Padre Raimundo Ghizoni recebe a mais alta honraria…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou na noite da segunda-feira (20) a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023. A solenidade de outorga da mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, na presença de autoridades, homenageados e familiares.
Na edição deste ano, a 14ª da história da honraria instituída por meio da Resolução 8/2008, 43 pessoas físicas e jurídicas foram agraciadas com a comenda, que reconhece os feitos daqueles que desempenham papel relevante na sociedade.
Uma emocionante homenagem foi feita ao já saudoso Padre Raimundo Ghizoni (1925-2023). A afilhada do sacerdote, Sandra Regina Cascaes da Silva, recebeu, das mãos do Deputado Estadual Estêner Sotatto (PL), a Comenda do Legislativo Catarinense, em reconhecimento a uma vida dedicada ao serviço comunitário.
A Comenda foi indicada pelo Deputado no início do ano. A honraria, que estava originalmente destinada a uma homenagem em vida, tornou-se uma forma de reconhecer o legado do Padre após seu falecimento no último dia 6 de novembro, aos 98 anos.
Além da admiração pública, o Deputado Soratto destaca seu vínculo afetivo com o homenageado. “Eu tinha uma relação especial com o Padre Raimundo Ghizoni, pois ele era meu padrinho de batismo. Sua partida entristeceu a todos nós e este título se tornou uma maneira de eternizar seu legado e o impacto positivo que deixou na sociedade tubaronense”, enalteceu.
Representando os familiares do homenageado, Sandra Regina agradeceu por ter tido o Padre como guia em sua vida. “Eu tive o prazer de viver toda a minha trajetória com a orientação dele. Essa homenagem é mais uma que demonstra o quanto o legado dele será eterno”, agradeceu.
Padre Raimundo Ghizoni, nascido em Braço do Norte, foi ordenado em 1949 e teve uma longa trajetória como Sacerdote, servindo em diferentes cidades de Santa Catarina. Sua atuação em Tubarão foi especialmente marcante, onde desempenhou papel fundamental na construção da nova Catedral Diocesana e na fundação da Fundação da Assistência e Cultura à Infância Tubaronense (Aproet), em 1955.
A sessão solene foi comandada pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB). Ele destacou que a solenidade deste ano ocorreu no Dia Nacional da Consciência Negra, “um dia especial em que podemos refletir sobre a necessidade de nos empenharmos na construção de uma sociedade plural e integradora”.
O deputado também destacou a figura de Antonieta de Barros, a passagem recente da deputada Vanessa da Rosa (PT) pelo Parlamento e o Programa Antonieta de Barros (PAB), desenvolvido pela Alesc. “Entendemos que ainda há muito a ser feito pela inclusão”, afirmou Nadal.
Sobre a solenidade, o presidente lembrou que a Comenda é um reconhecimento a quem faz a diferença em Santa Catarina. “Vivemos uma noite memorável. A Comenda é concedida a quem faz a diferença em favor de Santa Catarina e sua gente.”
JORGINHO E RATINHO BUSCAM SOLUÇÕES PARA AS CHEIAS DO RIO IGUAÇU
Paraná – Os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e do Paraná, Carlos Massa Junior (PSD), estabeleceram na segunda-feira, 20, em reunião no Palácio Iguaçu, um grupo de trabalho para estudar as melhores formas de minimizar os efeitos das cheias do Rio Iguaçu, que afetam os dois estados. O grupo vai envolver os técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
“Ficou decidido que esse grupo de trabalho vai em busca da solução pro Rio Iguaçu. Nosso objetivo é achar soluções a curto, médio e longo prazo tanto pros catarinenses quanto para os paranaenses”, disse o governador Jorginho Mello, que marcou a ida ao Paraná após visitar o município catarinense de Porto União atingido pela cheia.
“Esse grupo de trabalho vai reunir os técnicos ambientais para estudar todas as áreas do curso do Rio Iguaçu e verificar quais seriam as melhores alternativas para minimizar os impactos das cheias”, disse Ratinho Junior.
MÁRIO CEZAR DE AGUIAR É GRANDE
Santa Catarina – O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cezar de Aguiar, foi o escolhido para receber a Comenda do Legislativo Catarinense 2023 pelas mãos do deputado estadual, Maurício Peixer (PL), Mário Aguiar tem o compromisso contínuo com o fortalecimento da indústria catarinense e o desenvolvimento de oportunidades para as futuras gerações. A entrega da Comenda é um reconhecimento público do papel fundamental desempenhado por Aguiar no avanço econômico e educacional de Santa Catarina.
RALF É EXEMPLO
Santa Catarina – O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) homenageou o empresário jaraguaense Ralf Benedito Sebold, presidente da Bold, pelo compromisso com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.
“O Ralf tem o espírito do empreendedor catarinense. É uma pessoa de origem simples, que seguiu seu sonho junto com sua família e, hoje, além de gerar emprego e renda, contribui para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e também atua socialmente nas comunidades onde a Bold está inserida. É um exemplo de liderança e gestão com responsabilidade, inovação e eficiência”, destacou Lunelli.
O empresário, natural de Ituporanga, começou a trabalhar cedo. Cursou eletromecânica e fez um ano de Telecomunicações. Em 2001, ainda com 19 anos, fundou ao lado de Nádia Sebold e dos pais Maria e Arlindo Sebold, a Acrílicos Santa Clara, que posteriormente passaria a se chamar Bold, atualmente é referência na fabricação e transformação de chapas acrílicas, de policarbonato, ACM, PETG, PVC, poliestireno e plásticos de engenharia.
ESTÁ NA HORA DO STF TER UMA MINISTRA NEGRA
Brasília – A indicação de uma magistrada ou jurista negra ao Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta pela aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber, foi defendida na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) na segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra.
A pauta foi trazida pelo professor de Filosofia do Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Philippe Oliveira, para quem é “sintomático” o fato do Brasil, nos 132 anos de existência do STF, jamais ter tido uma mulher negra como ministra. Oliveira defende que se o presidente Lula indicar uma magistrada ou jurista negra, o Brasil poderá dar mais um passo no rumo de dirimir o racismo estrutural que sempre marcou a história brasileira.
NOVO CEMITÉRIO MUNICIPAL EM CHAPECÓ
Chapecó – O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou uma moção à Prefeitura de Chapecó para que seja realizado estudo de viabilidade para identificar áreas adequadas para a construção de um novo cemitério municipal em Chapecó. O estudo deve levar em consideração alguns critérios, como a localização estratégica, a acessibilidade e também capacidade de expansão. Chapecó já conta com dois cemitérios públicos – Cemitério Ecumênico Municipal e Cemitério da Linha Tomazelli.
Foto destaque: Divulgação