SC Inovadora é uma baita sacada…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Ladeado de excelentes profissionais que desempenham suas funções com maestria, a gestão do governador Jorginho Mello (PL) continua assertiva, dessa vez dá uma baita sacada com o SC Inovadora seguido do Pronampe Inovação, com o propósito de aumentar a competitividade da economia de Santa Catarina no mercado nacional e global e fomentar o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação – um dos que mais cresce e que já representa 6% do PIB do Estado – o Governo implementará até 2026 uma série de iniciativas por meio da recém criada Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI. Na quarta-feira, 22, o governador Jorginho Mello e o secretário da pasta, Marcelo Fett, apresentaram o programa “Santa Catarina Inovadora”.
“Santa Catarina tem essa vocação da inovação, mas faltava dar ao setor a visibilidade e importância que merece. Com a nova secretaria, já estamos colocando em prática um programa que vem para impulsionar ainda mais o setor. Facilitar a vida de quem empreende é uma das nossas missões”, afirmou o governador Jorginho Mello.


PRONAMPE INOVAÇÃO

Santa Catarina – Uma das primeiras ações que será implementada já a partir do lançamento do programa SC Inovadora é o “Pronampe Inovação”, linha de crédito para atender as empresas do setor de tecnologia e inovação, por meio da Agência de Fomento de Santa Catarina S.A. – BADESC.
“O Pronampe inovação tem uma linha de crédito de R$ 100 milhões de reais. Planejamos que dentro de 60 dias ja começaremos a disponibilizar os recursos”, explica Fett. Ele complementa: “estamos estruturando uma linha de crédito com juros equalizado, carência de um ano e previsão de 36 meses para pagamento. Facilitar a vida de quem empreende e inova em Santa Catarina é nosso maior objetivo”, destacou Marcelo Fett.
A Secretaria de Estado da Fazenda dará suporte à implantação do Programa Santa Catarina Inovadora. Para o secretário Cleverson Siewert, este é um importante movimento de transformação do ecossistema de inovação catarinense. “Ao investir em programas voltados à competitividade, produtividade e fortalecimento deste ecossistema, o governador Jorginho Mello está olhando para frente, pensando e planejando Santa Catarina para os próximos 20 anos”, avaliou o secretário Siewert.


ENTREGA SIMBÓLICA

Florianópolis – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), fez uma entrega simbólica ao prefeito da Capital, Topázio Neto (PSD), dos investimentos em comemoração aos 350 anos de Florianópolis. O Governo do Estado está repassando ao longo do mês de março aos moradores da Capital uma série de investimentos nas áreas de Segurança Pública, Cultura, Educação, Saúde e Meio Ambiente.
“A nossa Floripa é querida por todo catarinense, um orgulho pela sua beleza, pelas suas raízes açorianas e pela sua inovação, um conjunto que atrai gente do mundo inteiro e que orgulha Santa Catarina e o Brasil. Eu sou um dos tantos filhos adotados por Florianópolis, estou aqui há mais de 40 anos com a minha família e muito me orgulha hoje poder anunciar essas entregas para a cidade”, disse o governador Jorginho Mello.


POR QUE DINO VISITOU O COMPLEXO DA MARÉ?

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (22) um convite para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comparecer à comissão na próxima terça-feira (28). 
O requerimento é de autoria dos deputados Gervásio Maia (PSB-PB), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Rubens Pereira Júnior (PT-MA). Também foram aprovados, em conjunto, requerimentos de autoria dos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC), que previam a convocação do ministro – quando ele é obrigado a comparecer, sob risco de cometer crime de responsabilidade – mas a convocação foi transformada em convite. Outros deputados subscreveram os requerimentos. 
Flávio Dino deverá esclarecer as mudanças na política de controle de armas do governo federal; explicar as ações adotadas no âmbito de seu ministério e do governo após os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro; esclarecer a visita que fez ao Complexo da Maré, no último dia 13, e as manifestações de discriminação social e racial e criminalização da pobreza relacionadas ao episódio; além de fazer um balanço dos primeiros meses de atuação à frente do ministério, citando prioridades e diretrizes para o resto do ano. 


ALCANCEM O ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO PARA O PRESIDENTE LULA

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi infeliz na fala em que ataca o ex-juiz Sergio Moro (UB), mas que, por outro lado, Moro adorou ter os holofotes.
Cagada, Lula cagou, errou. Lula esqueceu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era veementemente repudiado por suas falas asquerosas e infundadas. Não é possível que não tenha alguém – um assessor de Lula que possa alertá-lo sobre suas falas e afirmações levianas venham à prejudicá-lo, da mesma forma que Bolsonaro “caiu do cavalo” sozinho.
“Eu não vou falar porque eu acho que é mais uma armação do Moro. Mas eu quero ser cauteloso, eu vou descobrir o que aconteceu. É visível que é uma armação do Moro. Mas eu vou pesquisar, eu vou saber o porquê da sentença”, declarou o presidente Lula.
“Mas isso, a gente vai esperar. Eu não vou ficar atacando ninguém sem ter prova. Eu acho que é mais uma armação, e se for mais uma armação ele vai ficar mais desmascarado ainda”, seguiu Lula.
“Eu não sei o que ele vai fazer da vida se continuar mentindo do jeito que está mentindo. É isso. Mas também, o Moro não é minha preocupação, a minha preocupação é 215 milhões de brasileiros que estão esperando que a gente possa melhorar a vida deles”, continuou.
Moro rebateu as falas de Lula, “Ontem, o presidente Lula deu uma declaração infeliz, que a gente tem que repudiar e que utilizou até palavrões em relação à minha pessoa. Quando um presidente utiliza esse tipo de linguagem e faz esse tipo de ofensa, ele acaba incitando violência contra outras pessoas”, disse Moro.


CONTINUO SEM ENTENDER

Brasil – Os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos das empresas do grupo J&F, que controla a JBS, integrarão a viagem do presidente Lula Inácio Lula da Silva (PT) à China.
Além de Joesley e Wesley Batista, há outros 96 empresários listados na comitiva.
Além de empresários, o giro presidencial contará com parlamentares, governadores e ministros de Estado. A delegação oficial do Ministério da Agricultura possui 102 participantes, sendo 15 nomes oficiais da pasta. O restante é advindo do segmento privado.
Em 2017, os irmãos Batista fecharam acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com depoimento de Joesley Batista, durante a delação premiada, o frigorífico JBS exercia influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a gestão petista.
O empresário contou que pagava como propina uma taxa de 4% do valor de cada contrato aprovado no BNDES, assim como dos aportes financeiros feitos por meio da BNDESpar, o braço do banco que investe em participações de empresas e é acionista da JBS.


JAVIER MILEI, O BOLSONARO ARGENTINO NA LIDERANÇA

Internacional – A menos de cinco meses das eleições presidenciais na Argentina, uma nova pesquisa mostra a insatisfação do público jovem argentino com a situação atual e com alguns políticos que buscam se manter como candidatos à Casa Rosada.
Uma sondagem da Clivajes Consultores levantou as principais opiniões dos jovens entre os 16 e os 29 anos, que constituem o segmento etário mais jovem do eleitorado, e revelou as várias preocupações, sendo a questão econômica a mais preponderante.
Nesta linha, a instabilidade econômica (26,7%) e a falta de certeza sobre as possibilidades de desenvolver um bom futuro pessoal (15,6%) lideram esta seção do estudo.
A soma de um conjunto de fatores, entre os quais a dificuldade de acesso ao primeiro emprego e a perda de poder de compra e poupança, condicionam em termos econômicos este setor que, aliás, regista a maior inflação dos últimos 30 anos.
Alberto Fernández é quem marca os piores registos de imagem ao marcar 55%. Eles são seguidos por Mauricio Macri/53%, Cristina Kirchner e Horacio Rodríguez Larreta/50% cada e Axel Kicillof/49% .
A confiança no Estado como garantidor e na política como “melhor ferramenta de transformação” mantém níveis semelhantes de desaprovação.
Apesar disso, um dos dados mais figurativos do relatório refere-se ao questionamento “Com qual dos seguintes líderes políticos você se sente mais representado?”, que é amplamente liderado por Javier Milei, do espectro político de direita, com 20,40% de apoio.
Apontado como favorito na disputa, o político, chamado de “Bolsonaro argentino”, tem arrastado milhares de apoiadores nas ruas da Argentina.


PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – Em sessão ordinária, na tarde da quarta-feira (22), os vereadores votaram e aprovaram por 19 votos favoráveis e 4 contrários, à revisão do Plano Diretor de Florianópolis. As emendas apresentadas nas comissões de méritos foram rejeitadas por unanimidade entre os parlamentares.
O PLC 1911/2022 em sua proposta propõe um avanço na simplificação das normas, favorecimento às atividades, ao desenvolvimento adequado dos bairros, a previsão de planos distritais, delimitação de áreas de desenvolvimento incentivado, promoção dos parcelamentos regulares e incentivos e compensações para investimentos em habitação social.
O presidente da Casa, vereador João Cobalchini (União Brasil) destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade e o compromisso que assumiu com a população.
“Graças ao entendimento da maioria, o Plano Diretor foi aprovado e tenho certeza que vai ser muito salutar a nossa cidade. Não tenho dúvidas, é um presente para Florianópolis, falo isso desde a aprovação do cronograma, nada melhor que entregar esse presente na véspera do aniversário dos 350 anos de Capital”, finalizou o presidente da Câmara.
O saneamento básico, um dos temas mais abordados nas diversas audiências públicas realizadas pelo Executivo e pelo Legislativo foram assuntos levantados pela vereadora Manu Vieira (Novo), em sua fala na tribuna ao discutir o projeto.


350 ANOS DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – A Câmara Municipal realizou na tarde da quinta-feira (23), uma Sessão Solene em celebração aos 350 anos de Florianópolis. O evento que já é tradicional do Legislativo da Capital ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e contou com diversas autoridades municipais e estaduais.


REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL

Santa Catarina – Por unanimidade entre os deputados presentes, a Assembleia Legislativa aprovou em plenário, na tarde da quarta-feira (22), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2023, de autoria do Poder Executivo, que trata do reajuste do salário mínimo regional. A matéria segue para a sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Com a aprovação do projeto, o piso salarial de trabalhadores de vários setores da economia estadual terá reajuste médio de 7,43%, retroativo a 1º de janeiro deste ano. O percentual será aplicado nas quatro faixas salariais existentes (confira, abaixo, os valores e os trabalhadores beneficiados).


VICE-LÍDER

Brasília – A deputada federal Júlia Zanatta (PL) foi escolhida uma das vice-líderes do Partido Liberal e terá funções importantes. Na ausência do líder, Altineu Côrtes, a parlamentar poderá substituí-lo nas Comissões, no Plenário e em CPI’s. “Muito me honra a nova missão que o PL me concedeu. Agora tenho ainda mais responsabilidades com o povo de Santa Catarina e com todos os brasileiros”, definiu Júlia.


JOÃO RODRIGUES COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA

Chapecó – Hoje, 24, é aniversário de um dos políticos mais resistentes e fortes de Santa Catarina, João Rodrigues (PSD) prefeito de Chapecó, capital do grande oeste, comemora seu aniversário em grande estilo, no CTG Quero-Quero a partir das 19h30. João do povão é conhecido nacionalmente por ter resistido e enfrentado com força injustiças na sua carreira, mostrou sua lisura e deu a volta por cima, faz uma excelente gestão na cidade de Chapecó. Pelo PSD é o nome favorito em 2026 no Senado Federal. Mas antes em 2024 para reeleição de prefeito, deixando Eron Giordani (vice) no cargo, enfrentando nas eleições, a extrema direita Caroline de Toni (PL) – vice Cleber Fossá (MDB) e na esquerda Luciane Carminatti (PT) – vice Cláudio Vignatti (PSB). Cenário político montado.


REPRESENTAÇÃO FEMININA

Brasília – A pedido da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), senadores vão analisar a PEC 38/2015, que garante a representação proporcional de homens e mulheres na composição das Mesas e Comissões do Congresso Nacional, do Senado e da Câmara. Aprovada na Câmara, a matéria chegou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) mas foi arquivada ao final da legislatura. Agora, como parte da pauta feminina pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), voltará a ser debatida na Casa por decisão tomada nesta quinta-feira (23). O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) apoiou o requerimento.


PROJETO IMPACTAR

Ipuaçu – Com uma bela apresentação dos alunos da Escola Indígena Cacique Vanhkre é que teve início a primeira ação do Projeto Impactar, realizado pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Domingos na Reserva Indígena Xapecó, em Ipuaçu. O objetivo do programa é aproximar o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) das comunidades consideradas vulneráveis abrangidas pela PJ. A atividade, que contou com a parceria do Poder Judiciário, da Polícia Civil, da Prefeitura de Ipuaçu, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Epagri e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ocorreu neste mês de março.
Durante a ação, a Promotora de Justiça Andréia Tonin, idealizadora e responsável pelo projeto, falou para comunidade sobre a atuação do MPSC e esclareceu acerca dos direitos e deveres de cada cidadão, além de explicação específica sobre alguns crimes, como tráfico de drogas, estupro e violência doméstica.


TRISTE REALIDADE

Santa Catarina – Sem o aporte significativo de recursos, as obras de duplicação da BR-470, no trecho de 73,2 quilômetros entre Navegantes e Indaial, não têm prazo de conclusão. É o que mostra estudo da Federação das Indústrias (FIESC), realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, e apresentado nesta quarta-feira, dia 22, durante reunião no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Para a FIESC, a mobilização junto ao governo federal e a alocação de emendas parlamentares são fundamentais para concluir a duplicação, diante da falta de recursos da União que garantam a conclusão das obras. Dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mostram que são necessários R$ 458,6 milhões para a conclusão dos quatro lotes da rodovia analisados pela Federação.


PERSEGUIÇÃO

Brasília – Na primeira reunião da Comissão de Agricultura da Câmara, o deputado federal Pezenti (MDB) relatou, de forma contundente em seu pronunciamento, a perseguição do Ministério do Trabalho a produtores rurais de todo o Brasil, especialmente aos cebolicultores de Santa Catarina.
“O governo federal está tentando matar aquela galinha que bota todo dia um ovo de ouro na cesta da União”, destacou o deputado.
De acordo com o parlamentar, agricultores têm sido tratados como bandidos e exploradores de trabalho escravo. Pezenti afirma que a fiscalização rigorosa e desproporcional do governo, nas mais diversas atividades do campo, está desestimulando quem quer empreender e produzir.
“O Ministério do Trabalho tem rodado o país em ações que, a meu ver, têm mais como objetivo render manchetes na imprensa, do que combater o suposto trabalho análogo à escravidão. Ninguém é a favor de escravizar pessoas. Uma coisa é trabalho escravo, outra coisa é bom senso para corrigir os equívocos em contratos de trabalho e adequações que precisam ser feitas no alojamento ou no refeitório dos trabalhadores”, explicou Pezenti.


Foto: Divulgação