Anunciada medidas emergenciais à agricultura…
por Plinio Ritter – @plinioritteroficial
Santa Catarina – As equipes técnicas da Secretaria de Estado da Agricultura, da Epagri, Cidasc e Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC) alinharam as ações para operacionalizar as medidas emergenciais de socorro à agricultura catarinense. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (01), “queremos dar respostas rápidas aos agricultores, com menos burocracia, para que os recursos emergenciais anunciados pelo governo do Estado cheguem logo ao campo”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto.
Recupera SC, a 2ª Etapa contempla na área da agricultura: a prorrogação de parcelas do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR), ampliação do Programa Terra Boa, Pronampe Agro Emergencial, Reconstrói SC e Indenização de animais mortos nas enchentes. Os recursos somam R$ 123,4 milhões na área da agricultura. “O processo já iniciou, temos ações em andamento. Os agricultores devem procurar a Epagri do seu município para receber as orientações”.
TÍTULO BOLA NA NUCA 2023
Santa Catarina – Nesta segunda-feira, 04, no plenário da Alesc, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta recebe o Título de Cidadã Catarinense, o autor, foi o deputado estadual da região carbonífera, Julio Garcia (PSD), fidelidade e satisfação estampada, Luciane há anos mostra ser a menor aprendiz de Garcia. Nos bastidores muito se comenta as pretensões de Cerertta para ingressar na política, até mesmo disputando uma cadeira no parlamente catarinense, até aí tudo bem, direito de qualquer cidadão, o que ninguém aprova é Ceretta tentar mostrar para o governador Jorginho Mello (PL) que é uma guerreira fiel, os comentários são os mais diversos, mas o principal vem dos líderes do Partido Liberal em SC, Mello é a voz da experiência, político muito bem estruturado de currículo e alma, é forte no cenário. A audácia do convite para que vosso governador compareça na Alesc presenciar Luciane receber das mãos de Garcia o título ficará na história, como dizia o rei Pelé, uma das maiores “bola na nuca” de todos os tempos. Todos nós vamos morrer, mas com essa, ninguém verá tudo. Socorro.
INDÚSTRIA CATARINENSE NO COP28
Internacional – As oportunidades que o hidrogênio verde e a descarbonização oferecem para a indústria brasileira foram destacadas pela Weg e pela RandonCorp, na Conferência do Clima (COP28), que ocorre em Dubai, até o dia 12 de dezembro.
Em participação recorde na COP28, com a presença de mais de 100 empresários, esta é a primeira vez que a CNI tem um estande próprio na “Área Azul”, gerenciada pela ONU, onde ocorrem as negociações. No espaço, a Confederação vem exibindo o trabalho que o setor faz há décadas para se tornar cada vez mais sustentável.
A estrutura conta com duas plantas industriais: uma para explicar como se produz o hidrogênio verde, no qual o Brasil é uma potência em ascensão; e outra para demonstrar como a semente de macaúba, palmeira nativa e disseminada pelo território brasileiro, pode se tornar um biocombustível.
JULIA 5 ESTRELAS
Brasília – A Deputada catarinense Julia Zanatta (PL) conquistou o título de Deputada 5 Estrelas, segundo o renomado Índice Legisla Brasil. O índice destaca a qualidade do trabalho parlamentar, com base em quatro eixos: Produção Legislativa, Fiscalização, Mobilização e Alinhamento Partidário.
Julia Zanatta foi reconhecida como uma parlamentar íntegra e 100% fiel aos critérios do Legisla Brasil e se junta ao seleto grupo que atingiu a nota máxima no índice. Apesar de ainda estar no seu primeiro mandato, Júlia já marca seu nome ao lado de parlamentes experientes e de repercussão nacional como o de Marcel Van Hatten (Novo). No espectro da esquerda também foram destacadas figuras como, por exemplo, Samia Bonfim (Psol) pela expressão ao representarem suas bandeiras.
DESENROLA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Internacional – O presidente do Sebrae Décio Lima acompanhou a comitiva do presidente Lula na COP 28 e fez reuniões com a equipe do governo Lula (PT), ministro da Economia Fernando Haddad, BNDES, CNI, Apex e com o próprio presidente Lula sobre o apoio do Sebrae para criação de um programa de renegociação de dívidas para CNPJ”s.
CELESC PARCEIRA
Santa Catarina – Clientes ativos e inativos que possuem débitos com a Celesc estão tendo a oportunidade de renegociação de dívidas no programa “Celesc Conta em Dia”, que adentra seu último mês. Durante este período, são disponibilizadas condições especiais para a regularização de débitos, de maneira acessível e facilitada, em condições mais benéficas que no restante do ano. Para aderir, é essencial que o cadastro esteja atualizado junto à Companhia, e o cliente deve dirigir-se a uma das lojas de atendimento da Celesc.
Foto destaque: Divulgação