Ironias do destino: Movimentação da associação do Ministério Público de SC fulmina pretensões do seu último presidente…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – O Portal Hora Política – líder no jornalismo político, adiantou no dia da eleição interna do MPSC para formação de lista tríplice (última sexta-feira, 3 de março) a indelicadeza do Presidente da Associação dos Promotores em procurar o governador Jorginho Mello (PL) para pedir pela nomeação do mais votado em lista tríplice.
Pelas ironias do destino, tudo leva a crer que essa movimentação acabou por fulminar as legítimas pretensões do último presidente da entidade, Marcelo Gomes, que apontou em segundo lugar no número de votos de seus pares em aludida lista.
Há quem diga que Marcelo seria o candidato de predileção do atual Procurador Geral, Dr. Fernando Comin.
Seja como for, a precitada movimentação da associação que Gomes presidia até há poucos meses tirou qualquer legitimidade sua para pleitear o cargo. Seria de bom tom, nessas circunstâncias, que até renunciasse de sua pretensão.
De outro lado, os Procuradores de Justiça, Fábio Trajano e Gladys Afonso, que não têm nada a ver com a indelicadeza associativa, apontam com chances proporcionais para poderem vir a ser aquele que será o(a) único(a) nomeado(a). Trajano, o preferido da classe. O mais votado. Gladys Afonso, por sua vez, conta com a possibilidade de se tornar a primeira mulher a comandar o MPSC. Aliás, o que tá mais do que na hora. O Tribunal de Justiça já teve a saudosa Desembargadora Thereza Tang na sua Presidência. A Procuradoria Geral do Estado já foi comandada pela Dra. Célia. A Defensoria Pública já foi presidida pela Dra. Ana Dihl Cavalin, e a OAB-SC é comandada pela Advogada Cláudia Prudêncio. Quem sabe na próxima semana, em que se comemora no dia 8 o Dia Internacional das Mulheres, o MPSC venha ter a primeira em seu comando? Com a palavra, o Governador Jorginho Mello, que poderá escolher quaisquer dos 3 nomes em lista, mas que segundo nossas fontes hoje estaria mais propenso entre Trajano e Gladys apenas.
Foto: Divulgação