SC é o melhor estado do Brasil…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Santa Catarina segue no pódio da nova pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, SC aparece em 2° lugar, atrás apenas de SP. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com as organizações Gove e a Seall, e avalia diferentes áreas.
O estado está em primeiro lugar em Capital Humano, puxada principalmente pela formalidade no mercado do trabalho e pela inserção econômica de jovens e adultos. Nosso estado é líder também em Sustentabilidade Social com baixa desigualdade de renda, por ter poucas famílias abaixo da linha da pobreza e baixa mortalidade infantil em comparação com os 27 estados da federação.
“Esse ranking reflete a nossa gente. Um povo que trabalha muito e faz acontecer. Cabe ao poder público criar as oportunidades e é isso que estamos fazendo. É um esforço coletivo do Estado e toda a sociedade”, destacou o governador Jorginho Mello (PL).
Outra posição de destaque é o primeiro lugar também em Segurança Pública com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.
Santa Catarina ocupa ainda o terceiro lugar em Inovação, subindo mais um degrau no ranking em comparação com o ano passado. E ficamos entre os três primeiros estados em eficiência da máquina pública e infraestrutura.
Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.


CIDADE MAIS COMPETITIVA DO BRASIL

Florianópolis – A capital Florianópolis administrada pelo prefeito empreendedor Topázio Neto (PSD) lidera o ranking com boa avaliação nas áreas de qualidade de saúde, segurança e capital humano. Destacam-se também, na capital catarinense, a coleta de resíduos domésticos e o abastecimento de água, que tiveram nota máxima no estudo. É a primeira vez que uma capital lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios. Fontes ligadas ao prefeito Topázio garantem que sua saída do PSD/SC e seu ingresso para o PL/SC assinam definitivamente sua reeleição.


PL/SC, O TIRANOSSAURO REX DA POLÍTICA CATARINENSE

Santa Catarina – O Partido Liberal em Santa Catarina continua crescendo, sob olhares de Jorginho Mello e junto com os parlamentares mais votados na história do estado, além do tamanho também prioriza a qualidade dos seus políticos e filiados, o partido com maior força no cenário político catarinense continua deixando o PSD/SC em desespero.


UNIÃO ENTRE PSD/SC E MDB/SC PODE RESULTAR EM ARREPENDIMENTOS

Santa Catarina – A união entre PSD/SC e MDB/SC pode resultar em arrependimentos, é o que revela fontes de lideranças de dentro do partido emedebista de Carlos Chiodini, temem que o partido de Eron Giordani possa fazer o que vem fazendo há muito tempo com todos na política catarinense, puxar o tapete do MDB/SC no maior requinte de crueldade que só o PSD/SC sabe fazer.


ZÉ CARAMORI É ESTADUAL

Santa Catarina – A Alesc recebeu a comunicação de deputado Napoleão Bernardes (PSD) que o ex-prefeito de Chapecó e ex-presidente do Badesc, Zé Caramori (PSD), primeiro suplente do PSD, vai assumir como deputado estadual.
A licença da função por 30 dias de Napoleão se dá pelo reconhecimento das inúmeras contribuições dadas por Caramori na gestão pública. Reconhecimento justo e necessário, irmão de uma das maiores lendas da política catarinense, Reno Caramori, Zé merece muito mais, pessoa do bem que cumpre o que promete, político do mais alto nível.


ADELIANA VAI ASSINAR A APOSENTADORIA DE ORVINO

São José – Adeliana Dal Pont (PL) definitivamente vai assinar a aposentadoria do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) na prefeitura de São José. Enquanto Orvino dorme sobre a mesa do gabinete sem ter uma assessoria necessária e profissional, do outro lado com o nome mais forte no cenário político da cidade, Adeliana participou de um evento promovido pelo PL de São José para o registro de novos filiados, confirmando ainda mais sua disputa para a prefeitura do município.
“Quero novamente agradecer ao governador Jorginho Mello pelo convite e pelas conversas que me trouxeram até aqui e ao PL pela calorosa acolhida. Estou extremamente feliz na minha nova casa e reforço meu compromisso de trabalhar muito pela nossa cidade e pela nossa gente.”


ELEIÇÕES EM BRUSQUE

Brusque – Na sessão plenária da quinta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), à unanimidade, deu provimento aos recursos das coligações “Unidos Pelo Povo, Comprometidos Por Brusque!” (PP/PSD/União Brasil), “De Coração Aberto, Brusque” (Federação PSDB/Cidadania; Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV); e partidos PDT, PSB e Solidariedade) e dos candidatos a prefeito Paulo Roberto Eccel e a vice-prefeita Vanilda Mafra, para deferir o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) das coligações recorrentes e o Registro de Candidatura da chapa concorrente pela “De Coração Aberto, Brusque”.
Entre os argumentos apresentados, o juiz relator, William Medeiros de Quadros, afirmou que não há dúvidas de que mesmo o trânsito em julgado das contas julgadas não prestadas não impede a apresentação de pedido de regularização das contas a qualquer tempo.


PRAZOS PARA O PLANTIO DE SOJA

Brasília – O Ministério da Agricultura atendeu à solicitação da bancada catarinense em Brasília e concordou em alterar os prazos para o plantio de soja no estado. Nesta quinta-feira (24), o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, adiantou que um novo calendário será publicado nos próximos dias. O anúncio oficial deverá ser feito pelo ministro Carlos Fávaro na semana que vem.
A proposta, articulada pelos deputados, MAPA e Governo do Estado, prevê regionalização da semeadura. A nova medida servirá para controlar a incidência de ferrugem asiática sem prejudicar o planejamento do plantio em Santa Catarina.
“O Ministério da Agricultura se sensibilizou com nosso apelo, entendendo que há peculiaridades regionais que precisam ser respeitadas. A CIDASC vai consultar as entidades que representam os agricultores e apresentará uma sugestão de calendário, que será acatada pelo Governo”, resumiu o deputado Pezenti (MDB).


DESCONTO DE IMPOSTOS PARA AS NOVAS EMPRESAS

Brasília – A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto que estabelece descontos nas alíquotas do Simples Nacional no caso de micro e pequenas empresas recém-abertas. O objetivo é incentivar os novos empreendedores e também a formalização das empresas. O texto teve como relator o deputado catarinense Jorge Goetten (PL).
Favorável à aprovação, o deputado apontou que somente 40%, das empresas criadas no Brasil sobrevivem aos primeiros anos de vida, ou seja, menos da metade. “As dificuldades enfrentadas são muito maiores no início, principalmente na questão financeira. É importante que sejam dados todos os incentivos possíveis pra que elas consigam enfrentar essa fase e não fechem as portas, assim gerando empregos e renda”.


PROMPE

Brasil – Goetten tem sido destaque no cenário nacional quanto ao incentivo para as pequenas empresas. No último mês, também foi escolhido como relator do projeto que cria o PROMPE – Programa Minha Primeira Empresa. O projeto quer incentivar, por meio de cursos e linhas de créditos, os empreendedores que estão iniciando suas atividades.


INAPEM EM ANGOLA E VISITA DO PRESIDENTE LULA AO CONTINENTE AFRICANO

Internacional – O Sebrae e o INAPEM, instituição congênere da Angola, formalizaram, nesta sexta-feira (25), acordo para implementar ações de apoio ao empreendedorismo e em prol da inclusão dos pequenos negócios. A assinatura aconteceu no Palácio do Governo de Angola e teve a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e João Lourenço, que firmaram 11 acordos entre os dois países. A agenda reforça o olhar do Governo Federal para o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.
O chefe de estado do país africano apontou a reaproximação com o Brasil como ponto de virada: “Estamos comprometidos em transformar nossos potenciais em efetiva riqueza, reduzindo a fome, a miséria e o analfabetismo. O Brasil entrará para a romper esse ciclo de subdesenvolvimento”.
Os desafios do crescimento e da inclusão social deram o tom da fala do presidente Lula. Além das parcerias voltadas à agricultura, saúde e infraestrutura, ele lamentou o distanciamento entre os dois países nos últimos anos. “A visita a Angola é o retorno do Brasil à África. Lamentavelmente, os governos anteriores abandonaram as relações com os países africanos. Vamos mudar isso. Iremos atingir um novo patamar de relação estratégica. A revolução agrícola que Angola precisa fazer, vai ter a cooperação do Brasil, por exemplo”, destacou.
A parceria com o INAPEM foi celebrada pelo presidente do Sebrae, Décio Lima. Segundo ele, as duas instituições compartilham uma pauta consolidada, mas que permanece estratégica, ao garantir que os pequenos negócios continuem tracionando o PIB e promovendo a inclusão social nas respectivas nações. “Temos a grande responsabilidade de lutar por políticas públicas à altura desse desafio. O empreendedorismo representa uma alternativa legítima para integrar milhões de pessoas em situação de pobreza. O caminho é esse: promover a geração de emprego, renda e igualdade de oportunidades”.
Ao definir os pequenos negócios como protagonistas do desenvolvimento sustentável, Lima defendeu o aprimoramento de políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios, a formalização e educação empreendedora para o desenvolvimento institucional. “No espírito da melhor cooperação Sul-Sul, tenho a convicção de que o acordo nos trará grandes resultados no futuro próximo. Nossos empreendedores farão a sua parte, buscando oportunidades de negócios e promovendo o comércio bilateral”, completou Lima.


COMEMORAÇÃO AOS 106 ANOS DE CHAPECÓ

Chapecó – Uma noite de homenagens marcou a sessão solene em comemoração aos 106 anos de emancipação político-administrativa de Chapecó. Como acontece todos os anos, o Poder Legislativo realizou o evento, onde foi concedida a medalha “O Desbravador” para 21 cidadãos chapecoenses que contribuem com o desenvolvimento do município. O ato solene foi realizado no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e reuniu várias autoridades, homenageados e público em geral.


CHAPECÓ MERECE

Chapecó – Um desfile na Avenida Getúlio Vargas, marcou o aniversário de 106 anos de emancipação de Chapecó, nesta sexta-feira (25). Desfilaram aproximadamente 500 pessoas, mais de 20 instituições das Forças de Seguranças e grupos de carros antigos e motos.
“Não era justo que o aniversário de Chapecó passasse despercebido. Por isso decidimos fazer um desfile neste dia para homenagear as milhares de pessoas que contribuíram para o crescimento da nossa cidade. Chapecó continua crescendo pela garra, honra e força do seu povo” disse o prefeito João Rodrigues (PSD).


NOVA PAVIMENTAÇÃO

Chapecó – Chapecó celebrou a inauguração da nova pavimentação da Estrada Municipal de acesso à Linha Vitorio Rosa, um marco importante para a cidade. O Prefeito João Rodrigues (PSD), Vice- Prefeito Itamar Agnoletto (PP), Vereadores Progressistas Nelson Krombauer, João Luis Siqueira, Claimar de Conto e o deputado estadual Altair Silva (PP) foram os responsáveis por essa conquista, com destaque para a atuação do deputado, que destinou 400 mil reais em emenda parlamentar para a realização dessa obra. Essa iniciativa demonstra o comprometimento e a preocupação dos representantes políticos com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura urbana de Chapecó. A nova pavimentação trará benefícios significativos para a comunidade local, facilitando o acesso à Linha Vitorio Rosa e promovendo a segurança e o conforto dos moradores e visitantes. Essa conquista é um exemplo de como a parceria entre o poder público e a sociedade pode gerar resultados positivos e transformar a realidade de uma cidade.


PROPOSTAS JÁ APROVADAS VÃO SUPRIR O DÉFICIT FISCAL

Brasília – O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o Executivo e o Legislativo vão fazer a sua parte para aprovar as medidas saneadoras e arrecadatórias e garantir as receitas para suprir o déficit fiscal. Guimarães explicou que, para viabilizar a nova regra fiscal, seriam necessários, de acordo com cálculos da Fazenda, aproximadamente R$ 150 bilhões. Segundo o líder, se as medidas que estão sendo negociadas forem aprovadas, os valores podem ultrapassar esse patamar.
Guimarães reconheceu que há dificuldades para garantir a arrecadação, mas defendeu o diálogo para que os projetos sejam aprovados. Segundo ele, a relação entre Executivo e Legislativo tem avançado.


Foto destaque: Divulgação