PSD, Ornitorrinco ou “Vintage”?…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – Quando Gilberto Kassab comandou o esvaziamento do DEM (Democratas) para criar o PSD (Partido da Social Democracia) o movimento foi visto como uma forma de aproximar os liberais do então governo Lula, ante a oposição firme que era feita pelo DEM “raiz”.
Vale recordar que PSD e DEM são oriundos do antigo PFL, partido da frente liberal.
A propósito, o PSD já compõe o grupo de transição para o governo Lula.
Contudo, uma das principais lideranças do PSD em Santa Catarina, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, embora filiado há anos ao PSD se declara adversário do PT e Bolsonarista de cruz na testa. Embora, na hora do “vamos ver” este ano, Bolsonaro abraçou Jorginho Melo (PL), e não o candidato de João, Gean Loureiro (UB).
Fato é que o ornitorrinco, o único animal mamífero que põe ovos no mundo, assim parece ser o PSD que seria neste contexto uma espécie de mamífero no governo federal petista, conquanto choque ovos bolsonaristas em Santa Catarina.
Velha política?
Diríamos, “Vintage”, tá mais na moda… fato é que os ovos do Ornitorrinco PSD nem sempre são chocados por quem amamenta a cria.
BANDIDAGEM EM BRASÍLIA
Brasília – Canalhas. O lugar de quem depreda ou se apropria da coisa pública ou privada de outrem é um só, independente de ideologia, orientação sexual, ou classe: é a cadeia. Lugar de canalha é na cadeia.
Não importa se os manifestantes são de direita, esquerda, conservador, sem terra, enfim: depredou a coisa pública ou privada de propriedade de terceiro a verdade é uma só: é criminoso, vagabundo, é canalha e o lugar é o Xadrez!
ANA BLASI, UMA DAS MULHERES MAIS PODEROSAS DO BRASIL
Porto Alegre – Resultado de muito esforço e dedicação, a Advogada Ana Cristina Blasi foi empossada como Desembargadora do Tribunal Regional Federal em Porto Alegre. O ilustre evento teve a presença do conceituado Advogado e Diretor do Procon de Santa Catarina, Tiago Silva.
Ana Blasi, sempre teve lisura e alto profissionalismo na sua pregressa carreira, merecedora da posse, é a primeira mulher nomeada pelo quinto constitucional do TRF da 4a Região.
DESENVOLVIMENTO DO ESTADO
Santa Catarina – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, reuniu-se na segunda-feira (12) com o governador eleito Jorginho Mello (PL) para tratar de assuntos ligados ao desenvolvimento do estado.
“Avaliamos questões centrais para que Santa Catarina possa manter seu papel de protagonismo na economia nacional”, resumiu Aguiar, citando, entre os temas discutidos, a internacionalização das empresas catarinenses, a educação (especialmente a básica), a infraestrutura de transporte, políticas de estímulo à economia, além da sustentabilidade, com base nos pilares social, de governança e ambiental. A possibilidade de criar um conselho consultivo de desenvolvimento foi outro assunto levantado por Aguiar.
IPTU VERDE
Brasília – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2019, que autoriza os municípios a reduzir o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem adotar ações ambientalmente sustentáveis em seus imóveis, está na pauta da sessão deliberativa do Plenário, marcada para esta terça-feira (13), às 16h.
Apelidada de “IPTU Verde”, a proposta insere várias medidas entre as que poderão possibilitar alíquotas distintas de IPTU a serem cobradas dos contribuintes. Pelo texto, poderá pagar menos IPTU quen providenciar o reaproveitamento de águas pluviais, o reuso da água servida, o grau de permeabilização do solo e a utilização de energia renovável no imóvel. A PEC também livra da incidência do imposto a parcela do imóvel coberta por vegetação nativa.
A proposta é do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e tem como relatora a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Atualmente, a Constituição admite a aplicação de alíquotas distintas do IPTU em função da localização e do uso do imóvel. O objetivo da PEC 13/2019, segundo Plínio Valério, é inserir critérios de responsabilidade ambiental para diferenciar a cobrança aplicada ao contribuinte que tenha esse compromisso. Por seu caráter essencialmente autorizativo, as alterações feitas só serão adotadas pelas municipalidades na medida das suas capacidades financeiras, destaca o senador.
INDICATIVO DE APOIO
Santa Catarina – Em reunião-almoço nesta terça-feira (13), a bancada do Partido Liberal –PL- na Assembleia Legislativa, deliberou, entre outros assuntos de interesse parlamentar, aprovar indicativo de apoio ao deputado José Milton Scheffer (PP), no amplo diálogo e tratativas internas que vem ocorrendo no sentido de encaminhar a eleição do novo Presidente e da nova mesa diretora do parlamento catarinense. Ao mesmo tempo, também foi aprovado indicativo de apoio à deputada Ana Caroline Campagnolo (PL) para que ocupe o cargo de Primeira Vice-Presidente neste processo eleitoral que esta em fase de articulação e cuja escolha será definida e oficializada por todos os integrantes do parlamento a partir do inicio de fevereiro de 2023 com o inicio do novo ano legislativo.
Foto: Divulgação