Moacir Sopelsa, uma vida em prol aos catarinenses…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Moacir Sopelsa (MDB), encerra um ciclo de 24 anos no Parlamento catarinense, fez um balanço positivo do período, enaltecendo o trabalho e a parceria com os demais deputados. A avaliação acrescenta ainda a realização de um mandato que valorizou a transparência e voltado para as pessoas.
Durante a atual legislatura, o parlamentar classificou sua gestão como um grande desafio, lembrando que assumiu a presidência um ano após a pandemia de Covid-19, em que foram realizadas eleições gerais. “A Assembleia teve a grandeza, todos os 40 deputados, de cada um defender suas ações e metas políticas, mas sempre com respeito e transparência. Esse ano eleitoral exigiu de todos nós um respeito, de que cada um defendesse seus projetos, mas sem manchar o nome do Parlamento, assim foi feito, todos cumpriram com seus compromissos.”
Sopelsa salientou que a Assembleia não sofreu nenhum prejuízo em seus encaminhamentos e ações. “Foi um ano positivo, onde nós e o governo do Estado podemos contribuir. Desde o primeiro ano do governador Carlos Moisés conquistamos o pagamento das emendas impositivas, uma luta de anos, e todas foram pagas, totalizando mais de R$ 1,5 bilhão que os deputados puderam levar para seus municípios e atender as pessoas. Acredito que podemos sair daqui de cabeça erguida pelo dever cumprido.”
Lembrou que a Assembleia Legislativa contribuiu repassando recursos para o Executivo para atender as emergências, tanto na estiagem como nas enchentes. “Acredito que Santa Catarina está trabalhando para ter um projeto mais definitivo na questão de apoio contra as estiagens nas cidades e no campo. A Alesc contribuiu com isso, alocando recursos, liberando recursos do duodécimo, assim foi feito nos momentos de calamidades, quando ocorreram as enchentes, para que o governo pudesse atender melhor as pessoas.”
O deputado reforçou o agradecimento a todos os servidores do Parlamento, enfatizando o trabalho da imprensa da Casa, divulgando as ações de cada um dos 40 deputados, os projetos que foram apreciados e os debates parlamentares. “Não tenho dúvida alguma sobre a importância do trabalho dos 40 deputados, que tiveram a consciência de pensar nas pessoas, nos mais humildes. Para o ano que vem, tenho certeza, o grande debate será a questão dos incentivos fiscais, há de se olhar isso de ponta a ponta, de se eleger prioridades. De olhar quais os incentivos que estão trazendo benefícios para todos os catarinenses. Quais estão desenvolvendo o estado, para que a gente possa continuar com a planta diversificada e de continuar com essa cultura de atividades diversificadas, na agricultura, indústria e no comércio. Somos exemplo para o país e para o mundo.”
AGORA É JORGINHO MELLO
Santa Catarina – O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) diplomou na segunda-feira (19) os eleitos em outubro em cerimônia realizada na sede do Tribunal de Justiça, na Capital.
Em discurso, o governador eleito, Jorginho dos Santos Mello (PL), agradeceu o corpo técnico do TRESC pelo “excelente trabalho” e garantiu que governará para todos os catarinenses.
“Todos sabem da responsabilidade que nos espera, todos colocamos nossas biografias à disposição da sociedade, que nos deu os votos de confiança. Minha responsabilidade é trabalhar e entregar o que prometi na campanha: mais oportunidade de estudo, trabalho e saúde. Vou dedicar o governo às pessoas, aqueles que votaram e aqueles que não votaram, porque Santa Catarina é uma só”, ponderou o governador diplomado, que também agradeceu o apoio e a parceria do presidente Bolsonaro.
Com transmissão ao vivo aqui no Portal Hora Política, no dia 01 de janeiro de 2023, também na Capital, Jorginho Mello tomará posse do mandato oficialmente como governador do estado de Santa Catarina.
COLEGIADO
Santa Catarina – Nomes de peso estão na lista de Jorginho Mello, é o caso de João Debiasi, será o secretário de Comunicação do governo, a secretaria de Estado da Comunicação será comandada por João Evaristo Debiasi. Bacharel em Administração de Empresas com pós-graduação em Ciência Política e Política Aplicada e em Gestão de Comunicação e Jornalismo Político, Debiasi nasceu no Rio de Janeiro e viveu em Florianópolis desde 1990, onde estudou e formou família. Seu pai é natural de Orleans.
“Recebi com surpresa o convite do governador eleito Jorginho Mello e aceitei com muita honra. É uma alegria voltar ao Estado onde estudei, formei família e desenvolvi a carreira de comunicação para colaborar com o novo governo”, disse.
Ele já trabalhou na Secretaria de Comunicação do Governo de Santa Catarina entre 2012 e 2018, em diferentes áreas. Foi o primeiro diretor de Novas Mídias & Inovação e coordenou a transformação de toda área de internet do Estado. Como diretor de Divulgação, organizou as campanhas institucionais, articulando a comunicação de todas as secretarias estaduais, empresas e autarquias com quase duas dezenas de agências de publicidade. Por fim foi secretário de Comunicação do governo catarinense.
Em 2019, Debiasi assumiu a diretoria-geral da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná e, desde março de 2020, foi secretário de estado da comunicação e cultura do governo de Ratinho Jr. Após a experiência bem-sucedida no estado vizinho, retorna para colaborar novamente com a comunicação de Santa Catarina.
A assistente social Alice Thümmel Kuerten será a futura secretária de Estado da Ação Social, Mulher e Família do futuro governo Jorginho Mello.
Ela, que já foi voluntária em 13 instituições, ajudou a fundar o Instituto Guga Kuerten (IGK), que promove oficinas esportivas e atividades educacionais para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais.
“Alice tem experiência, sensibilidade e capacidade de sobra pra missão. Terá a importante responsabilidade de ajudar quem mais precisa. Juntos vamos fazer um grande governo voltado para as pessoas”, destacou o governador eleito Jorginho Mello.
O advogado especializado em direito internacional, Juliano Froehner será o futuro Secretário de Estado de Articulação Internacional, com a missão de tornar SC ainda mais relevante e inserida no cenário mundial.
Natural de Rio Negrinho, no Planalto Norte, ele trabalhou anos fora do Brasil e em São Paulo, sempre atuando com contratos e negócios internacionais. Tem mestrado em Direito pela Universidade Harvard, EUA, e mestrado em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Warwick, Inglaterra.
Froehner trabalhou como consultor internacional no Centro para Desenvolvimento Internacional, da Faculdade de Governo John F. Kennedy, da Universidade Harvard, foi expert pela BIO – Organização da Indústria de Biotecnologia para a Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde/ONU em Genebra, Suíça.
O Coronel BM Fabiano de Souza será o novo comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Formado em Direito, ele tem pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, em Gestão Pública com ênfase em Atividade de Bombeiro Militar e Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.
Foi comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul, ajudante de Ordens e ajudante geral do Comando-Geral do CBMSC e tem grande experiencia na Secretaria de Estado da Defesa Civil, onde já foi Secretário Adjunto, Diretor de Prevenção e Gerente de Operações.
Jeane Rauh Probst Leite será Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, formada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Jeane é servidora há 27 anos da Fundação Catarinense de Educação Especial, onde já exerceu as funções de: professora, gerente de Supervisão Descentralizada, coordenadora de Centro de Atendimento, Reabilitadora Visual, Transcritora Braille e Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Atualmente faz Mestrado em Planejamento e Controle de Gestão pela UFSC e atua como docente sobre vários temas relacionados à Educação Especial e publicou a Pesquisa: Implementação da Educação Bilíngue no Estado de Santa Catarina. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – biênio 2020 a 2022
SANTA CATARINA JÁ TEM – NOVO – GOVERNADOR
Santa Catarina – Após 4 anos da turbulenta era Moisés, que passou por dois afastamentos cautelares em processos de impeachment, fez e se submeteu a alianças ao sabor dos ventos, inicia 2023 com novo Governador, Jorginho Mello (PL).
Pela primeira vez na história de Santa Catarina um Governador sequer conseguiu avançar para o 2o turno das eleições. Carlos Moisés (Republicanos) contava com a maior coligação, um baita publicitário, maior tempo de rádio e televisão, porém com um “jornalista” que ignorou, boicotou e cerceou veículos de comunicação, parte da estratégia? Embora quisesse fazer crer que Santa Catarina já tinha Governador na pessoa dele, o catarinense o mandou para casa antes mesmo do 2o turno.
Jorginho Mello e Décio Lima (PT), entre mais oito candidatos, chegaram ao turno final, consagrando-se o primeiro como sabido.
E assim começa 2023 em Santa Catarina, com governo e caras novas, na esperança de mais estabilidade, menos escândalos e mais entrega à nossa gente Barriga Verde.
Aqui já tem, novo, Governador.
ESTADO SERÁ COMPENSADO POR INVESTIMENTO EM OBRAS DA UNIÃO
Brasília – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, considera uma decisão justa a derrubada do veto presidencial ao artigo 181 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 22), que prevê o abatimento da dívida dos estados com o Tesouro Nacional do montante utilizado na execução de obras de responsabilidade da União. A lei (número 14.436) foi aprovada pelo Congresso em 09 de agosto passado, mas tinha sido vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. Nesta quinta (22), o veto foi derrubado nas duas casas legislativas – na Câmara Federal, 391 deputados votaram pela derrubada do veto e 25, pela manutenção; no Senado, foram 64 votos pela derrubada e dois pela manutenção.
Aguiar salientou a elevada adesão da bancada catarinense pela tese da derrubada do veto, que foi defendida no início da semana pelo Conselho das Federações Empresariais, em ofício enviado aos parlamentares que representam Santa Catarina. Entre os 16 deputados federais, 12 votaram pela derrubada do veto, dois pela sua manutenção e outros dois estavam ausentes da sessão. Já no Senado, os três senadores catarinenses optaram pela compensação dos investimentos nas obras federais.
“Tivemos um exemplo recente em Santa Catarina. Nos últimos dois anos, o governo de Santa Catarina investiu R$ 465 milhões em obras nas BRs 470, 280, 285, 163 e 282, evitando sua interrupção por falta de recursos federais, o que agravaria ainda mais a péssima qualidade de nossa malha viária; é justo, portanto, que o estado seja compensado com o abatimento desse valor em sua dívida com a União”, argumenta o presidente da FIESC. “Essa compensação é necessária para o pacto federativo e fundamental para que no futuro o estado possa realizar mais investimentos”, enfatiza Aguiar.
A FIESC apoiou os investimentos estaduais na malha federal desde o início do debate sobre a iniciativa, mas sempre defendeu que o estado deveria ser compensado. Nos últimos dias, além de contar com o apoio do COFEM, articulou com federações industriais de outros estados a mobilização para derrubar o veto.
BRASILEIRO DO ANO 2022
Brasil – Os editores da revista IstoÉ elegeram o ministro Alexandre de Moraes como “brasileiro do ano”. Integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), a atuação de Moraes à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi o que motivou a escolha do nome dele.
Ao anunciar a premiação, a revista não poupou elogios ao magistrado, dizendo que graças a ele “as forças obscuras do retrocesso foram vencidas” e que Moraes sabe “de sua responsabilidade histórica”.
FOGOS SEM ESTAMPIDO
Florianópolis – A vereadora de Florianópolis, Pri Fernandes (Podemos) protocolou um ofício em caráter de urgência à Prefeitura de Florianópolis solicitando o cancelamento da queima de fogos no réveillon de 2023.
A parlamentar apelou pela sensibilidade do prefeito Topázio Neto (PSD) para que os fogos e show pirotécnico não tenham estampidos.
Existe algumas questões, como por exemplo o recurso tem fonte de receita e dotação própria e uma coisa não depende da outra, até porque Florianópolis depende muito do turismo economicamente falando. O social é importante sim, a vida dos cães também, mas precisamos colocar tudo na balança para que ninguém fique prejudicado.
A vereadora Pri Fernandes faz um trabalho magnífico na causa animal em Florianópolis, todos sabemos a importância de um cão, o seu bem estar e, os benefícios que trás para nossa sociedade.
Dentro das possibilidades e expectativas, o prefeito Topázio Neto acatou a indicação da vereadora Pri Fernandes em relação aos fogos de artifício que serão sem estampido.
PODER LEGISLATIVO DE CHAPECÓ
Chapecó – O Poder Legislativo de Chapecó, encerrou as sessões ordinárias de 2022. Ao total, foram 110 reuniões plenárias de fevereiro a dezembro. Nesse período, foram protocolados quase 300 Projetos de Lei e mais de 1.500 proposições foram aprovadas.
De acordo com a Assessoria Legislativa da Câmara de Vereadores, foram protocolados 295 projetos e 230 aprovados em plenário. Entre indicações, moções e requerimentos, foram aprovadas 1.526 proposições.
A Câmara de Chapecó também foi exemplo em economia de recursos públicos. Neste ano, a Casa Legislativa devolveu R$ 3,5 milhões aos cofres do Poder Executivo.
As sessões ordinárias serão retomadas no dia 06 de fevereiro, já com nova mesa diretora para o biênio 2023/2024: Fernando Cordeiro (presidente), André Kovaleski (vice-presidente), Sueli Suttili (primeira-secretária) e Marcilei Vignatti (segunda-secretária).
Foto: Divulgação