TRE-SC é eficiência…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – Conduzir uma eleição no estado não é para os fracos, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE-SC, deu um banho de organização e eficiência no primeiro turno das eleições de 2022 no estado de Santa Catarina. Desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann e o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, com toda suas equipes envolvidas, desde assessores até TIs conduziram com maestria o processo amplo de votação. Declarações com exclusividade para o Portal Hora Política do desembargador Leopoldo Brüggemann, a questão a ser tratada para as próximas eleições, será as empresas e institutos de pesquisas, algo precisa ser feito de maneira atenciosa, pois é inadmissível que existam tantos erros e discrepâncias nos resultados.
JORGINHO MELLO DECLAROU
Santa Catarina – Na segunda-feira, 03, o candidato Jorginho Mello afirmou para equipe do Portal Hora Política que seu foco, caso eleito, não será apenas no Oeste catarinense por onde tem muito carinho, afirmou Mello que será por toda Santa Catarina, em cada canto do estado terá um cuidado especial, desde o litoral, norte, sul, passando pela serra e chegando ao oeste.
MELLO É HUMILDADE
Santa Catarina – Jorginho destacou algo importante, a humildade, enfatizou que não deixa de prestigiar ninguém e faz questão de cumprimentar e prestigiar o trabalho de todos os catarinenses. Questionado se já se sente vencedor, Mello afirmou que venceu até aqui, porém ainda não está ganho, tudo acaba no fim do segundo turno, e até lá terá muito trabalho, afirmou também uns dos seus assessores, o advogado Filipe Mello, “pela frente terá muito esforço e trabalho, principalmente pela fortificação da campanha do vosso presidenciável Jair Messias Bolsonaro (PL)”.
SEIF EM BRASÍLIA
Brasília – O Senador eleito por Santa Catarina, Jorge Seif (PL), está desde a última segunda-feira (03), em Brasília, por um pedido do Presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A convocação faz parte de uma série de estratégias traçadas para o segundo turno.
ÍCONE DA POLÍTICA CATARINENSE
Santa Catarina – Mauro de Nadal (MDB) foi avassalador, simplesmente detonou a resposta nas urnas com seu eleitorado, o jovem que saiu de Cunha-Porã para conquistar o estado é exemplo de político bem sucedido, sempre focado na necessidade dos catarinenses. Importante destacar, campanha não usou o Fundão.
Mauro agradeceu Santa Catarina: “OBRIGADO SANTA CATARINA! Gostaria de poder abraçar e agradecer pessoalmente aos 67.065 catarinenses que confiaram no nosso projeto, que acreditaram na nossa caminhada e que nos dão a oportunidade de trabalhar ainda mais pelo nosso Estado! Reforço meu compromisso de trabalhar, estar presente, ouvir e fazer por Santa Catarina. Gratidão aqueles que estiveram ao nosso lado diariamente, buscando voto por voto, construindo esse projeto vitorioso e que não é do Mauro De Nadal, mas sim de cada um de vocês.”
BOLSONARO ARTICULA
Brasil – O candidato Jair Bolsonaro (PL) iniciou desde ontem, 03, trabalhos de articulação política em vários estados brasileiros. Bolsonaro enfatizou que têm experiência nestes tipos de situações na política e, está muito bem assessorado, confia na sua equipe e sente que o resultado positivo vai vir no fim do segundo turno. Recentemente Romeu Zema (Novo), governador do estado de Minas Gerais, declarou apoio a sua campanha eleitoral.
LULA NÃO ESTÁ PARADO
Brasil – O candidato Lula (PT) não está parado, correndo para conquistar mais votos, recentemente divulgou o apoio de partidos políticos na sua respectiva campanha. Um deles é o PDT do candidato Ciro Gomes.
Lula afirmou que está confiante na conquista do segundo turno e declarou para a imprensa que nos próximos dias tudo vai se intensificar.
PSD-SC
Santa Catarina – O Partido Social Democrático (PSD) de Santa Catarina reúne nesta quarta-feira (5), na sede do partido em Florianópolis, os membros da comissão provisória. A convocação foi feita pelo deputado estadual e presidente da sigla, deputado estadual Milton Hobus.
Entre as pautas do encontro estão analisar os resultados dessas eleições e debater o posicionamento que o partido vai adotar em relação à disputa para segundo turno no Estado.
CLÉSIO SALVARO É JORGINHO MELLO
Santa Catarina – Em reunião liderada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, os prefeitos do PSDB da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) decidiram, na tarde desta segunda-feira (3), apoiar o senador Jorginho Mello (PL) no segundo turno da eleição para governador de Santa Catarina. A decisão dos tucanos foi repassada pelo prefeito de Criciúma ao senador.
MOISÉS AGRADECEU
Santa Catarina – O candidato pelo republicanos Carlos Moisés, agradeceu sua caminha na campanha eleitoral em Santa Catarina e destacou a luta que enfrentou na pandemia: “Recebemos com serenidade o resultado das urnas neste primeiro turno das Eleições. Queremos agradecer os votos de confiança no nosso trabalho e o empenho de todos os nossos apoiadores por todo o Estado. Estamos muito tranquilos porque sabemos que sempre nos pautamos pelo bem de Santa Catarina. Entregamos um estado muito melhor do que recebemos. Governamos durante a pandemia, enfrentando a maior crise sanitária da história, sem descuidar da saúde e da economia. Desejamos que prevaleça o melhor para os catarinenses, confiantes de que a democracia é soberana.”
FIESC NO OESTE
Santa Catarina – De 3 a 6 deste mês, a diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) se instalará na região Oeste do estado. A agenda prevê visitas a indústrias e reuniões com lideranças empresariais em Dionísio Cerqueira, Descanso, São Miguel do Oeste, São João do Oeste, Mondaí, Maravilha, Pinhalzinho, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão e Chapecó.
“Será uma semana muito produtiva em que intensificaremos o contato com a indústria. Essa proximidade com os empresários do setor é fundamental, especialmente no Oeste, uma região pujante, altamente exportadora, que contribui muito com o desenvolvimento catarinense”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Apesar da sua relevância para o estado, o Oeste carece de infraestrutura de transporte adequada para escoar a produção e para receber insumos, tema que é uma das principais preocupações do setor empresarial”, acrescenta Aguiar, lembrando dos esforços da entidade para buscar solução para este desafio.
Somadas, as regiões Oeste e Extremo-Oeste têm um PIB de R$ 32,2 bilhões. De janeiro a agosto, as exportações totalizaram US$ 440 milhões. Além disso, a indústria da região emprega mais de 101 mil trabalhadores.
MPSC NA ELEIÇÃO
Santa Catarina – No domingo (2), no primeiro turno das eleições de 2022, além de mesários, fiscais, servidores da Justiça Eleitoral e agentes de segurança pública, 99 Promotores de Justiça Eleitoral chegaram cedo nos locais de votação, até mesmo antes da abertura das seções, para acompanhar e fiscalizar todo o processo de coleta e apuração de votos.
Na sede do Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também esteve presente durante todo o pleito como uma das 38 organizações do Gabinete de Pronta Resposta (GPR), instituído para garantir ações imediatas e integradas para os casos mis urgentes de violência político-partidária ou ameaças à liberdade e segurança do exercício livre e independente do voto.
“No geral as eleições transcorreram de forma pacífica e ordeira. Os poucos relatos que nos chegaram são de propaganda irregular, que costuma ser o ilícito mais comum no dia das eleições”, resumiu a Promotora de Justiça Lara Peplau, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC e integrante do GPR.
RENOVAÇÃO NA ALESC
Santa Catarina – Dos 40 deputados eleitos neste domingo (2) para a Assembleia Legislativa, 16 deles conquistaram seu primeiro mandato para o Legislativo catarinense. Os outros 24 foram reeleitos para mais um mandato.
Dos 16 novatos, dois já exerceram mandato como suplentes na Alesc: Carlos Humberto (PL), por 60 dias em 2020, e Pepê Collaço (PP), que esteve na Assembleia também por 60 dias neste ano.
Os outros 14 estarão pela primeira vez no Parlamento estadual. Quatro deles nunca tiveram outro cargo eletivo, ou seja, estarão pela primeira vez no exercício de um mandato: Mario Motta (PSD), Egídio Ferrari (PTB), Matheus Cadorin (Novo) e Sérgio Guimarães (União).
PARTIDOS
Santa Catarina – Treze partidos conquistaram vaga para a Assembleia em 2023. Este número é recorde na história do Parlamento estadual, e supera a marca anterior, que era de 12, registrada nas eleições de 2018.
O PL terá a maior bancada, com 11 cadeiras. É a primeira vez na história da Alesc que o PL elege o maior número de deputados, posição que, desde 1982, foi ocupada apenas por MDB e PP.
O MDB elegeu o segundo maior número de deputados: seis, ao todo. O PT conquistou quatro vagas e terá a terceira maior bancada.
Psol e Novo elegeram, pela primeira vez, deputados para a Alesc. Os dois partidos já tiveram parlamentares na Casa, mas eles foram eleitos por outros partidos e, já no exercício do mandato, migraram para Psol e Novo.
Partidos que elegeram deputados para a próxima legislatura da Assembleia:
PL – 11 cadeiras, MDB – 6 cadeiras, PT – 4 cadeiras, Podemos – 3 cadeiras, PP – 3 cadeiras, PSD – 3 cadeiras, União Brasil – 3 cadeiras, PSDB – 2 cadeiras, Novo – 1 cadeira, PDT – 1 cadeira, Psol – 1 cadeira, PTB – 1 cadeira, Republicanos – 1 cadeira.
PRIMEIRO LUGAR
Santa Catarina – A deputada Caroline de Toni (PL) foi reeleita com a maior votação no estado de Santa Catarina (cerca de 227,6 mil votos). Em segundo lugar, ficou outro atual deputado, Pedro Uczai (PT). No total, a bancada do estado na Câmara Federal é formada por 16 parlamentares.
Foto: Divulgação