Povo catarinense enfrenta a cruel realidade…

por Plinio Ritter – @plinioritteroficial

Santa Catarina – Considerando as chuvas registradas desde o dia 14 de novembro, passa para 67 os municípios atingidos que registraram as ocorrências junto à Defesa Civil do Estado. Subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
Na tarde do domingo, 19, o governador Jorginho Mello (PL) esteve no Alto Vale do Itajaí, acompanhando os estragos e em reuniões para agilizar a assistência do Estado. O governador e equipe estiveram em Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Agrolândia, Agronômica e Taió.
“Nós temos que erguer a cabeça e enfrentar. As famílias já estão limpando tudo para recomeçar a vida e eu como governador já disse aqui que vamos encarar isso. Eu quero fazer o que ninguém conseguiu fazer para mudar essa triste realidade no nosso estado. Dinheiro a gente vai atrás. Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o Governo Federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”, destacou o governador Jorginho Mello.
A Região Oeste continua sendo a mais impactada. As ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Vale ressaltar que existem informações de municípios com ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
De acordo com o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos. Já na noite de sexta-feira, 17, um homem desapareceu em Praia Grande.


PADRE RAIMUNDO GHIZONI SERÁ HOMENAGEADO

Santa Catarina – O Padre Raimundo Ghizoni (1925-2023) será homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense de 2023, em uma cerimônia marcada para esta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), às 19h. A indicação da homenagem foi feita no início do ano pelo Deputado Estadual Estêner Soratto.
“Eu tinha um carinho muito especial pelo Padre Raimundo Ghizoni, pois ele foi quem me batizou. Também reconheço a importância do seu trabalho para toda a sociedade, por isso, não pensei duas vezes em escolher ele para receber esse título”, explicou o Deputado.
Sandra Regina Cascaes da Silva, afilhada de Raimundo, receberá o título em nome do Sacerdote, que faleceu no último dia 6.


CELESC NA LABUTA

Santa Catarina – A Celesc segue empenhada em restabelecer o fornecimento de energia após as interrupções provocadas pelas chuvas em diversas regiões de Santa Catarina desde a última quinta-feira (16).
A chuva intensa seguiu castigando as cidades durante todo este sábado (18) e, diminuindo um pouco no domingo. Em geral, a maior parte das ocorrências está associada à vegetação sobre a rede elétrica, queda de postes e rompimento de cabos.
Até a tarde de domingo o Estado registrava 12 mil Unidades Consumidoras (UCs) sem energia.
Ao todo, 512 eletricistas estão atuando para restabelecer o fornecimento em Santa Catarina.


CONSTRUTORAS E EMPRESAS DE INTERNET/TELEFONIA DEBOCHAM DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis – Em situação grave, moradores do bairro Saco dos Limões, precisamente da rua João Motta Espezim enviaram para a redação do Portal Hora Política vídeos com cenas absurdas da quebra de calçadas e despejo de cargas de construtoras e empresas de internet/telefonia na frente do Centro Social Urbano do bairro. A situação agrava mais ainda, quando o conteúdo comprova o contato dos moradores com as construtoras e empresas de internet/telefonia que debocham das leis e obrigações incluindo o meio ambiente, buracos e despejos de cargas como areia e outros materiais altamente prejudiciais tornaram a rua principal do bairro literalmente um chiqueiro, comprometendo ralos e bocas de lobo, provocando poeira, sujeira e destruindo toda a estrutura dos imóveis, não só danos aos moradores e imóveis próximos, mas principalmente ao meio ambiente.
Segundo os relatos de duas moradoras, que optaram por não se identificar, ligaram para a construtora solicitando reparos e satisfações, perceberam que não há preocupação por parte da construtora que inclusive com ar de deboche deu o entender que a Secretaria de Meio Ambiente da PMF estava alienada, já para empresa de telefonia, os relatos dos moradores que solicitaram sigilo nas identificações, é de que as empresas que quebraram as calçadas não são fiscalizadas e muito menos penalizadas devido aos crimes cometidos, por isso permanecem “deitando e rolando”.
A equipe de jornalistas do Hora Política tentou contato com a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Florianópolis, também tentou contato com o Ministério Publico de Santa Catarina que assiduamente fiscaliza e trabalha incansavelmente para preservar o meio ambiente, mas não obteve sucesso. O Portal Hora Política comprometido com o social e sempre respeitando o meio ambiente seguirá acompanhando nos bastidores as denúncias graves contra as construtoras e empresas de internet/telefonia que estão literalmente enriquecendo financeiramente e ao mesmo tempo acabando com o meio ambiente da cidade de Florianópolis.


MILEI EMPLACA VITÓRIA HISTÓRICA

Internacional – O candidato liberal e atual legislador Javier Milei conquistou a presidência da Argentina (2023-2027) em uma votação histórica, abalando o tradicional peronismo e seu braço interno, o Kirchnerismo.
O presidente eleito, que assumirá em 10 de dezembro, enfrenta desafios significativos, como retirar os 40% da população da pobreza, conforme dados oficiais, e reverter uma economia impactada por uma inflação anual de 148% até outubro. No cenário internacional, destacam-se as relações bilaterais e participação em fóruns multilaterais, com atenção especial para os laços com o Paraguai, podendo ser sua primeira visita ao território paraguaio.
Uma hora antes do anúncio oficial, o candidato oficial Sergio Massa reconheceu a vitória de Milei. Com 94% dos votos contabilizados, Javier Milei liderava por quase 12 pontos percentuais.
“Os resultados não foram os esperados. Entrei em contato com Javier Milei para parabenizá-lo e desejar-lhe sorte, pois ele é o presidente escolhido pela maioria dos argentinos para os próximos quatro anos”, expressou Massa, atual ministro da Economia.
Esta é a segunda vez que um candidato da oposição reverte o resultado do primeiro turno, com um precedente na vitória do então presidente Mauricio Macri sobre Daniel Scioli na segunda rodada de votações, após a vitória de Scioli no primeiro turno.


Foto destaque: Roberto Zacaria / Secom