Nadal – Esse é o meu jeito de ser. Eu sigo com minha vida em Cunha Porã, minhas filhas estudam em colégio público, vou à Capital na segunda e retorno na quinta à noite já em agenda pelos municípios. Nosso trabalho consiste em amizades. Somos deputado de mandato e não de eleição. Neste contexto, o agronegócio se destaca, pois é a base da nossa economia. Por isso estamos sempre buscando ações como a redução do ICMS para o leite e farinha de trigo; destinamos 50 milhões das economias da Alesc para o auxílio à estiagem, trabalhamos na alteração do Código Ambiental, dando mais condições de produção ao agricultor, trabalhamos na regularização das cisternas para citar apenas as ações mais recentes. Trabalhamos para dar ao agronegócio, às cooperativas do nosso estado condições de competitividade no mercado nacional e internacional.
Ritter – Outra pauta muito defendida pelo deputado é o Autismo. Como o parlamentar abraçou o tema e quais as ações desenvolvidas?
Nadal – Conheci a causa Autista em uma conversa com o grupo de Mães Azuis de Maravilha. O relato delas tocou meu coração e desde então, estamos engajados com a causa. Somos autores da lei que institui a Carteirinha de Identificação do Autista. Já foram expedidas mais de 2 mil carteirinhas. Oferecemos, por meio da Escola do Legislativo da Alesc, uma formação gratuita e inédita no país, destinada aos profissionais que trabalham com pessoas com Autismo. Também tramitamos um projeto de lei que garante sessões especiais de cinema para este público. Da mesma forma que abraçamos as mães azuis, temos um longa história com as Redes Femininas de Combate ao Câncer.
Ritter – MDB e Carlos Moisés. Por que essa articulação e construção desse momento político?
Nadal – O Governador Moisés é o mais municipalista de todos os governadores. As pessoas que moram nos pequenos municípios estão tendo o reconhecimento que merecem através dos investimentos que chegam à porta de suas casas. Cada município, independente de partido, recebeu investimentos e os resultados estão em todos os cantos do estado. Além de ser um governo que olha para o nosso estado como um todo, o nosso vice-governador é do MDB: Udo Dölher. Homem sério e comprometido com o Estado que fez uma gestão impecável em Joinville. Empresário que sabe como e o que fazer pelo nosso estado. Esse é o momento de pensarmos em Santa Catarina. Pensarmos no que já está dando certo e agregar mais!
Ritter – Se você estivesse nesse momento em frente ao um eleitor Catarinense, qual seria sua mensagem?
Nadal – Gratidão. São as pessoas que me conduziram até o momento de hoje, e o que faço é retribuir essa confiança com muito Trabalho e Presença constante em todos municípios. Estou fazendo uma campanha sem usar recursos públicos em respeito a opinião dos meus eleitores. Me coloco à disposição para representa-los por mais 4 anos. Peço o voto de confiança e me comprometo em continuar trabalhando pelos nossos municípios. Ouvindo e enfrentando os desafios lado a lado com as pessoas. No dia 2 de outubro votem 10, Carlos Moisés para governador e 15220, Mauro De Nadal para deputado estadual.