Casan e Prefeitura de Florianópolis se reúnem…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Florianópolis – A diretoria da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) recebeu a comitiva liderada pelo prefeito Topázio Neto para iniciar a formulação de uma proposta para o avanço da cobertura de esgotamento sanitário da Capital. Participaram também da parte da Prefeitura os secretários Fábio Braga, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Rafael Hahne, de Infraestrutura. Estiveram presentes ainda o presidente do Conselho de Administração da Companhia, Alfeu Abreu, e os diretores Pedro Joel Horstmann, Natan Monteiro e Giovani Pickler.
O encontro foi o primeiro entre as partes após documento enviado pela prefeitura, estabelecendo prazos para a CASAN avançar no saneamento da Capital. Segundo o diretor-presidente da CASAN, Edson Moritz, a reunião foi bastante proveitosa e construtiva.
Ficou definida na reunião que será formado um grupo de trabalho, reunindo técnicos da Prefeitura e CASAN, para elaboração de um plano de ação conjunto a fim de que até 30 de setembro a Companhia apresente uma antecipação de entrega de obras.


SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO MERCOSUL

Santa Catarina – Especialistas que participaram da mesa redonda “A importância da integração interamericana” defenderam a oportunidade do acordo comercial entre os países do Mercosul e a União Europeia para aumentar as trocas comerciais de Santa Catarina durante o Seminário Internacional do Mercosul, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
O evento Seminário Internacional do Mercosul é muito importante para nosso estado que procura aprimorar a exportação para países vizinhos e distantes, análises realizadas e assuntos debatidos que aprimoram todo nosso processo de negociação para exportação e importação no Mercosul e na União Europeia.


NADAL NA EXPOINTER

O presidente da Assembleia Legislativa de SC, Mauro De Nadal (MDB), esteve presente na Expointer. Na ocasião, participou de diversos eventos que visam potencializar o agronegócio e combater intempéries, como a estiagem.
Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin (MDB), Mauro De Nadal ainda se encontrou com o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), que foi homenageado pela Unale (União Nacional dos Legisladores Estaduais).
Nadal está trazendo para Santa Catarina ferramentas para fortalecer e desenvolver cada vez a agricultura catarinense.


FERNANDA SELL PARA A VAGA DE DESEMBARGADORA DO TJSC

Santa Catarina – O governador Jorginho Mello indicou nesta quinta-feira, 31, o nome de Fernanda Sell de Souto Goulart para a vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina pelo Quinto Constitucional. Fernanda foi a mais votada pelo TJSC na formação da lista tríplice.
“Quero registrar os meus cumprimentos a ela e a todos os participantes deste importante processo. Desejo sorte e sabedoria nesta nova missão”, ressaltou o governador.
Fernanda Sell é doutora em Ciência Jurídica pela Univali, onde é professora, e doutoranda pela Universidade de Alicante, na Espanha. Na OAB, é presidente de Comissão, Conselheira Estadual e Diretora Geral da Escola Superior de Advocacia.


PRÊMIO DE CINEMA

Santa Catarina – A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vai detalhar seus investimentos no setor cultural de SC. Os valores e a distribuição dos recursos serão apresentados em um evento nesta sexta-feira, 1º de setembro, em Florianópolis. A apresentação será direcionada a jornalistas e, na oportunidade, a FCC fará o lançamento da edição especial do Prêmio Catarinense de Cinema.
Do montante, R$ 60 milhões serão destinados ao setor ainda em 2023, por meio da Lei Paulo Gustavo, e outros R$ 16 milhões provenientes do Governo do Estado também estão previstos para a realização de editais.


AMPESC REJEITADA

Santa Catarina – Deputados estaduais insatisfeitos e revoltados com a atitude da Ampesc, comentários no parlamento catarinense repercutem negativamente contra a Ampesc, muito preocupante essa atitude de judicialização contra o governo do estado, há quem diga que a Ampesc está mostrando ingratidão, está de barriga cheia e quer comer mais, pois querem se igualar a Universidades Comunitárias, mas todos sabem que o lucro da Ampesc vai para o bolso dos proprietários das faculdades, por outro lado há quem diga que o foco são os acadêmicos que precisam estudar e o lucro da Ampesc é investido nas faculdades particulares. Uma coisa ninguém pode negar, o governo de Santa Catarina está fazendo milagre, pois nunca até hoje um governador fez tanto pela Edução como está fazendo agora. Precisamos valorizar essa atitude nobre do governado Jorginho Mello (PL).


AS MENTIRAS SOBRE SORATTO

Santa Catarina – Estêner Soratto permanece firme no seu posto e batalhando pelos catarinenses à frente da Casa Civil, o secretário da Casa Civil não tolera boatos e muito menos Fake News, afirma que não vai deixar cargo e nunca teve qualquer tipo de pretensão ou até mesmo decisão por parte de vosso governador Jorginho Mello (PL) para sair da pasta, com um alto nível de conhecimento e articulação por toda Santa Catarina, o dia de Soratto deveria ter 72 horas para conseguir dar conta da demanda, mesmo trabalhando em full time. Mostra firmeza e confirma que a Casa Civil tem secretário de verdade.


REUNIÃO

Santa Catarina – A quarta-feira (30) foi de mobilização para a Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). A Assembleia Ordinária da entidade foi marcada pelas presenças dos secretários de Estado Marcelo Frett (Ciência, Tecnologia e Inovação), Silvio Drevek (Indústria, Comércio e Serviços) e Estêner Soratto (Casa Civil), e pela mobilização nacional municipalista. Com a presença expressiva de prefeitos, vices e secretários municipais, a reunião teve também transmissão ao vivo no canal da FECAM no YouTube.
Após as discussões rotineiras da Assembleia, com prestação de contas da entidade, a presidente Milena Lopes passou a palavra aos secretários, que apresentaram novos programas do Governo do Estado, o Programa para Formar de Novos Talentos em Tecnologia, o programa SC bem mais Simples e, uma proposta que visa dar mais segurança jurídica às prefeituras nas execuções de autos de infração. A proposta foi votada e aceita pela maioria presente.


MOBILIZAÇÃO

Santa Catarina – Paralelamente, a Federação convocou os 295 municípios catarinenses a ocuparem as redes sociais e imprensa local para chamar a atenção para a grave crise enfrentada pelas prefeituras brasileiras.


INDÚSTRIA DE SC MANTÉM 3ª POSIÇÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

Santa Catarina – Santa Catarina gerou 2,2 mil vagas de trabalho formal na economia, em julho deste ano. Os setores de serviços e da construção foram determinantes para esse resultado. Apesar do fechamento de vagas na indústria geral e na agropecuária, o estado continua na terceira posição na geração de vagas na atividade industrial no país.


COBALCHINI É PREFEITO

Florianópolis – O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, foi empossado prefeito interino de Florianópolis, em ato realizado na quinta-feira (31), no plenário Olga Brasil, após o prefeito Municipal, Topázio Neto se licenciar para representar a cidade em missão oficial na Coreia do Sul.
Segundo o prefeito interino, nesses 12 dias será possível acompanhar ainda mais o trabalho do Executivo e mesmo que temporariamente trabalhar intensamente ações para melhorar a vida da população.
A presidência da Câmara foi assumida de imediato e interinamente pelo vice-presidente da Casa, vereador Claudinei Marques.


Foto destaque: Divulgação