Lançado o Farol TCE/SC…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – O Portal do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) conta com mais uma ferramenta para aprimorar a gestão pública e para contribuir para o exercício do controle social. O Farol TCE/SC reúne conteúdo de interesse público sobre a gestão dos 295 municípios catarinenses e do Governo do Estado. Nele, estão disponibilizados 24 painéis com dados da administração pública referentes a despesas, receitas, educação, saúde, licitação, pessoal, gestão e meio ambiente.
As informações são atualizadas periodicamente e provêm de bases de dados a que o Tribunal tem acesso, do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) e do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef).
“Por meio dessa iniciativa, o TCE/SC desempenha um papel fundamental na promoção da transparência e na disseminação de informações sobre a gestão pública em Santa Catarina, contribuindo para a melhoria da governança e para a prestação de contas no Estado”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ao falar sobre o lançamento da ferramenta, na sessão do Pleno da segunda-feira (12). “Acredito que o Farol represente o maior avanço que o Tribunal de Contas do Estado já alcançou no sentido de estimular o exercício do controle social, tão importante para o aprimoramento não só da gestão pública, mas da nossa sociedade”, reforçou.
Na oportunidade, o diretor de Informações Estratégicas (DIE), Nilsom Zanatto, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, apresentou as funcionalidades da nova ferramenta. “Nosso objetivo é fornecer uma fonte dinâmica de pesquisa, acessível a todos os interessados em acompanhar a gestão pública catarinense”, reforçou o diretor.
O projeto — desenvolvido pela Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e pela equipe da Assessoria de Comunicação Social (Acom) — integra o Plano de Ação do TCE/SC 2021/2022, instituído pela Portaria N.TC 248/2021.
MUTIRÃO DE CIRURGIAS
Santa Catarina – Referência em ortopedia, o Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, realizou na sexta-feira, 09, um mutirão de cirurgias ortopédicas. Num único dia, foram feitas 12 operações sequenciais, envolvendo a participação de duas equipes cirúrgicas. Com esse esforço foi possível atender pacientes que aguardavam há cinco anos pelo procedimento. As cirurgias de média e baixa complexidade visam principalmente aliviar dores crônicas e restaurar a qualidade de vida das pessoas.
“Estamos dedicando esforço máximo no mutirão de cirurgias com a certeza de que cada avanço significa reduzir o tempo de espera, tirar a dor e o sofrimento e devolver a qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou o governador Jorginho Mello (PL).
UNIVERSIDADE GRATUITA
Santa Catarina – O projeto “Universidade Gratuita”, entregue em maio, pelo governador Jorginho Mello (PL) ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal (MDB), foi analisado hoje, terça-feira (13), em reunião conjunta com as Comissões de Justiça, Finanças e Educação.
REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA ANTES DE AUMENTAR IMPOSTOS
Criciúma – Já foi aprovada pelas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Criciúma a chance do cidadão opinar sobre o aumento de impostos, sempre que o Município cogitar fazê-lo. Trata-se do Projeto de Lei 51/2023, de autoria do vereador Nícola Martins, que obriga a realização de audiência pública quando houver a necessidade de aumento da alíquota ou criação de novo tributo na cidade.
De acordo com Nícola, além de estimular a maior participação popular e empresarial em tomada de decisões, a medida deve aumentar a transparência para o contribuinte. “O Município vai explicar a necessidade de aumento da carga tributária e prever o impacto que causará à população”, explica o parlamentar, lembrando que a audiência necessariamente não impede o aumento, mas amplia o debate.
O IMORTAL
Internacional – Morreu aos 86 anos, o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi. Chamado de “o imortal” por sua longevidade na política, o senador e empresário havia sido internado na sexta-feira (9) para passar por exames relacionados com sua leucemia, conforme os médicos. Silvio Berlusconi foi primeiro-ministro durante nove anos, entre 1994 e 2011, e consolidou sua grande fortuna nas décadas de 1980 e 1990. Também foi proprietário do Milan por 31 anos.
PL-SC CADA VEZ MAIS FORTE
Santa Catarina – Correm comentários nos bastidores da política catarinense que o PSD-SC até tenta, mas não chega perto da potência do PL-SC, fonte de informação de dentro do partido PSD-SC revelou que o desespero está batendo, as propostas de filiações estão descaradas por parte da direção do partido que almeja a fama e força do PL catarinense, o fato mais interessante é que o PSD-SC partiu até para parcerias ocultas com o lado esquerdo, PT, como é o caso do deputado Fabiano da Luz e até mesmo com o centro, com a deputada Paulinha (Podemos), mas o que ninguém no partido ainda percebeu que existem dois fatores, o primeiro é que se igualar ao PL-SC é algo impossível, pois muita força do partido junto à seus eleitorados vem dos princípios e do nome de Jair Messias Bolsonaro, o segundo é que o gabinete da deputada Paulinha tornou-se nos últimos tempos o reduto de boa parte da equipe do governador Carlos Moisés (Republicanos).
Muito mais viável e vantajoso para o PSD-SC uma parceria com o PL-SC do que concorrência; claro, caso o partido de Jorginho Mello e Bolsonaro aceite.
CHIODINI PARA GOVERNADOR
Santa Catarina – Carlos Chiodini (MDB) vem preparado para uma disputa forte, tem lutado em Brasília com unhas e dentes pelo nosso estado, trazendo recursos e boas notícias. Nos bastidores comenta-se que o experiente deputado federal almeja o governo do estado de Santa Catarina ou uma grande parceria para chegar até lá, nome forte na política Chiodini tem, partido bem posicionado também, mas depende muito da sua assessoria, essa precisa abrir mais a rede de contatos e parcerias, convites para reuniões é essencial, pois o que vemos nos cafés, almoços e jantares atuais são sempre as mesmas figuras, desse jeito dificilmente chegará até lá.
JORGINHO ACERTANDO O ALVO
Santa Catarina – Bem falado na política nacional, o governador Jorginho Mello (PL) é exemplo de gestão para vários governadores.
A impressa ética e limpa tem o papel de denunciar, criticar e elogiar, quando é preciso criticar, nós criticamos, mas também devemos ser éticos quando necessário elogiar, Mello tem sido assertivo em vários pontos, não deixando a desejar, montou uma equipe de peso, com nomes fortíssimos no mercado, como Cleverson Siewert, Carmen Zanotto, Paulão do Vôlei, João Debiasi, Aline Vaz, Estener Soratto, sob estes na direção dos setores e tantos outros nomes que podemos citar, percebemos de longe que existe muita técnica e profissionalismo nos trabalhos desempenhados pelo atual governo estadual de Santa Catarina.
O processo de reeleição para um político no poder vem ao natural, sua gestão em 4 anos mostram e lhe garantem o nome marcado e bem visto, se Mello continuar nesse foco, vai ser muito difícil para seus concorrentes tirar sua reeleição.
CLIMA FERVENDO DENTRO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE FLORIANÓPOLIS
Florianópolis – Revolta dentro da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis, depois da trágica morte de um rapaz na madrugada fria/gelada, o clima dentro da Secretaria esquentou/ferveu, fontes de dentro da própria revelam que está existindo politicagem dentro dos setores e muita negligência, falta de experiência dos nomeados que caem de paraquedas sem terem currículos adequados.
Segundo duas vereadoras do município, estão analisando a possibilidade de abrirem uma CPI para investigação do uso do dinheiro público na Secretaria.
PALHOÇA EVOLUINDO
Palhoça – Obras que garante bem estar e qualidade de vida para os munícipes, o prefeito de Palhoça Eduardo Freccia, trabalha incansável para tudo acontecer, poder para captar parcerias e recursos faz com que o prefeito seja destaque, exemplo de diplomacia e empenho, um visionário, Palhoça merece.
QUINTO CONSTITUCIONAL
Santa Catarina – Nos bastidores da disputa pela vaga aberta no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para Desembargador(a) pela OAB-SC, nomes fortes, 14 candidatos, muito empenho e compromisso, quem percorre o estado focado na sua campanha é o Advogado e ex-Juiz do TRE-SC, Zany Leite Junior, centrado, tem prestigiado os eventos da classe jurídica e expondo seus objetivos com firmeza, outra excelente profissional que disputa o cargo é a Advogada Sabine Müller, que também percorre o estado expondo seu foco na disputa pela vaga, entre os 14, dois nomes que atualmente lideram a lista dos favoritos ao cargo do quinto constitucional.
Foto: Divulgação