Imprensa livre e sociedade livre: um equilíbrio necessário…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Brasil – Fato é que uma democracia somente sobrevive com uma imprensa livre, em que os profissionais da comunicação sejam respeitados em suas opiniões e não sofram perseguições.
Contudo, o tom ofensivo ou inverossímil que parta das redações (ou manifestações em redes sociais) não estão infensos de serem contra atacados na mesma medida por quem se sinta ofendido. E isso também é democracia. Ser respeitado pressupõe respeitar. E ninguém é dono da verdade. Há que se combater o mal trato que se tem a profissionais da imprensa. Sim. Como há que se combater as vitimizações inadequadas daqueles que promovem ataques gratuitos a honra alheia e depois que levam resposta na mesma moeda pagam de vítimas vulneráveis. Não são. Quem aumenta o tom dá ensanchas a sofrer contra golpe à altura. Excessos, que a Justiça decida. Mas, que está chato tanto o ataque a jornalistas como a vitimização forçada de alguns que se colocam no lugar de receber críticas, está. Respeito gera respeito. Ofensas abre a porta do retorno. Questão de princípios universais.
Viva a imprensa livre e os profissionais sérios, e que tenham vergonha na cara àqueles que não o são e, ainda, tentam se vitimar indevidamente por serem criticados à altura de suas críticas.


JOÃO RODRIGUES É JORGINHO

Chapecó – O prefeito da capital do oeste do estado, Chapecó, João Rodrigues (PSD) declarou apoio ao candidato ao governo do estado de Santa Catarina pelo PL, Jorginho Mello. Satisfeitos e focados na campanha de Jair Messias Bolsonaro, a dupla afirmou que precisa de união da população para reeleger vosso presidenciável.


PDT É DÉCIO

Santa Catarina – A candidatura de Décio Lima (PT) na disputa ao governo de Santa Catarina recebeu o apoio da direção estadual do PDT. O partido destacou o compromisso com a democracia como pilar de sustentação para caminhar junto com Décio e também com o presidente Lula nestas eleições.
“Seguimos nossa coerência histórica, nosso compromisso com a democracia, com a classe trabalhadora, com os excluídos, em respeito aos que lutaram bravamente contra a ditadura militar, e em solidariedade as milhares de vítimas da Covid-19 em nosso País”, afirmou o presidente do PDT de Santa Catarina, Manoel Dias.


GOVERNO PARTICIPATIVO

Santa Catarina – O candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, afirmou que não entrará “na dicotomia de esquerda e direita” e que buscará governar em conjunto com a sociedade organizada.
Segundo Décio, que participou de reunião promovida pela Frente em Defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, reunindo lideranças da FECAM, UFSC, COEGEMAS e Fórum de Entidades, Trabalhadores e Usuários da Política de Assistência Social, em que foram apresentadas as demandas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é com um governo participativo que Santa Catarina retomará o protagonismo no país.
Durante a reunião, Décio se comprometeu a realizar um esforço diante das demandas da área, que incluem o fortalecimento da estrutura da assistência social no estado, além do aumento do orçamento para área – que hoje conta com menos de 1% do orçamento estadual.


MÁRIO É JORGINHO

Blumenau – O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), declarou apoio à Jorginho Mello, candidato ao Governo do Estado, pelo Partido Liberal, para o segundo turno das eleições de 2022.
Mário Hildebrandt gravou um vídeo ao lado de Jorginho Mello e ao lado de Fabricio Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú.
“Estamos neste segundo turno juntos com o presidente Bolsonaro, na sua reeleição, e agora juntos com o governador Jorginho Mello, para o governo de Santa Catarina. É vinte e dois” destacou.


TRAMONTIN É JORGINHO

Santa Catarina – O promotor de justiça Odair Tramontin, que concorreu ao governo do Estado pelo Partido Novo, é mais um candidato que não passou para o segundo turno a declarar apoio a Jorginho Mello. Antes dele Ralf Zimmer, do Pros, também já havia anunciado que apoiará o candidato do Partido Liberal (PL).
“Muitas pessoas me procuraram para saber sobre a minha posição em relação ao segundo turno. Já declarei expressamente o meu apoio à reeleição do presidente Bolsonaro. Seria uma tragédia para o Brasil se tivermos o PT novamente administrando o Brasil”, afirmou Tramontin.


PREFEITOS COM JORGINHO

Santa Catarina – Em reunião organizada pelo prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis, o candidato ao governo do estado de Santa Catarina pelo PL, Jorginho Mello, ouviu mensagens de apoio para disputa do segundo turno. A adesão chega em hora importante para Jorginho, já que reúne lideranças de partidos como MDB, PSD, Podemos, União Brasil e PSB.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Florianópolis, São Pedro de Alcântara, Paulo Lopes, Governador Celso Ramos, Águas Mornas, Leoberto Leal, Tijucas, Nova Trento, Rancho Queimado, Anitapolis, Biguaçu, São Bonifácio, Garopaba e Antônio Carlos.


PEIXE É JORGINHO

Santa Catarina – Reeleito senador pelo PL do Rio com mais de 2 milhões de votos, Romário anunciou, em Florianópolis, que renovará sua tabelinha com Jorginho Mello na campanha para o governo do Estado de Santa Catarina no segundo turno. O herói do tetra bateu até uma bola com Jorginho em seu comitê de campanha. Romário foi uma das celebridades políticas que gravaram uma mensagem de apoio a Jorginho na reta final do primeiro turno. A parceria deu certo e Jorginho passou para o segundo turno com mais de 1,5 milhão de votos.


CHUVAS EM SC

Santa Catarina – Santa Catarina vem sendo castigada ao longo do ano pelas intensas chuvas, nosso povo tem sofrido consequências de enchentes e catástrofes frequentemente, vosso governador Carlos Moisés (Republicanos) tem monitorado em detalhes todos os cantos de Santa Catarina juntamente com equipes especializadas em dar suporte e ajuda para nossa população.
“Seguimos monitorando os impactos da chuva intensa que ocorre na maior parte de SC. Nossa principal preocupação é quanto ao risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Fique de olho nos alertas da Defesa Civil. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.”


MAURO DE NADAL É TRABALHO

Santa Catarina – Mauro De Nadal foi reeleito deputado estadual com mais de 67 mil votos. O segundo mais votado do MDB nesta eleição de 2022 já foi prefeito de Cunha Porã de 2005 a 2008 e eleito deputado pela primeira vez em 2010. Nas eleições seguintes, 2014 e 2018, foi reeleito para a Assembleia Legislativa. Na atual legislatura, Mauro foi eleito presidente da ALESC.
Representante do Oeste catarinense, estão entre as suas principais defesas o desenvolvimento da infraestrutura da região, como das rodovias e da saúde. “Reforço meu compromisso de trabalhar, estar presente, ouvir e fazer por Santa Catarina. Gratidão aqueles que estiveram ao nosso lado diariamente, buscando voto por voto, construindo esse projeto vitorioso e que não é do Mauro De Nadal, mas sim de cada um de vocês”, comemorou Nadal.


Foto: Divulgação