‘ParaOktober’ demonstra acolhimento e respeito…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial


Blumenau – Transporte gratuito, tradução em Libras e movimentação sem obstáculos com cadeira de rodas. Tudo está sendo possível na 38ª edição da Oktoberfest Blumenau. Essas e outras ações foram pensadas e desenvolvidas para que a festa mais alemã das Américas oferecesse mais conforto e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Exemplo dessa proposta inclusiva é a ‘ParaOktober’, que aconteceu na quarta-feira, 25, no Setor 4 do Parque Vila Germânica. Mais de 100 alunos do Programa de Paradesporto do município prestigiaram o evento, que demonstra acolhimento e respeito aos diferentes públicos da festa.
Giselle Chirolli, secretária da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, diz que esse é um momento de confraternização para as pessoas com deficiência e para os nossos paratletas do paradesporto. “São dezenas de polos, diversas modalidades e é uma oportunidade para curtir a festa que a gente ama e compartilhar experiências. Esse é um momento muito especial, que acontece há oito anos, e em 2023 está ainda mais especial, porque a nossa Oktoberfest está inclusiva e acessível todos os dias.”
A acessibilidade começa no agendamento do transporte para chegar à festa. O taxi vai até a casa da pessoa e auxilia no embarque e acomodação no veículo. Chegando ao Parque Vila Germânica, todas as entradas possuem acessibilidade e, em especial, as entradas 1 e 5 têm área informativa para PcD.
A paratleta Andreia Porfirio foi uma das pessoas que utilizou o serviço de transporte. “Uma edição mais que especial da Oktoberfest pra mim. Estou muito feliz e grata por proporcionarem esse recurso pra gente, que começa já no transporte, porque nós, cadeirantes, sempre dependemos de alguém e esse serviço de leva e traz faz com que a gente consiga curtir muito mais a festa. Eu já participei de outras edições, mas este ano, eu estou podendo curtir com mais conforto e com mais acessibilidade. Pude até ir na roda gigante”, comemorou.
Além do site oficial da festa com mais de 35 recursos para tornar a navegação mais acessível e confortável para pessoas com alguma deficiência, há alterações nos balcões de atendimento dos pontos de alimentação, bebidas, nos caixas da praça de alimentação e nos banheiros.
Os deficientes auditivos e pessoas com transtornos, como TDAH, também podem circular pela festa tranquilamente. Para as pessoas com deficiência auditiva, tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ficam de plantão todas as noites para atendimento presencial ou por meio das câmeras do celular e as informações são disponibilizadas nos telões nos intervalos das atrações. A festa ocorre de 4 a 29 de outubro.

PENÚLTIMO DESFILE DA 38ª OKTOBERFEST CONTOU COM A PRESENÇA DAS CANDIDATAS À REALEZA DA PRÓXIMA EDIÇÃO

Blumenau – A emoção de passar pela famosa Rua 15 de Novembro vislumbrando o futuro de representar a Oktoberfest Blumenau. Assim pode ser definida a entrada das 10 finalistas do concurso à realeza da festa mais alemã das Américas durante o penúltimo desfile da 38ª edição, que ocorreu na quarta-feira, 25. As concorrentes à rainha e princesas sorriram e acenaram para o público presente, esbanjando simpatia. A escolha da nova realeza acontece no domingo, dia 29, a partir das 19h, no Setor 4. A entrada é gratuita.
O último fim de semana da festa ainda reserva muitas atrações para os visitantes, incluindo o desfile final da 38ª Oktoberfest Blumenau, no dia 28, pontualmente, às 16h; os shows de diferentes bandas, incluindo uma argentina, e as regionais; a apresentação de grupos folclóricos e brincadeiras, como o chope em metro.

Foto destaque: Divulgação