Em Roma na Itália, comitiva da Alesc busca consulado da Itália em SC…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Internacional – Em Roma na Itália, nas dependências do Palazzo Della Farnesina a comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) formada pelos Deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Frente Parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), e os deputados Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT), realizaram importante audiência com o Vice-Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Giorgio Silli, com o grande objetivo de acontecer a tão esperada instalação do Consulado da Itália em Santa Catarina, também foi realizada uma importante reunião entre os deputados com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza.
O roteiro de atividades tem como foco principal buscar a ampliação dos serviços consulares em Santa Catarina pelo governo italiano. Eles também celebrarão um acordo de cooperação entre poderes legislativos.
A comitiva também cumprirá agenda na região da Calábria, no extremo Sul da Itália, onde será celebrada a construção de um “gemellagio”, um acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Consiglio Regionale della Calabria (equivalente a uma assembleia legislativa no Brasil).
Como explicou o presidente do Legislativo Catarinense, deputado Mauro De Nadal, o objetivo é fomentar a troca de informação entre os parlamentos para incentivar relações comerciais, culturais e sociais entre o estado catarinense e a região italiana. “Santa Catarina será coirmã da Calábria”, resumiu Nadal.


ALESC E DEFENSORIA PÚBLICA

Santa Catarina – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Defensoria Pública do Estado renovaram recentemente a parceria que garante o funcionamento de uma unidade do órgão responsável por prestar assistência jurídica dentro do Palácio Barriga Verde, sede do Parlamento catarinense.
Inaugurada em 2022, a unidade já realizou mais de 1,1 mil atendimentos. Entre eles, o caso de Davi, de um ano de idade. Graças à atuação da Defensoria, a família dele conseguiu na Justiça o fornecimento de uma prótese auditiva.


RESERVATÓRIOS DA CASAN IRÃO PASSAR POR VISTORIA GERAL

Santa Catarina – O diretor-presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Edson Moritz, determinou na tarde da quinta-feira, 7, que todos os reservatórios da Companhia deverão passar por uma sequência de vistorias gerais em até cinco dias úteis, terminando no dia 14 de setembro.
A Casan tem aproximadamente 1.030 reservatórios instalados pelo estado. Ao todo, 483 são de concreto, material do reservatório rompido na madrugada do dia 6, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. O segundo material mais utilizado é o de fibra de vidro, seguido pelo aço inoxidável, pelo polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV) e pelo aço vitrificado.
Os reservatórios da Casan são aliados importantes para garantir a segurança hídrica em Santa Catarina, sobretudo diante de emergências, períodos de estiagem e de alta temporada turística. Anualmente, eles passam por limpeza e higienização conforme norma interna, além de acompanhamento de sua condição física pelos setores operacionais.


NOVAS INSTALAÇÕES

Santa Catarina – Só no primeiro semestre de 2023, a Companhia já instalou novos 90 reservatórios, e até o fim de 2024 serão instalados mais 141, totalizando 88 milhões de litros de água. As instalações acontecem em 118 dos 194 municípios atendidos pela Casan e correspondem a um aumento de 38,81% na capacidade de reservação do estado.
Os reservatórios que entrarão em operação nos próximos meses também trazem uma mudança tecnológica no material das estruturas.


ATENDIMENTO NO LOCAL

Florianópolis – A Casan continua com duas tendas no Bairro Monte Cristo, fornecendo roupas, sapatos, material de higiene e 250 refeições no local para as pessoas atingidas pelo rompimento. A Companhia também tem equipes técnicas avaliando danos, para que seja definida da forma mais breve possível uma antecipação da indenização das perdas.
Todas as atividades estão sendo feitas em conjunto pela Companhia com lideranças comunitárias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal.
As equipes operacionais da Casan também fazem o trabalho de limpeza de ruas, remoção de carros e cadastro de pessoas. Das 170 pessoas que passaram pelo cadastro, 83 se dirigiram a abrigos em dois hotéis da cidade e em um alojamento fornecido pela EpagriI.


CPI PARA INVESTIGAR ROMPIMENTO DE CAIXA D’ÁGUA

Santa Catarina – O rompimento de uma caixa d’água da Casan no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, repercutiu na sessão de quarta-feira (6) da Alesc com deputados cogitando criar uma CPI para apurar os fatos.
“O rompimento foi uma tragédia, algo precisa ser investigado para ver o que aconteceu com a caixa d’água da Casan em Florianópolis. Aviso não faltou, dias atrás alguém estava rebocando a parede da caixa d’água e um morador ligou dizendo que haveria um problema”, relatou Matheus Cadorin (Novo), acrescentando que existem cerca de 150 caixas d’água iguais em Santa Catarina.
Lunelli (MDB), Sargento Lima (PL), Sérgio Guimarães (União), Ivan Naatz (PL), Neodi Saretta (PT), Jair Miotto (União) e Padre Pedro Baldissera (PT) também destacaram a tragédia.


COMISSÃO TEMPORÁRIA

Florianópolis – A Câmara Municipal instalou na tarde da quarta-feira (6), a Comissão Temporária, criada com o objetivo de acompanhar e avaliar os danos e as indenizações às famílias que foram vítimas do rompimento de um reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), no bairro Monte Cristo, localizado na área continental de Florianópolis.


ESTRAGOS NO RS

Rio Grande do Sul – O estado de Santa Catarina está mostrando sua sensibilidade e solidariedade com o Rio Grande do Sul, o governador Jorginho Mello (PL) após saber que o estado gaúcho sofreu sérias consequências com o mal tempo, enviou apoio ao Rio Grande do Sul com os seguintes meios: 01 helicóptero e 04 Policiais Militares (tripulação), SC permanece guarnecida com 03 helicópteros para atendimento na Capital e demais regiões do estado. É a Polícia e Bombeiros militares catarinenses mostrando mais um vez toda sua potência e força com nossos irmãos.


PRIMEIRO MÊS DA REFORMA TRIBUTÁRIA É MARCADO POR PRESSÕES PARA MUDAR O TEXTO

Brasília – A reforma tributária (PEC 45/2019) completou um mês nas mãos do Senado e a principal tônica nesse período foram as cobranças por mudanças no texto que veio da Câmara dos Deputados. Em diversas audiências e debates, o Senado ouviu reivindicações de setores da economia e de governos estaduais, agora precisa decidir como incorporá-las. As exposições devem seguir por pelo menos mais um mês. A expectativa é que a reforma seja votada pelos senadores em outubro.


TRE-SC FAZ BALANÇO DA ELEIÇÃO EM BRUSQUE

Brusque – A sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) da última terça-feira (5) discutiu os resultados das ações de preparação e realização da eleição em Brusque, que ocorreu no último domingo (3). O pleito foi considerado um marco de inovações no que diz respeito ao papel da Justiça Eleitoral na coordenação dos trabalhos.
Os juízes da Corte já haviam referendado a execução dos experimentos no município e, durante a sessão, receberam um retorno do diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, acerca do êxito obtido durante o fim de semana.
Experiências positivas na organização do pleito, como o aplicativo QRTot que apresentou o resultado da votação em 34 minutos, apontam caminhos possíveis para eleições do ano que vem.


MERCOSUL: BRASIL E ARGENTINA CHEGAM A ACORDO DE U$ 600 MILHÕES EM EXPORTAÇÕES

Internacional – Sérgio Massa, Ministro da Economia da Argentina e candidato à presidência do país, teve um encontro, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Massa realizou uma visita ao Brasil com o propósito de discutir estratégias de financiamento voltadas para o comércio entre as duas nações. Ao término da reunião, foi divulgado um acordo no valor de US$ 600 milhões destinados a apoiar as exportações brasileiras para o país vizinho, através da colaboração com a CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina, em conjunto com o Banco do Brasil e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Conforme ressaltou Haddad, o objetivo central é revitalizar o fluxo de comércio bilateral, especialmente no setor automotivo.
“Argentina e Brasil possuem uma parceria inquebrantável”, afirmou Massa, ao lado do Ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad.


Foto destaque: Reprodução