Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Blumenau – Música, alegria, tradição, energia e muita animação, reunidos em um lugar que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil. Essa é a Oktoberfest Blumenau. Desde a primeira edição, em 1984, quando 102 mil pessoas passaram pelo antigo Pavilhão A da Proeb, atual Parque Vila Germânica, o evento mostrou que veio para ficar e entrar para a história.
A 38ª Oktoberfest em Blumenau, dará o ponta pé inicial na noite desta quarta-feira, 4. A festa de tradição alemã leva aos visitantes músicas, pratos e bebidas típicas da região germânica.
A Oktoberfest se consagra como a maior festa alemã das Américas e segunda maior do mundo. O evento é parte da história de Blumenau e Santa Catarina. Atualmente, a festa conta com a duração de 19 dias, entregando mais de 150 pratos tradicionais germânicos e diversos show.
O evento recebe milhares de visitantes de Santa Catarina e de diversos estados brasileiros e espera um novo recorde na edição de 2023. Em 2022 foram mais de 634 mil visitantes, sendo 62,5% de fora de Blumenau.


PRÊMIO MÉRITO E TALENTO

Rio de Janeiro – Dois professores catarinenses venceram categorias de uma das mais importantes premiações do turismo brasileiro. Tiago Savi Mondo e Vinicius de Luca Filho, do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foram reconhecidos no 9º Prêmio Mérito e Talento da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur).
Na cerimônia realizada na quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro, Tiago se destacou vencendo a categoria Pesquisa em Turismo. O trabalho do pesquisador já foi reconhecido em prêmios da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Em 2023, Tiago é finalista na categoria Pesquisador Inovador do Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer. Em 2022, foi campeão na etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação Professora Odete Fátima Machado da Silveira, na categoria Pesquisador Inovador no Setor Público.


TRÊS DIAS DE TRABALHO NO GRANDE OESTE

Santa Catarina – Após três dias de trabalho no Grande Oeste, o governador Jorginho Mello (PL) finalizou o roteiro de agendas em Maravilha, onde, na manhã de sábado, 30, assinou o convênio com a prefeitura para a construção de um elevado no entroncamento entre a BR-282 e a BR-158. Ao relembrar a perda de um jovem conhecido em um acidente no local, o governador disse que a missão principal da obra é garantir mais segurança. “Queremos salvar vidas”, enfatizou Jorginho.
“O significado maior desse elevado é evitar acidentes. Queremos, além de facilitar a mobilidade, preservar vidas. Infelizmente, há mais de 15 anos um jovem, filho de um grande amigo meu, perdeu a vida nesse local. Foi uma tragédia. Eu lembro disso como se fosse hoje. Por isso essa obra é tão importante. As pessoas precisam passar por aqui com tranquilidade”, reforçou o governador.


EFAPI 2023 SERÁ A MELHOR E MAIOR DE TODAS

Chapecó – A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi 2023 é uma das maiores feiras multissetoriais do Sul do Brasil. Acontecerá de 06 a 15 deste mês, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. Serão 500 expositores e a expectativa é receber cerca de 500 mil pessoas. Na programação terá o Rodeio, Parque Desbravalley e 25 shows nacionais e 40 apresentações musicais de artistas locais.


ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR

Santa Catarina – No domingo (1), a população brasileira foi às urnas em todo o país para eleger os novos representantes do Conselho Tutelar. Em Santa Catarina, a votação aconteceu em urnas eletrônicas e de lona emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
É a terceira vez que os conselhos tutelares do estado definem seus representantes com suporte do TRE-SC. Porém, essa foi a eleição com maior uso de urnas eletrônicas. Ao todo, 82% das 295 cidades catarinenses aderiram ao sistema eletrônico de votação, por meio de 2.243 aparelhos. As urnas de lona com votação em cédula de papel foram a opção de 52 municípios.
A utilização de urnas eletrônicas ou de lona é uma escolha das Comissões Especiais de cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — órgão responsável pela coordenação e organização da eleição como um todo.
A totalização e divulgação dos resultados também é responsabilidade de cada Comissão. Entretanto, a Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo QRTot para auxiliar na apuração dos locais que usaram urna eletrônica. Um minuto após o fim da votação, o município de Passos Maia já conhecia seus novos conselheiros, seguido de Riqueza e Princesa, às 17h02.


PGE E MPSC

Santa Catarina – Na segunda-feira, 2, procuradores do Estado de Santa Catarina reuniram-se com o titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, para tratar de ações judiciais relativas a um caso de grande relevo para a sociedade catarinense em que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e o Ministério Público (MPSC) atuam em sintonia para proteger o interesse público e recuperar valores indevidamente retirados do erário. A reunião ocorreu na sede do órgão central de serviços jurídicos de SC e envolveu os procuradores Lígia Janke e Felipe Varela, além do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.


SC GERA 6,7 MIL EMPREGOS EM AGOSTO

Santa Catarina – Santa Catarina gerou 6.702 novos postos formais de trabalho em agosto, com maior contribuição dos setores de serviços e da indústria. O estado tem se beneficiado das obras de infraestrutura, relacionadas principalmente à construção de rodovias e à distribuição de energia.


MISSÃO AOS EUA: FIESC BUSCA AMPLIAR A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Internacional – A Federação das Indústrias (FIESC) iniciou na segunda-feira, 2, missão aos Estados Unidos, com reuniões na George Washington University, no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Banco Mundial e na Embaixada brasileira no país. O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, que lidera o grupo integrado por membros da Federação, destaca que, nos encontros, discutiu-se a ampliação de parcerias em áreas como educação, inovação e comercial.
No BID, a delegação reuniu-se com o presidente da instituição, Ilan Goldfajn, economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil. Na embaixada brasileira, o grupo encontrou-se com a embaixadora Maria Luíza Ribeiro Viotti e debateu a possibilidade de Santa Catarina aumentar a parceria com os Estados Unidos – que em 2022 foi o principal destino das exportações catarinenses, totalizando o montante de US$ 2,1 bilhões.
“Os Estados Unidos são o principal comprador dos produtos manufaturados catarinenses. Queremos mostrar o potencial do estado para incrementar negócios e investimentos”, diz Aguiar, destacando a importância de conhecer as principais tendências mundiais em educação e inovação, por meio das visitas às universidades e aos centros de pesquisa.
Nesta terça, o grupo segue com agendas em Washington e viaja para Boston, onde visitará o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Osher Lifelong Learning Institute (Olli), além do Babson College e do Olin College of Engineering. A missão se encerra em Nova York com visita à Google e às universidade de Columbia e Cornell para conhecer as iniciativas da Cornell Tech, campus de pós-graduação e centro de pesquisa, da Emerging Markets Institute e o programa executivo MBA Americas.
A agenda do presidente da FIESC inclui ainda a participação na inauguração da Portobello America, no dia 14 de outubro, no estado do Tennessee.


CAFÉ DA MANHÃ REÚNE PODERES

Santa Catarina – O PGJ, Fábio de Souza Trajano, reuniu em um café da manhã nesta terça-feira (03) os chefes de poderes do judiciário, legislativo, TCE e integrantes da administração do MPSC para discutir uma série de temas comuns de importância institucional para os participantes.


ENCONTRO NACIONAL DO PARTIDO NOVO

São Paulo – Filiados de Santa Catarina participaram em grande número do 7º Encontro Nacional do Partido NOVO, em São Paulo, no último final de semana. Além de deputados, vereadores e prefeitos, lideranças dos diretórios municipais também marcaram presença no evento, em preparação para as eleições de 2024.
Entre os catarinenses, estavam o deputado federal Gilson Marques, o deputado estadual Matheus Cadorin, os prefeitos de Joinville, Adriano Silva, e de Ascurra, Arão Josino, o vereador de Blumenau Diego Nasato, além do ex-promotor de Justiça Odair Tramontin, que foi como convidado.


Foto destaque: Divulgação